Efetuando Login e passando parametros

Bom dia, tenho uma duvida e gostaria de uma opnião pra saber se estou fazendo certo !

No meu sistema tenho uma SPLASH que aparece enquanto o sistema é carregado, neste splash eu chamo a uma class JFrame Principal com os menus e dados do usuario e tambem chamo uma outra class JDialog que fala o login, fiz assim para a tela de login entrar sobre a tela principal, eu tentei chamar o Login dentro do principal, mas ai o JFrame so fica visivel depois que fecho o login, gostaria de saber se tem outra forma.

Outra pergunta, como os dados do usuario sao usados para o sistema inteiro eu estou usando uma Class ENUM, esta correto ? é usual ?

E por ultimo, depois que faço o login como o JDialog não foi chamado pelo JFrame principal eu criei um metodo getUsuario (JLabel) no principal para mostrar o nome do usuario, e passo ele como parametro para o JDialog, mas vou passar mais informaçoes do usuario e nao gostaria de passar varios parametros, pensei em passar o JFrame inteiro como parametro, isso é usual, elegante, ortodoxo ??? rsrsrs

Já agradeço a ajuda