Depois de tanto ler que inglês é imprescindivel para quem trabalha na área de programação, resolvi tomar vergonha na cara e me esforçar pra aprender. Depois de um tempo de estudo parti para a principal razão que me vez estudar inglês, ler o “Effective Java”, e posso testificar, valeu a pena cada segundo dedicado ao aprendizado do inglês.
Effective Java é um livro fantástico, realmente todo programador Java precisa le-lo e rele-lo. Um clássico…
Pra quem sabe inglês e ainda não leu…não perca mais tempo, pra quem não sabe inglês…aprenda…infelizmente os melhores materiais estão em inglês…não saber inglês é uma restrição enorme.
Effective Java é clássico. Tenho este livro há uns 4 anos e não penso em me desfazer dele. Talvez devesse ser a primeira leitura de quem vai começar com Java.
Inglês. Minha equipe está desesperada (recomendações? Email-me!) atrás de pessoas com inglês fluente para trabalhar em off-shore para uma empresa do ramo financeiro e não conseguimos achar pessoas que cumpram este requisito mínimo. Assim fica difícil competirmos com a India mesmo
Esse livro está no lado nerd da minha cabeceira, ao lado de Padrões de Projeta (do GoF) e de Refatoração (do Fowler).
E também concordo em relação ao inglês. Não só livros, como páginas de internet muito completas estão em inglês. Além do fato do inglês te ajudar a se comunicar em qualquer lugar do mundo e te viabilizar trabalhos internacionais.
Eu tenho dificuldade em recomendar livros para os meus alunos… Eles me pedem sugestões, mas todos os meus são em inglês e a maioria não sabe ler em inglês. Os poucos livros bons que eu conheço em português têm uma tradução fraca.