Eclipselink: usá-lo ou não?

5 respostas
michelantunes

Agora que o Toplink virou open source (Eclipselink), quais as possibilidades de superar o Hibernate?

5 Respostas

thiaguinho

Eu acho esse framework deve er muito poderoso, pois ele vai ser referencia para o padrão JPA 2.0.

Eu pesquisei e vi que ele é open-source… ser open-source significa que é free para desenvolvimento? posso usá-lo onde eu quiser?

Grato.

P

pode usar onde vc quiser sim…

acho que o Toplink Workbench é melhor que o EclipseLink, se puder, de uma olhada nele.

[]'s

thiaguinho

O Top-Link 10g foi doado para a fundação Eclipse…lá eles alteraram e fizeram o EclipseLink…

O Top-Link 11g é baseado no EclipseLink…e o JPA 2.0 tb vai se basear no EclipseLink…

Portanto, acho que o EclipceLink, se não for melhor, pelo menos deve ser bem interessante…

P

Thiaguinho, descordo totalmente de vc…eu baixei o eclipselink e aparentemente ele bem parecido ao Toplink Workbench e, aparentemente, sua única diferença é o nome. Não cheguei a mexer muito, vc pode me apontar alguma coisa que ele tenha que o toplink workbench nao tenha?

[]'s

thiaguinho

Eles são bem parecidos mesmo, mas não são iguais. Acho que na parte de JPA são iguais mesmo. Não sei lhe falar ao certo oq eles tem de diferente, mas posso lhe afirmar o seguinte:

O Top-Link que a Oracle doou para comunidade GlassFish foi “transformado” em Top-LinkEssentials( Este tem algumas funcionalidades a menos que o Top-Link Full da Oracle ).

O Top-Link da eclipse foundation é o EclipseLink que é referencia do JPA 2.0 e é referencia no desenvolvimento do Top-Link 11g da Oracle.

O Top-Link da Oracle o “fullzão” é pago e tem algumas funcionalidades a mais que o Top-Link essentials.

O código fonte do Top-Link 10g foi doado para a fundação eclipse. Baseado nele foi criado o EclipseLink.

Mas, o Top-Link 11g foi criado se baseando no EclipseLink, ou seja, agora temos além do EclipseLink que foi feito basando-se no Top-Link 10g, também o Top-Link 11g que foi baseado no EclipseLink.

O site para download é esse http://www.oracle.com/technology/software/products/ias/htdocs/1111topsoft.html . Se vc baixar o EclipseLink também vem dentro do pacote.

Neste link é possível ver que o Top-Link 11g foi baseado no EclipseLink.

http://www.oracle.com/us/corporate/press/017498_EN?rssid=rss_ocom_pr

Resumindo temos o Top-Link Essentials( GlassFish ), EclipseLink( Top-Link da Eclipse Foundation ) e o Top-Link da ORACLE.

Bom é isso. Espero ter ajudado.

Criado 1 de setembro de 2008
Ultima resposta 12 de nov. de 2008
Respostas 5
Participantes 3