Pessoal, vcs que começaram como estagiário em desenvolvimento de software, em quantos meses vcs foram efetivados para Programador Jr?
Pergunta bem difícil, eu já fui estagiário, mas não me lembro como foi …
Se me permite opinar, acho que o rótulo de programador jr, etc… é o que menos importa, preocupe-se em aprender cada dia mais, o tempo é irrelevante.
Acho importante também o R$, vai que te oferecem uma oportunidade como PJ ou é efetivado direto como programador pleno?
Se você já se sente capaz para ser efetivado e isso não estiver para acontecer de fato, não espere, procure vaga de Jr. ou Pleno em outro lugar melhor, daí vão acabar te efetivando logo com contra proposta ou você vai para o outro.
Esqueça os rótulos e foque no conhecimento, eu não sei te dizer que programador/analista eu sou (junior, sênior, pleno) mas eu tripliquei meu salário em menos de 6 mêses apenas estudando muito, boas oportunidades são consequência do esforço, uma dia ela vai bater a sua porta, esteja preparado.
Mas se mesmo assim você que classificar, o que o pessoal costuma contar é o tempo de experiência e o seu nível de conhecimento, se fosse para me classificar eu me classificaria como analista/programador júnior, apesar de resolver os problemas acredito que as vezes existem formas melhores de resolver tal situação que eu desconheço pelo menos no momento em que se tem que cumprir o prazo rsrs, mas acredito que esse conhecimento venha com a experiência e o tempo de trabalho/estudo.
Peguei de um site qualquer:
[quote]“Júnior: de 6 meses á 2 anos.
Pleno: de 2 á 4 anos.
Sênior: de 4 á 6 anos.
Master: de 6 á 8 anos.”
[/quote]
galera qual o nivel de conhecimento que um estagiario deve ter?
eu fiz curso na globalcode conheço um pouco da api, collections um pouco de hibernate, maven, um pouco de mysql, oo, herança, polimorfismo etc e to estudando pra certificação.
mas nada muito profundo, provavelmente preciso usar google pra procurar as maioria das coisas
oque devo esperar que as empresas exijam de mim ?
Obrigado pelas colocações.
[quote=Kazdum]galera qual o nivel de conhecimento que um estagiario deve ter?
eu fiz curso na globalcode conheço um pouco da api, collections um pouco de hibernate, maven, um pouco de mysql, oo, herança, polimorfismo etc e to estudando pra certificação.
mas nada muito profundo, provavelmente preciso usar google pra procurar as maioria das coisas
oque devo esperar que as empresas exijam de mim ?[/quote]
Vai no CIEE, Mudes ou similares e veja o que cada vaga deseja do estudante. Varia muito, depende da sua escolha, então se prepare para o que tiverem pedindo mais e ao mesmo tempo de melhor “bolsa-auxílio”.
Esses rótulos não são lá grandes coisas. Eu trabalhei numa empresa em que o cara demorava entre 1 ano e 1 ano e meio pra virar desenvolvedor júnior, enquanto alguns conhecidos meus se tornaram programadores júnior sabendo muito menos que eu e sendo essa sua primeira experiência profissional em TI. Depende da seriedade da empresa, e do quão organizada ela é, na minha opinião.
[quote=javaflex][quote=Kazdum]galera qual o nivel de conhecimento que um estagiario deve ter?
Vai no CIEE, Mudes ou similares e veja o que cada vaga deseja do estudante. Varia muito, depende da sua escolha, então se prepare para o que tiverem pedindo mais e ao mesmo tempo de melhor “bolsa-auxílio”.[/quote]
o problema é que esse site do CIEE é terrível e no Mudes tem 0 vagas em qualquer coisa da área 
[quote=Kazdum][quote=javaflex][quote=Kazdum]galera qual o nivel de conhecimento que um estagiario deve ter?
Vai no CIEE, Mudes ou similares e veja o que cada vaga deseja do estudante. Varia muito, depende da sua escolha, então se prepare para o que tiverem pedindo mais e ao mesmo tempo de melhor “bolsa-auxílio”.[/quote]
o problema é que esse site do CIEE é terrível e no Mudes tem 0 vagas em qualquer coisa da área 
[/quote]
Na minha opinião os melhores são o Infojobs e a Catho. O problema da Catho é ter que pagar, mas o plano de estagiário está por volta de R$ 30,00. Eu já fui chamado por algumas empresas disponibilizando meu currículo nestes sites.
Também tem o VAGAS.COM. Ele é bom pra quem quer participar de processos seletivos em multinacionais. O lado ruim é que a maioria das vagas ficam centradas em São Paulo - SP.
[quote=Kazdum][quote=javaflex][quote=Kazdum]galera qual o nivel de conhecimento que um estagiario deve ter?
[/quote]
Esqueci que estao no tempo da internet. Antigamente ia la fisicamente e sempre tinha vagas. Mas de qualquer maneira olhe o que estao pedindo em vagas de estagio em qualquer sitr de vagas de estagio, assim vai ter a resposta na pratica para sua pergunta sobre o nivel deconhecimento, basicamente é conhecer na pratica o que se pede mais, o resto voce se desenvolve dentro da empresa ou aperfeicoando por fora. Na maioria das vezes basta saber fazer um CRUD com mestre e detalhes usando a tecnologia pedida e consultas SQL.
Acho que a questão de rótulos não diz muita coisa.
Sou estagiário desde agosto de 2012, e por enqunato não vejo perspectiva de ser efetivado. Aproveito a oportunidade pra estudar bastante, e estou madando currículo para várias empresas da região. Até fiz algumas entrevista já.
O negócio é ser esforçado e sempre ficar ligado no mercado, distribuir currículos pra vários lugares, ir conhecer as empresas…

[quote=Ruttmann]Acho que a questão de rótulos não diz muita coisa.
Sou estagiário desde agosto de 2012, e por enqunato não vejo perspectiva de ser efetivado. Aproveito a oportunidade pra estudar bastante, e estou madando currículo para várias empresas da região. Até fiz algumas entrevista já.
O negócio é ser esforçado e sempre ficar ligado no mercado, distribuir currículos pra vários lugares, ir conhecer as empresas…
;)[/quote]
oque vc faz no seu estagio?
vc programa alguam coisa? tem ajuda do pessoal mais experiente?
eles te dão prazos pra fazer as coisas?
[quote=Kazdum][quote=Ruttmann]Acho que a questão de rótulos não diz muita coisa.
;)[/quote]
oque vc faz no seu estagio?
vc programa alguam coisa? tem ajuda do pessoal mais experiente?
eles te dão prazos pra fazer as coisas?[/quote]
Olha, eu comecei com Java, mas a demanda em Java é pequena aqui.
Fiz um treinamento no início desse ano em PeopleSoft, um ERP da Oracle e agora programo pra PeopleSoft.
Estou desenvolvendo(não dando manutenção), e digamos que a responsabilidade em cima dos estagiários está alta. Temos prazos pra fazer as coisas sim, tanto que estamos num projeto super atrasado… 
Não gosto muito de PeopleSoft, prefiro mil vezes Java. Mas como tenho pouca experiência em TI, aceitei mesmo assim, e continuo estudando em casa e na faculdade Java…