Ae pessoal, to numa crise de amor com o netBeans rs…
comecei a usar ele e abandoneu o Jpesadao
só que estou com um probleminha, tão “ligado” aqueles trechos de código que aparecem na parte de edição de código que athe estão com cor diferente e que não posso mudar? então! tem como eu mudar isso, tipo, tem como eu editar algum código que esta lá dento?
seguinte, qdo crio uma classe que extend a JFrame e coloco componentes nela ele gera no constructor um metodo que faz a inicialização dos componentes lá dentro, se eu quiser fazer alguma coisa diferente do que esta lá não consigo mexer no método pois aquele trecho é read only! dae tenho que criar outro método que seja chamado em seguida no construtor e ele fazer o que eu quero. Isso é péssimo rs…
tipo, tem algumas coisinhas que gostaria de configurar na mão e não via propriedades, tão me entendendo? então seria MUITO MAIS simples se eu pudesse alterar o conteúdo de lá.
Eu não faria isso. Se está na área protegida não é pra alterar na mão. Fique ligado pois se você alterar na mão ele pode não mostrar a mudança no editor gráfico.
Inclusive no NetBeans, através do editor de propriedade, é possível definir um pedaço de código como valor dessa propriedade. Esse é um recurso que talvez evite que você mexa na área não editável.
[quote=“danieldestro”]Dica:
crie um método meuInit( ) e chama de lá, pq o NetBans não deixa alterar mesmo.[/quote]
boa, tinha pensado nisso + veja bem.
qdo no netBeans eu clico em novo JFrame ele vai num wizard onde no ultimo passo ele mostra os metodos que serao criados, entre eles o init.
to querendo saber uma coisa. Se eu criar um outro init que o constructor da classe chame (bem ele nao seria o unico pois no wizard ja cria um) e como posso fazer para indicar que todos os novos componentes sejam dierecionados para SEREM tratados nesse meu init?
Bem, posso estar errado + vamos a um fato, o netBeans não me da flexibilidade para mudar o código correto? se eu quiser criar um manipulador unico que implemente a interface listener e add um objeto desse em todos os componentes que eu tiver na interface grafica simplemente nao poderei a nao ser q faça uma gambi como essa q vc flw neh!!! to triste rs… ;-(
REALMENTE NAO TEM NENHUM LUGAR QUE EU POSSA MEXER NO NETBEANS PRA “DESBLOQUEAR” AQUELES PEDAÇOS DE CODIGO?
certo Daniel, entendi perfeitamente a idéia,só que deixa expor uma coisa.
Se eu crio uma classe que extenda o JFrame pelo netBeans para que eu tenha as facilidades de manipulação dos componentes na GUI sem ter que fazer tudo na mão, não da para tirar proveito de ter 2 métodos init!!!
Se eu for novamente na GUI e acrescentar um JTextField no container ele automaticamente será tratano no initcomponent que o netbeans cria! todos os eventos são mapeados para lá, logo nao consigo tirar proveito de nada. ;-( chato neh!!!
Se eu crio no braço uma classe que extenda JFrame e tenha componentes, posso athe abrir no netBeans e compilar e executar contudo nao posso usar as facilidades de mexer na GUI, tipo, alterar do código para interface grafica e vice-versa assim como fazendo tudo via netBeans da para fazer !!!
o Eclipse? ele já ta “saindo de fábrica” com plug-in para swing?
to baixando a versao dele aqui, a 3.0M7, sao 80 megas…
nao queria ter que voltar para p Jpesadao rs…, gosto tanto do netBeans rs…
A não ser que vc estude legal sobre Swing e venha a codificar suas próprias telas. O que acha? hehehehe…
O Eclipse vem sem plugin para desenhar telas, mas existem uma porção deles disponíveis para DL no site do Eclipse. Eu, particularmente, não gosto de nenhum deles.
Agora, se você quer usar uam ferramente de desenvolvimento boa, pode usar o Oracle JDeveloper. Ele é muito completo. Ele é free para uso educacional (aprendizado). Baixe-o em: otn.oracle.com.
Sorria! Tem como alterar sim.
O código gerado pela interface gráfica por exemplo. Você pode mudar os nomes das variáveis criadas, inserir mais código na área privada, etc.
Vá em GUI Editing, Clique em algum componente e vá na aba Code Generation.
Para mais detalhes, procure na ajuda por “Modifying Code Generation”.
Quer mais poder? Abra o arquivo .java em um editor de textos comum e brinque à vontade.
Depois, volte para seu querido Net Beans!
[quote=“vamorim”]Quer mais poder? Abra o arquivo .java em um editor de textos comum e brinque à vontade.
Depois, volte para seu querido Net Beans! :D[/quote]