Efeito em abrir um JFrame

7 respostas
rochribre

Alguem sabe se existe a possibilidade de colocar efeitos na abertura de um JFrame.
Ex: Ao clicar em um botão para abrir esse JFrame, ele abre com transparencia 0 até chegar em 100% de sua transparencia.

7 Respostas

ViniGodoy

Automaticamente, não. Mas você pode programar esse efeito.

Eu não recomendo. Dá bastante trabalho e vai gerar uma manutenção geralmente desnecessária.

S

EU ja fiz todo o tipo de brincadeira deste tipo em Visual Basic.
mas o mesmo se aplica a java.
vou te dar a dica

faz o seguinte
1- abre o jframe no canto com as coordenadas (0,0)
2-defini um timer
3-dentro do timer vai incrementando as coordenadas (x,y) do jframe até chegar ao centro do ecran e parar.
e pronto ja teras um efeito pequeno de movimentação, embora que o que queres é piscar.

ou melhor
faz o seguinte, de inicio o form com uma altura (y) de 0 e uma largura (x) normal, e aplica este movimento descrito acima
depois de chegar ao centro para o movimento, e começa a aumentar o valor de Y( altura) até a altura desejada. e acho que teras um efeito bem bonito. :slight_smile:

rochribre

Ok, obrigado.

S

o importante é ser criativo.
se quiseres simular um acender e apagar, alterna duas cores no timer e etc

C

A partir da versão 1.6.0_10 do Java é possível adicionar mais efeitos nas janelas. Vejam este tutorial da Sun:

How to Create Translucent and Shaped Windows
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/misc/trans_shaped_windows.html

As of the Java Platform, Standard Edition 6 (Java SE 6) Update 10 release, you can add translucent and shaped windows to your Swing applications.

rochribre

ceklock legal, fiz os teste e deu certo, não sabia ainda disso.

Porem sabe como faço para aplicar o WindowTranslucency somente no formulario e não nos componentes que estão nele ?

C

rochribre:
ceklock legal, fiz os teste e deu certo, não sabia ainda disso.

Porem sabe como faço para aplicar o WindowTranslucency somente no formulario e não nos componentes que estão nele ?

Acho que esse efeito pode ser aplicado apenas a alguns componentes.

Mas tem outra forma de fazer, veja esse link: http://onjava.com/pub/a/onjava/excerpt/swinghks_hack41/index.html

Criado 1 de abril de 2010
Ultima resposta 6 de abr. de 2010
Respostas 7
Participantes 4