Editar os componentes do jpanel

Olá pessoal estou com um probleminha com o jpanel, no vb tenho um frame no qual coloco todos os textfield, combobox etc e quando coloco frame.enabled = false todos os componentes ficam desabilitados, so aparecendo, porem o usuario nao pode alterar…
No java coloquei um jpanel com textfield, combobox, textarea e quando fui colocar jpanel.setenabled(false); nao adiantou de nada todos os componentes ficaram editaveis do mesmo jeito =/ há uma solução para isto? Nao queria ter que sair colocando em cada um os componentes textfield1.enabled(false); textfield2.enabled(false); … isso ficaria muito longo …

uma solução que econtrei ontem (e que hj passou a ser problema) foi usar o panel da AWT em vez de swing, e quando coloquei panel.setenabled(false) funcionou, =) todos os componentes ficaram sem poder serem alterados…mas hoje quando eu estava mexendo achei o pró de se usar este o panel…nenhum dos jcombobox estavam desenrolando(mostrando o conteudo) - claro que testei com o panel.enabled(true); - resolvi o problema do enabled mas fiquei sem os combobox funcionando como estavam antes =/ foi so tira-los do panel que eles desenrolavam

Alguem sabe uma solução para um dos dois casos???..obrigada

tente criar uma classe que seta o “setEnabled()”. faça com que sua classe possa criar um pacote para adicionar todos os componentes que você queira desabilitar/habilitar. Assim vc so manda o comando:

seuPacote.setEnabledAll();

é so uma sugestão. eu tenho mais ou menos uma ideia de como posso criar uma classe assim, mas acho desnecessário.

Deve haver uma classe pronto que possa fazer isso. ( sempre há alguem que ja criou o que a gente pensa em fazer )

A ideia é essa, o resto é com você.

Oi .LG. eu havia pensado em criar tbm essa opção, mas queria algo pronto … como estou desde ontem procurandio e nao encontrei nada criei mesmo o método … valeu a ajuda

Nunca, jamais, em hipótese alguma, misture componentes da AWT com os do Swing.

Seu painel tem uma lista com todos os componentes que já foram adicionados nele.
Tente:

for (Component cp : seuPanel.getComponents()) cp.setEnabled(false);