Editora Novatec

17 respostas
alucardeck

bom, todo mundo deve conhecer os mini-livros de programação da Novatec…
http://novatec.com.br/lista.php?id=7

aqui no trabalho o pessoal possui alguns…
mas gostaria de saber a opnião de vcs…

vcs consideram os livrinhos deles uteis ?

• Java 6 - Guia de Consulta Rápida
  • HTML
  • XML
    entre outros…

queria saber de alguem que foi autor, para ter uma ideia da quantidade de livros que foram vendidas…
estou vendo com um pessoal a possibilidade de escrever livros sobre alguns assuntos especificos que ainda não foram publicados…

17 Respostas

B

Cara, tenho o de PHP 5 com MySql. Apesar de não ter nada de PHP5 como o título revela, o livrinho é bom sim cara, quebrava um galhão. Bem objetivo!!! Outros eu não conheço. É bem útil para uma consulta rápida, conforme se propõe.

Rafael_Afonso

Olá

Eu tenho os de HTML 4, CSS, JavaScript e XHTML. Uso principalmente os três primeiros e me ajudam bastante. Entretanto tenho uma ressalva a fazer quanto ao de JavaScript é que há uma diferença entre o que indica o índice remissivo a real posição dos itens indicados.
PS: Acabo de ver que há uma terceira edição. Será que corrigiram o índice?

grato,

T

O Alucardeck (ou será Eck Drácula? ) quer saber se alguém PUBLICOU algum livro pela Novatec.

marcelomartins

Aprendi PHP com o livrinho da novatec, a uns 10 anos atrás :slight_smile:

E a algum tempo fiz uns contatos com a editora para publicar algum livro mas não vi muita vantagem. O retorno era muito pequeno e eles tinham bastante restrições.

Vale a pena se o assunto for interessar muita gente, como o de PHP. Alias, acho que o cara que escreveu o de PHP tem vários outros no mesmo estilo.

D

Esses livrinhos são bacanas eu gostei do de Oracle Forms e de Pl-SQL.

Só por curiosidade esse pequeno é quanto?

alucardeck

Kce Dracula :lol:

entrei em contato com eles… e vi os termos…
o seu lucro é de 10% do preço de capa…
ou seja, livro por 20 reais na loja, é 2 reais no seu bolso…
se eles venderam numa liquidação de 10 reais por livro… seu lucro é de 1 real…

em caso de outras linguas, por exemplo se voce fizer uma versão em Ingles do livro, o seu lucro é de 50% do valor de venda… (bem mais doq os míseros 10% em PT)

tem algumas outras frescuras, tipo acordo de 5 anos, ou 10 mil publicações vendidas…
a quebra de contrato antes disso é proibida por lei… (tudo bem que não vejo motivo em quebrar o contrato)…

todo o conteudo e revisão é por conta do Autor…
ou seja, vc tem todo o trabalho de escrever e ganha 10% do lucro apenas, enquanto eles ficam com tudo praticamente…

por isso eu gostaria de saber se alguem aqui jah publicou algo lah, ou conhece alguem que tenha publicado… tenho curiosidade de saber o retorno financeiro…
e não tenho ideia de quantas unidades são vendidas em todo Brasil…

eu acho que um de Java tenha vendido aprox. 10 mil copias (somando todas versões) ?
se for isso, deu 20 mil reais para o autor…

T

Se for 10% está bom - você não se chama J. K. Rowling, não? De qualquer maneira, escrever livros técnicos nunca foi fonte de renda para ninguém; serve, por exemplo, para ajudar a vender seus serviços de consultoria.

B

Se alguém quisesse seria interessante alguns desses livretos para certificações. É claro que como se fosse um resumo, complemento. Ninguém deixaria de investir em um livro de “verdade” e estudar apenas por este livreto. Bastante prático para ler no busão, numa fila, no banheiro… :lol:

D

:lol: :lol: :lol: Livreto multi-uso

alucardeck

sim… apesar q poderia ser uns 20%…
talvez publicando uma maior quantidade de livros e tendo um retorno maior, eles façam algum contrato aumentando essa %…

a curiosidade mesmo, é saber quantos livros são vendidos em média, eu sei que depende muito do tema e etc…
mas queria ter uma ideia geral… não sei se são 1 mil, 10 mil, 50 mil ???

