Editar parte azul no netbeans

Como edita aquele codigo azul que o netbeans gera?
Iniciei recente com a IDE NetBeans, to migrando do Eclipse, então… Como faz?

Qual código azul? esta falando das palavras chave reservadas do Java?

Acho que esta falando de quando cria por exemplo em swing um jframe neh? que ele cria diversas linhas que não é possivel editar, se for isso pelo netbeans creio que n de, entao pego um editor como o gedit e edito, mas nunca precisei :smiley:

isso mesmo jovem kk

Essa parte é gerada automaticamente pelas ações que você realiza no editor visual.
Para poder “editar” esta parte, basta você manipular os objetos na parte visual.

Nas propriedades dos objetos tem uma Aba chamada código/source onde você pode inserir códigos em vários momentos em relação à este objeto.

  • Antes da declaração
  • Depois da Declaração
  • Antes da Instanciação
  • Na Instanciação (Informando parâmetros para o Construtor)
  • Depois da Instanciação

Além das propriedades em sí que aceitam códigos personalizados (como setText, setTitle, setSize, por exemplo), que é a mesma coisa que você estivesse digitando em um editor qualquer, com a diferença que é tudo gerenciado pelo Gerenciador de Layout do NetBeans.

Muitos confundem que esta parte do código é bloqueada, enganam-se, facilmente, através das formas que mencionem acima é possível fazer qualquer coisa no código sem recorrer à um editor externo, correndo o risco de corromper a sincronização que o NetBeans manter entre o arquivo .java e o .form, quando o mesmo trata-se de uma Containner de objetos visuais.

Espero ter ajudado.

Abs.

1 curtida

Ook. Ajudou sim, e muito! Obrigado mesmo.
Bom, entao tenho que saber. Seguinte, criei um JTabbedPane e ele coloquei tres guias e.e sem querer kk como apago a terceira guia? D: eu queria ir no codigo, que eu sei como faz e.e mas ali no componente grafico, form, nao sei nao D:

Você tem que ir nas propriedades desse TabbedPane onde é definido o Modelo.
Provavelmente ele está sugerindo um modelo com 3 Abas, você pode alterar esse modelo, ou então passar a instância de um outro Modelo que você já tenha no PróprioConstrutor, deixando a propriedade de modelo em branco.

É soh ver como vc faria no código, e ir na propriedade relativa na parte visual do componente.
Abs, boa sorte e bons estudos.

1 curtida

Valeu cara. Acho que entendi…
Vou ficar tentando até conseguir kk

Dá uma olhada nos vídeos do resultado dessa busca.
Pode ser que te ajude.

Google:
https://www.google.com.br/search?q=netbeans+tutorial+JTabbedPanel&oq=netbeans+tutorial+JTabbedPanel&aqs=chrome…69i57j0l2.6439j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Abs