Efeitos simulltâneos

Bom dia, estou iniciando no javafx, e como sou novo na linguagem existem algumas coisas que eu nao conheço muito bem.
atualmente estou desenvolvendo uma aplicação, so que ela possui muitos efeitos, e quando coincidem, dao uma travada um no outro, como se fosse um lag.
existe algo que eu possa fazer para que quando eles coincidam, nao aconteça isso, ou pelo menos diminua essa ocorrencia?

Você diz os efeitos que herdam de Effect? (DropShadow, Reflect, ColorAdjust etc)?

Esses efeitos são de altíssimo nível, utilizar muitos deles em uma aplicação pode comprometer a performance, mas é possível contornar o programa com algumas dicas de programação para JavaFX:

  • tentar usar def onde necessário;
  • evitar muitos binds;
  • verificar criação excessiva de nós.
    entre outras dicas…

Nao sao efeitos tao complexos
utilizo uma timeline e defino o valor de de um variavel em x segundos e o valor dela em y segundos
essa variavel esta em bind com alguns elementos e quando ela é alterada nessa timeline muda a location de alguns elementos
opacidade de outros.
Ja tentei reduzir logica, elementos desnecessarios mas continua acontecendo isso alem de ter uma timeline para cada elemento,
é um sistema automatico, que nao precisa ter a interação com o usuario porem é necessaria essa quantidade toda de efeitos,
o que acarreta em muitos binds.
O efeito sendo utilizado sozinho funciona perfeitamente, o problema é quando conincidem 2 ou mais ao mesmo tempo

Alem disso que vc falou, teriam outras melhores praticas de programação no fx?