Editores e facilitadores para Swing

15 respostas
R

Fala ae galera!!

Como todos aqui sabem, programar a interface gráfica tem sua dificuldade no que diz respeito a demora q é desenvolver a parte do Swing.

Gostaria de saber de vcs se vcs usam algum programa, framework ou alguma coisa em especial q auxilia esse desenvolvimento, tirando o do Netbens, q acaba deixando o código um pouco “engessado”…vcs sabem de mais alguma coisa a respeito?

Valeu galera!

15 Respostas

RenataFA

Então colega, eu tb tô na base do NetBeans (Matisse). Tb. gostaria de saber se existe algo melhor, mas até agora não encontrei nada.

Bem, vamos aguardar a resposta ao seu tópico! :roll:

von.juliano

Olha aí:
http://swingbean.sourceforge.net/

leandrogremista

Olá, colega!

Utilizo o próprio NetBeans, pois, apesar de deixar o código “amarrado”, é o mais prático e rápido que encontrei até o momento. Já era hora de podermos contar com algo mais produtivo, com certeza!!

R

Então galera…realmente eu não fui mto com a cara do Matisse…eu não gosto da idéia de ficar mto amarrado…mas enfim, é uma opção.

O q o colega acima ai falou é legal tb (o SwingBean), mas tb tem seus prós e contras, diminui a complexidade sim, mas fica com um mte de arquivos xml…

Mas é isso ai…vamos vendo as opções…

gp7junior

Pois é estou com a mesma dificuldade.
Mas aqui só dá pra se usar o eclipse, alguem sabe como manusear isso no eclipse, ou se precisa de algum plugin ou coisa do tipo.

thanks.

A

pois é galera…
Gosto muito Do VE do eclipse… axo q ele organiza o código bem legal…

:slight_smile:

mister_m

Você pode usar qualquer editor de telas - eu, particularmente, prefiro o Matisse - junto com uma solução de binding como o genesis, que simplifica dar “vida” à sua interface gráfica.

gp7junior

albiere:
pois é galera…
Gosto muito Do VE do eclipse… axo q ele organiza o código bem legal…

:)

o que é esse VE? eh algum plugin? tem como mandar o link para download.?

B

alguem tem um exemplo do swingbeans?

ViniGodoy

Aqui usamos o swingx para autocompletion.
O Visual Editor do Eclipse (mas estamos pensando em mudar para o Netbeans).

E umas classezinhas para tabelas que nós mesmo criamos.

P

Eu trabalho com web, mas sempre que faço alguma coisa com Swing faço utilizando o Eclipse e na unha, ja que realmente não gosto de como o Netbeans gera código de interface gráfica.

Nada contra quem usa, só não gosto.

davidbuzatto

Sinceramente, não querendo ofender, mas eu acho que falar que o NetBeans deixa o código amarrado ou engessado é porque quem diz não sabe usar. Tudo bem, se é algum projeto pré-fabricado como um “Java Desktop Application” do NetBeans 6.0 eu concordo, mas para um projeto normal, onde vc monta sua interface nos JFrames, JPanels, etc da vida eu não acho que o código fique tão amarrado assim.

Você pode customizar TUDO, mesmo que não seja pronto visualmente (usando as propriedades) vc pode usar as políticas de geração de código para um componente em particular. Seleciona um componente e nas propriedades vai nem CODE (acima, do lado dos eventos). Lá você tem: Code generation, pre-creation code, post-creation code, pre-init code, post-init code, serialize to e custom creation code. Neles você pode adicionar código não gerado pela IDE e que se mantém da forma que você inseriu.

Outra coisa, acho que nunca vai existir um gerador de interface gráfica que seja tão enxuto, limpo e que gere código performático o bastante para agradar a todos, e falar que o código é um lixo eu acho complicado pois não é algo tão trivial de se fazer :smiley:

Hehehe não estou falando que o NetBeans é a melhor IDE que existe ou que gera o melhor código, só estou falando que dá sim para trabalhar nele sem problemas. Existe o JFormDesigner, vc já deu uma olhada? Tem standalone e como plugin para o Eclipse. Já usei ele standalone quando eu tinha uma máquina fraquinha e ele me atendeu no que eu precisava. O melhor é que ele tem suporte para o forms do JGoodies.

Até mais!

P

Cara, até concordo que pode ser que o Netbeans permita fazer coisas boas. O que eu disse é que eu particularmente não gosto, ja que me adaptei muito bem ao eclipse e a geração de código do netbeans não me agrada, como por exemplo o auto complete.

Quanto ao código de interface gráfica eu não gosto de ficar naquela tabelinha alterando propriedades.

Mas nada contra quem gosta e em nenhum momento disse q o q o Netbeans faz faz de forma ruim, só disse que não me adaptei, não gosto, mas é opção pessoal.

jMacaxera

Para criação de layout utilizo o framework JGoodies Forms. A princípio parace um pouco complicado, no entanto, traz muito beneficios para criação de layout em comparação com o GridBagLayout pois deixa o código mais “limpo” e com melhor manutenção.

goofed

Com ctz o GUIBuilder do NetBeans tb é mto show. Mto bom mesmo. Alem de mtas outras coisas como programar pra portateis… E o codigo vai ficar tao amarrado quanto fica no Delphi, PowerBuilder, VisualBasic, WinForms no .NET… etc…
Mas com um Sempron 3000+ 512MB nao da pra aguentar a lentidao do netbeans. Fora que ja tentei usar o netbeans so pra codigo e eh bem menos produtivo que o eclipse. O acesso a javadoc, e codecompletion no Eclipse dá de pau no netbeans…
Mas tenho que tirar o chapeu pro editor uml que vem no netbeans… realmente mto bom.

Me aventurei a criar um aplicativo pra monitorar computadores de rede em Java usando só eclipse.
No comeco estava usando os layouts do Java, e dps conheci, sem querer, o RiverLayout.

Ainda nao identifiquei o seu limite e para que tipo de layout ele foi feito (se eh para formulario ou outra coisa). É mto confortavel programar usando esse layout, vc programa ja sabendo exatamente onde os componentes ficarao… em fim. Se quizer deixar os componentes em colunas tambem dá… Em fim… Mto bom mesmo.

Aqui vai o link: http://www.datadosen.se/riverlayout/
Vou colocar a propaganda aqui:
O codigo a seguir produz a tela logo abaixo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import se.datadosen.component.RiverLayout;
...

JFrame f = new JFrame("Our window");
Container c = f.getContentPane();
c.setLayout(new RiverLayout());

c.add("center", new JLabel("Registration form"));
c.add("p left", new JLabel("Name"));