EclipseBIRT

12 respostas
T

Alguém já ouviu falar sobre o EclipseBIRT?!

Bjinhos

12 Respostas

M

Sim
Estou usando ele aqui.

T

Aonde vc fez o download dele? É bom??

urubatan

é bom sim :smiley:

da uma olhada aqui: http://blog.urubatan.com.br/pages/publicacoes.html
tem os slides e o código de exemplo da minha palestra no FISL deste ano, sobre o BIRT

T

aonde eu consigo ele? É free?

drix

Link Oficial:
http://www.eclipse.org/birt/phoenix/

Alguem sabe fazê-lo funcionar run-time (dentro da aplicação - Swing)?

Urubatan, abaixei os slides e exemplos de sua palestra… Parabéns!!! Que tal um artigo aki no GUJ, sobre este assunto?

Leandro_BSB

O JasperReports é muito melhor!

[]s

Leandro

Mauricio_Linhares

Leandro BSB:
O JasperReports é muito melhor!

[]s

Leandro

É triste, mas eu tenho que concordar, avaliei o BIRT pra um projeto aqui e não me agradei muito com o resultado não. Não é que ele seja ruim, mas alguns detalhes realmente deixam ele meio atrás do Jasper e do Crystal.

:arrow: É difícil de integrar com aplicações Swing, ele foi “concebido” pra rodar em ambientes web

:arrow: A formatação do PDF e do HTML quase sempre ficam muito diferentes (especialmente lidando com tabelas, quanta dor de cabeça…)

:arrow: Os DataSources são internos ao relatório (ou a biblioteca ao qual o relatório faz referência), não é possível passar um DataSource pra um relatório (na verdade é, só que é terrívelmente complicado)

:arrow: Oferece algumas facilidades de uso de JavaScript (o Rhino) pra tentar resolver o problema anterior, mas é meio que “precário”, porque você vai ter que fazer uns “hacks” no próprio webapp que ele usa internamente pra fazer o preview do seu relatório e isso não é simples

É claro que comparar com o Crystal é covardia, mas até mesmo o Jasper (especialmente agora com o JasperServer e toda a infra da JasperSoft) parece estar bem a frente do BIRT. Mas o projeto é novo ainda né, tem muito o que melhorar, é bom que é concorrência no mercado :smiley:

urubatan

Só alguns comentários …

Mais ou menos, tanto que tem o previewer dele que roda dentro do eclipse, e se tu não se importar de usar a API de renderização dele, tu integra com o que tu quiser (o jasper tu também tem que trabalhar com a API de renderização, só que no birt isto parece extranho por que ele ja te fornece um viewer muito bom :smiley: )

Não cheguei a perceber isto, vou olhar melhor, nos relatorios que cheguei a fazer elas ficaram iguais (pelo menos foi o que eu percebi, mas minha percepção para design nunca foi das melhores)

isto é verdade, o scripting data source dele é beem ruinzinho de usar :smiley:

a possibilidade de usar javascript vai alem do datasource, utilizada no resto do relatório é muito boa, mas para usar no datasource é bem ruim mesmo.

Maurício Linhares:

É claro que comparar com o Crystal é covardia, mas até mesmo o Jasper (especialmente agora com o JasperServer e toda a infra da JasperSoft) parece estar bem a frente do BIRT. Mas o projeto é novo ainda né, tem muito o que melhorar, é bom que é concorrência no mercado :D

vou dar mais uma olhada no jasper, mas acho a usabilidade dele, bem inferior, e o iReport perde feio pro BIRT designer :smiley:
mas como eu disse, e acho, é só a minha opinião :smiley:

Mauricio_Linhares

O Jasper tem um viewer Swing nativo, não é necessário fazer nenhuma mágica, com o BIRT pra ter a visualização do relatório em uma aplicação desktop é necessário configurar um servidor web e ainda usar um componente visual de navegador (que em Swing são em sua maioria uma porcaria, então ainda teria que apelar pro Browser do SWT).

Especialmente as tabelas tem comportamentos distintos, em HTML elas “se espalham” pra completar a tela (nada incomum, mas não descobri como evitar que isso aconcesse), já no PDF elas se mantém sempre do mesmo tamanho. Quando ele quebra as páginas em agrupamentos ele não repete os nomes dos grupos na próxima página, o que deixa o relatório esquisito pro usuário.

É interessante pra fazer coisas muito simples ou mudar algumas besteiras no relatório, mas a impossibilidade de alterar coisas do modelo (ou a dificuldade de fazer isso, tem que se reconfigurar classpath, web.xml e por aí vai) deixam o uso do scripting dele meio que pouco útil.

Outro detalhe é que se você faz uma query com stored procedures e a stored procedure termina com um comando que não seja select (mesmo que ela tenha um result set lá) ele simplesmente ignora o ResultSet da procedure e isso também foi um problema grande pra nós aqui, pois todos os relatórios que temos executam a partir de stored procedures e algumas dessas utilizam tabelas temporárias, que são “apagadas” após cada procedure, então o BIRT achava que a procedure não tinha um result set e simplesmente ignorava o relatório.

urubatan:
vou dar mais uma olhada no jasper, mas acho a usabilidade dele, bem inferior, e o iReport perde feio pro BIRT designer :smiley:
mas como eu disse, e acho, é só a minha opinião :D

Pois é, tabém estamos fazendo essa reavaliação, pois estamos procurando uma opção ao Crystal que seja realmente confiável e resolva as nossas necessidades.

Luca

Olá

Sem querer dizer que o BIRT é bom porque nunca o usei, mas hoje saiu mais um artigo sobre ele:

Deploying BIRT

[]s
Luca

rikg12

essa de ser melhor ou pior eh relativa…

eu ate prefiro realmente o jasper reports… mas ele precisa receber os dados de um sessionbean, ou seja…
nao eh assim, auto suficiente.

ja o birt, aceita as queries e tbem as procedures dentro dele em tempo de execucao…

eh mais complexo de mexer e ate um pouco chato, mas pra falar se eh melhor ou pior depende do caso…
eh uma questao de aplicabilidade, qual dos dois se aplica a minha necessidade em determinado momento?

pra essa questao um pode ser melhor q o outro, ou vice-versa… rs
eh isso, abracao!

FelipeGeorge13

Pessoal ,

alguem sabe se o birt aceita subselect’s e unions ???

Criado 21 de junho de 2006
Ultima resposta 4 de nov. de 2010
Respostas 12
Participantes 9