EJB 2.0 x EJB 3.0 ou Hibernate x JPA

Olá pessoal,

Alguém sabe me dizer qual a direfença do EJB 2.0 em relação ao EJB 3.0?

Hoje eu trabalho com EJB 3.0 e é com anotações, mas qual a diferença realmente em relação a essas duas versões de EJB.

Se alguém tiver um tutorial de EJB 2.0 ou até mesmo do EJB 3.0, por favor me envie, pois, preciso entender melhor como isso funciona.

Eu tenho a mesma dúvida para Hibernate e JPA, qual a diferença entre eles?

Obrigado.

Cara, é meio complicado explicar mas você não vai encontrar nenhum tutorial falando sobre isso. Você deve encontrar algumas coisas nos livros. E até aqui na lista.
Resumidamente, o problema na verdade é era o EJB 2 e a forma que ele implementava a persistencia de dados. Isso acarretava em problemas para desenvolver domínios complexos. Surgiram em tão vários frameworks de persistência, entre eles o Hibernate para contornar os problemas do EJB 2. No EJB 3 a Sun criou um grupo de trabalho para criar a JPA a fim de resover esse problemas e muitas das idéias vieram de outros frameworks, principalmente do Hibernate. Pode se dizer que hoje o hibernate implementa a JPA.

O problema que hoje eu trabalho com EJB 3.0 e algumas empresas precisam de alguem que trabalhe com EJB 2.0, já procurei na internet e não encontrei nenhum tutorial que fale como trabalhar com EJB 2.0, só encontro com o EJB 3.0. Se você tiver algum material, nossa ajudaria muito.

Obrigado.