Editor de Texto com JTextPane - como fazer?

Pessoal,

To quebranod a cabeça pra montar um editorzinho de texto usando o JTextPane. Só que não to sabendo fazer. Tentei colocar um listener no Document pra saber quando foi digitado algo ( gostaria de formatar o valor em tempo real ), só que quando tento colocar o atributo nele, tá dando exception pq nao posso alterar o atributo do caracter.

Alguem já passou por isso, ja fazer algum editor de texto estilo codigo fonte com esse cara ? Quero fazer alguma coisa dinamica.

Ja dei uma olhada no JEditorPane, mas parece ser mais complicado. No JTextPane consegui “formatar” o conteudo, mas somente por fora: dentro do listener do Docuemtn não rola.

Alguem tem alguma ideia para fazer isso ? Não qria nada pronto, pois qru ter o trabalhao mesmo… hehehehehe

flw!

pow, um SCJP não saber isso???

huhaua, zuera…

da uma pesquisada, eu ja perguntei isso aki… me falaram pra eu usar o JEditorPane mesmo, tem até um tutorial que me passaram

[quote=microfilo]pow, um SCJP não saber isso???

huhaua, zuera…

da uma pesquisada, eu ja perguntei isso aki… me falaram pra eu usar o JEditorPane mesmo, tem até um tutorial que me passaram[/quote]

Huahuahauahauhau… tem horas que o java não perdoa ninguem…
Eu já dei um pesquisada, mas não achei nada sobre. E não fui com a cara do Editor. Gostei do Text …rsssss…
Bem, vou procurar algo, se achar posto aqui.

flw!

Não cai Swing na certificação… :mrgreen:

Ainda bem!Se o brlima q eh um monstrinho no swing não sabe tudo,imagine a maioria…huhaua…

brlima,eu fiz um editor uma vez usando o JEditorPane,mas não usava Document pois dava muuuitos problemas,pena q não sei onde eu pûs essa budega! :?
Mas eu lembro q pesquisando lah no site da sun, tem em algum lugar de lah,um tutorial ensinando a criar um(é um link indireto-não é da própria sun-só pesquisando bem vc acha!) ,e ele é beeem completo mesmo!!!
Se eu achar eu posto aqui!!!

Ainda bem!Se o brlima q eh um monstrinho no swing não sabe tudo,imagine a maioria…huhaua…

brlima,eu fiz um editor uma vez usando o JEditorPane,mas não usava Document pois dava muuuitos problemas,pena q não sei onde eu pûs essa budega! :?
Mas eu lembro q pesquisando lah no site da sun, tem em algum lugar de lah,um tutorial ensinando a criar um(é um link indireto-não é da própria sun-só pesquisando bem vc acha!) ,e ele é beeem completo mesmo!!!
Se eu achar eu posto aqui!!![/quote]

Huahauauhuah…
Valeu iron! Andei dando uma vasculhada no site da sun sobre o JTextPane e JEditorPane. Esse link diz a diferença entre os dois e quando usar um ou outro ( muito bom saber…rss :smiley: ).
Mas eu qria mesmo um exemplo que me dissesse: " Ó, vc tem q usar o textpane assim, incluir o listener para formatar o texto digitado ali…"… hauhauahauha :smiley:
Mas blz.

Achei un link bacana pra usar ( enquanto digitava a resposta ):

:arrow: Text Component Features

vlw!

E aí brlima, seguinte, vc não pode alterar o conteúdo do document de dentro do listener… Na verdade o listener é avisado antes do componente dar unlockWrite, isso pq vc iria causar um deadlock ao alterar novamente o document…

No documento Text Component Features diz o seguinte:

Espero ter ajudado…

Fallow

Aí é que tá: não quero mudar o conteudo, quero mudar a estilo de uma parte do conteudo… Tipo, se o cara digitar public , essa palavra vai ficar em negrito.
Ja sei deixar negrito e escutar quando o cara tá digitando: só não rola rolocar os dois juntos…rssss…

Valeu!

Olá

1999 tech tips index JDC Tech Tips: September 7, 1999 Using JTextPane

Fonte: Core Java Technologies Tech Tips

[]s
Luca

Ok, mas uma alteração de estilos também dispara o writeLock e como o componente já se encontra locked dá problema…

Se vc usar um DocumentFilter não terá problemas para fazer o q quer…

Espero ter ajudado…

Fallow

Acho que achei
:arrow: How to Write a Caret Listener

E a partir do listener, eu chamo o método para atualizar as palavras chaves do texto.

vlw!