creio que a Novatec não forneceria esses dados, então o jeito é procurar algum Autor, mesmo assim acho dificil que ele vá falar…

esses livretos tem menos de 200 folhas, não acho dificil bolar conteudo para isso, ainda mais em programação onde voce terá muitos exemplos no livro oq enche ainda mais as paginas…

arranjo facilmente uns 3 ou 4 temas muito interessantes que ainda não foram publicados… (não divulgarei para evitar o plagio :slight_smile: )
e imagino que tem bastante gente que gostaria de um guia de consulta rapido de alguma framework bem utilizada…
o problema é que, quanto mais especifico o assunto, menor será o publico…
e é exatamente esse medo de escrever tanto e vender pouco, pq não tenho noção do publico que gosta de livros da Novatec…

T

Dica: faça uma visita a uma livraria grande que tenha um display daqueles livros da Novatec, como a Cultura ou a Tempo Real (aqui em São Paulo) e pergunte isso para um vendedor. Ele talvez até lhe diga algo como “o livro de PHP 4.0 vendia umas 10 cópias por mês mas agora tenho de liquidá-lo” ou coisa parecida. Daí talvez você possa extrapolar um pouco.

alucardeck

é uma boa ideia, farei isso assim q possivel…

tenho uma pequena duvida…
quando alguem escreve um livro sobre um assunto especifico, existe algum direito autoral?
ou posso escrever livremente sobre o assunto que eu bem intender e vender o conteudo sem precisar pagar nada?

D

Eu acho que vc poderia fazer o seguinte para vender mais, escolher um framework baseado no que o mercado precisa, olhe as vagas que estão sendo oferecidas e veja oq tem maior demanda.

Quando vc tiver com o livro em mãos procure divulgar para as faculdades, seria interessante se vc entrasse em contato com os centro academicos para divulgação, a maioria dos alunos tem dificuldades com frameworks se vc for convicente poderia vender bastante.

Vc poderia dar um jeito de contatar o pessoal das consultorias e tentar fazer alguma parceria para venda do livro para os consultores.

B

Ser for escrever a respeito de um framework é bom ser rápido. Tbém será um produto que venderá por um período de tempo “provavelmente” curto.

D

É verdade.

Agora se fosse pra escolher um framework eu acharia uma boa escolher algo maduro como o struts 1.x, parece burrice mas a grande maioria das vagas ainda pede e pede muito mesmo e como falta gente.

marcelomartins

O problema é que, um livrinho daqueles sobre Java eu não vejo muito sentido. Ao contrario de um livrio daqueles para PHP, Javascript, Python que eu já acharia interessante.

Traduzir o Javadoc não é uma coisa que eu acho que vá atrair muitos compradores.

o de PHP deve ter vendido muito. Já vi em muitas empresas e várias pessoas tem ele.

Agora lembrei que comprei o de XHTML também. Nunca abri. hehe

D

alucardeck:
Kce Dracula :lol:

entrei em contato com eles… e vi os termos…
o seu lucro é de 10% do preço de capa…
ou seja, livro por 20 reais na loja, é 2 reais no seu bolso…
se eles venderam numa liquidação de 10 reais por livro… seu lucro é de 1 real…

em caso de outras linguas, por exemplo se voce fizer uma versão em Ingles do livro, o seu lucro é de 50% do valor de venda… (bem mais doq os míseros 10% em PT)

tem algumas outras frescuras, tipo acordo de 5 anos, ou 10 mil publicações vendidas…
a quebra de contrato antes disso é proibida por lei… (tudo bem que não vejo motivo em quebrar o contrato)…

todo o conteudo e revisão é por conta do Autor…
ou seja, vc tem todo o trabalho de escrever e ganha 10% do lucro apenas, enquanto eles ficam com tudo praticamente…

por isso eu gostaria de saber se alguem aqui jah publicou algo lah, ou conhece alguem que tenha publicado… tenho curiosidade de saber o retorno financeiro…
e não tenho ideia de quantas unidades são vendidas em todo Brasil…

eu acho que um de Java tenha vendido aprox. 10 mil copias (somando todas versões) ?
se for isso, deu 20 mil reais para o autor…

Nossa, nunca prestei atenção nisso, que miséria, afe. Vi em outras editoras e é o mesmo, o que chamam de prática de mercado. Até na Apress acabei de ver que é assim, só muda depois de tantos “mil” livros vendidos. Porém, acho que em inglês isso é fácil.
Então os autores brasileiros que não vendem consultoria, apenas escrevem, são heróis. Se for pra viver disso, num mercado que tem pouca gente interessada em livros nacionais, como o de informática, meu Deus, passa fome.
Agora dou mais ponto para autores que são bons e brasileiros, porque realmente, que coisa triste.

Criado 5 de setembro de 2008
Ultima resposta 5 de set. de 2008
Respostas 17
Participantes 7