Olá a todos. Espero que tenham tido uma boa passagem de ano. Cá estamos nós novamente a programar e programar. Bem, Ano Novo, projetos novos. E estou (como muitos) a precisar de uma ajuda.
O resumo é o seguinte: preciso de uma classe que me permita criar um editor de textos.
A pesquisa me levou às opções mais viáveis (perdoem os erros, caso hajam):
JTextComponent: é a classe pai do JEditorPane e do JTextPane, e tem boa parte dos métodos que me interessam;
JEditorPane: possui mais métodos que o JTextComponent, além de suporte nativo a rtf, html e texto puro;
JTextPane: é o mais “completo” dos três, suportando uma formatação melhor e adição de outros componentes ao texto;
Gostaria de saber se, com alguma destas classes, seria possível implementar um editor de textos (a là WordPad - mas com algumas propriedades “extras”). Estou pesando a favor do JTextPane (pelo suporte à componentes, por exemplo), mas estou aberto à outras opções. Se alguém souber, poderia me dizer se há a possibilidade de “desenhar” dentro destes componentes, tal como se faz com Graphics ou Graphics2D? Ou teria de inserir um componente e desenhar nele? Aceito sugestões de outras bibliotecas (AWT, SWT), embora saiba pouco sobre elas.
Embora seja um novato no fórum (e pouco tenha ajudado outros, lamento por isso), tenho já algum conhecimento em java. Não vou ficar completamente perdido, dependendo do que me sugerirem.
Grato desde já pela ajuda.
Abraços.