Eis a questão: Certificação ou experiência profissíonal, conhecimento de diverssas tecnologias

Galera quero abrir uma thread aqui interessante que tem deixado muita gente confusa, eis a questão: Certificação ou experiência profissíonal, conhecimento de diverssas tecnologias, frameworks e etc ?

Experiência com certeza.

o certo não seria certificação + experiência profissional + conhecimento em diversas tecnologias + frameworks + etc = bom profissional (técnico pelo menos) ??

Isso só com uns cinqunta anos de experiência !! e sendo ninja…sério galera pra entrar mais fácil no mercado e ter uma ceitação boa é necessário o que certificação ou experiência e conhecimento em diverssas tecnologias isso no contexto do java ?

Experiência.

E se conseguir agregar algumas certificações não vai fazer mal algum. :smiley:

Acho que uma boa ordem para quem esta começando seria:

experiencia > certificacao > padroes > frameworks.

Claro que isso depende mais da necessidade do que uma regra em si.

Eu acho q a certificação é muito importante por causa dos conceitos que é necessário saber… pois tem alguns conceitos importantes por exemplo de java, que tem gente que apesar de trabalhar com java a muito tempo nunca procurou saber e pode ser algo muito útil!

Mais mesmo assim acho que a experiência conta mais!

Então seria o seguinte o cara pra ser um bom iniciante e ter aceitação maior no mercado, tem que inicialmente conhecer diverssas tecnologias mesmo que esse conhecimento seja superficial e dae arranjar experiência pra solidificar os conhecimento com a prática e dae ter uma especialização maior posteriormento que no caso seria as certificações ?

Pode ser, mas não é regra. Você pode ir pegando experiência e ao mesmo tempo estudar pra certificação por exemplo.

Acredito que tudo depende da vaga que está sendo oferecida no mercado, ex: Se necessita de muita experiencia, é o que vai contar. Se tiver for para profissional júnior, a certificação pode vir a ser um bom diferencial.

No seu caso g4j pelo que estou vendo vc é certificado não é?

O que fez mais diferença pra você? Só pra gente ter uma idéia.

Eu por exemplo não tenho experiência profissional em Java mais sempre estudei e agora estou a caminho da certificação…

Você está no caminho certo cara.

Então, ja trabalho com java a muito, muito tempo. Não fiz a certificação pensando em aumentar salário ou coisa do tipo, mas concordo que aprendi coisas legais que eu já deveria estar usando no dia a dia. Agora criei coragem de correr atras de mais algumas e continuo aprendendo cada vez mais.

Kaio,
Não duplique o seus posts, por favor.

Ps: Movido para o Off-Topic

Então esta é a ídéia… eu acho q o estudo para a certificação vai te ensinar recursos muito úteis da linguagem… e tendo a certificação teoricamente mostra que você conseguirá executar suas atividades de uma maneira eficiente no que diz respeito as particularidades da linguagem! Agora várias outras coisas só a experiência vai te mostrar…

Agora um outro assunto falado também, os frameworks e outras tecnologias vai depender muito de empresa pra empresa, provavelmente você vai aprender o que a empresa precisar! Eu por exemplo não sairia estudando tudo quanto é framework atoa. O que eu precisar eu vou aprender…

Também estava neste mesmo dilema e tomei a decisão esses dias de: experiência profissional + certificação, deixei padrões e frameworks de lado.

depende
aqui mesmo na empresa, eles visam muito a certificação
aqui tem pessoas formadas na UNB (Universidade de Brasilia), que eh super reconhecida com xp, e tem pessoas com certificações que nem se quer tem superior e ganham até mais…
mas ainda eu opito pela experiencia…

O bom da certificação é que se vc não tá mais estudando (fazendo faculdade e tal) você consegue conciliar os estudos com o trabalho sem muito esforço, penso eu…

Galera vlw ae por colaborar foi nice…seguinte a certificação pelo que pude notar ela trás segurança pra você ir pra o mercado tando do seu lado como do lado do contratante isso aliado a alguma experiência nem que seja acadêmica e estudar pra certificação tendo prática você recicla seus conhecimentos e dae aprende detalhes da tecnologia estudada. E só experiência mão aliada a reciclagem de conhecimentos tipo “ja sei de tudo” não funciona, então temos q unir o utíl ao agradável !! É por ae o caminho :shock:

também acho… ô jpcasati, to pertubado com tanta coisa pra estudar tanto na facu como coisas do trabalho e tb tava penssando na certificação…mais pelo visto vou esperar mais um pouco e adquerir mais experiência.

Então, venho pensando em certificação há mais de 1 ano, estou trabalhando agora, adquirindo experiência e tal, mas não é com java, porém, é programação e sustenta minha familia, hehehe. Estou acabando a faculdade este ano, com tcc e td mais pra fazer, é impossível começar estudos pra certificação! Começo do ano que vem nasce minha filha, em janeiro acabam as noites de sono, e dificilmente terei tempo de estudar. Comprei o SCJP 6 da kathy, e planejo tirar a certificação até o fim do ano que vem, essa e de db2 tb. as 2 ano que vem… só de não ter a faculdade já vai dar um alívio bom!
Mas também estou pensando em muitas coisas, pois como trabalho no setor público, certificação quase não é reconhecida. E sim uma pós. Bom, até lá já decidi!

As vezes a certificação é a maneira mais fácil de entrar em uma empresa.
Depois disso, o profissional deveria focar em adquirir experiência e conhecimento com o pessoal da equipe.