Editor de palavras chave SQL [RESOLVIDO]

Olá, este é o meu primeiro post na comunidade , porém já participo passivamente a muito tempo.
Então, trabalho em uma empresa que presta serviço de Business Inteligence e estou no desenvolvimento de uma ferramenta ETL.
Em algum TextPane da vida o usuário irá digitar comandos Sql que por sua vez serão gerados em uma tabela.
A ferramenta esta praticamente pronta só faltando algumas otimizações. O meu desejo, com este tópico, seria saber se alguem poderia me indicar uma ferrmenta que “colorisse” os comandos sql digitados pelo usuário. Pesquisei sobre ANTLR, porém não compreendi.

Desde já agradeço!

O ANTLR é um gerador de analisadores léxicos e sintáticos (além de mais algumas coisas). Como ele você vai implementar os bastidores do syntax hightlight, entretanto, como é só syntax hightlight você não precisa necessariamente de um analisador sintático, mas basicamente de um analisador léxico, que por sinal é fácil de implementar. Seguindo o link que o entanglement postou, você vai encontrar o JSyntaxPane que é a melhor opção caso não queira entrar tão a fundo nisso.

[]'s

Muito obrigado pela dica entanglement e também ao complemento do davidbuzatto.
JSyntaxPane era exatamente o que precisava.

Sem querer abusar e muito menos querer de mão beijada(É que seria uma coisa muito útil para nós e temos muitas outras prioridades a se preocupar no trabalho)
gostaria de executar somente o comando sql SELECIONADO no TextPane. Algo similar ao que tem no SQLServer.

Mudarei o Ass. Para resolvido.

Obrigado!!!

http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/javax/swing/text/JTextComponent.html#getSelectedText()

entanglement fala pouco(ou melhor, quase nada rs) mas ajuda MUIIIITO.

Obrigado!!