Trabalho com ejb 2 ha pelo menos 2 anos e gosto muito. no entanto, utilizo o jbuilder que simplesmente faz tudo. depois que se aprende os patterns e pra que servem, o melhor é utilizar os wizrds mesmo, ao invés de ficar criando VO’s e outras classes na mão e tendo trabalho a toa. o EJB utlizando o Jbuilder e uma mao na roda. fiz a analise de um sistema inteiro com +/- 70 tabelas todas interrelacionadas e consegui dar deploy no jboss 3 horas depois de inicado o trabalho no jbuidler. isso com todos os facades, assemblers, dtos e delegtes (~350 classes, fora interfaces) . so usando os wizards do jbuilder. repito: não vou ficar perdendo tempo em fazer tudo na mão se já aprendi. ok, mas tinha o problema do jbuilder ser software proprietário e isso me incomodava mesmo, pois a licença que eu tinha era 9 e ja tava usando jbuilder 2006… eis que surge o ejb 3 baseado no hibernate… achei muito bom e simples. comecei a estudar com um amigo e realmente era mais simples, apesar de não ter ferramenta gráfica. pelos tutorias que estudamos, o vo não existia mais. o delegate tb não, apesar de ser necessário utilizar service locator no cliente, o que não gosto, etc. bem, até ai tudo bem, as tags super simlples, belezinha mesmo. ai veio o grande problema. fazer relacionamento de beans em bancos diferentes. já tentamos de tudo, mexendo no persistent.xml colocando + de um context etc. e nada. nos foruns internacionais tb nada! os caras dizem que não dá e que isso é um erro de análise, o que é simplesmente ridículo. se eu tenho um projeto e quero utilizar uma classe já pronta obviamente deveria aproveitá-la de outro projeto… antes que isso chegue a uma discussão já martelada, pq isso é um fórum e todo mundo quer ajudar, eu adianto logo: com o jbuilder (ou qq outro como eclipse) isso é totalmente possível do EJB 2. no jbuilder e tão ridiculo de fazer que da ate pena. basta criar dois datasources, apontar cada bean pro seu datasource referente (nem o banco precisa ser o mesmo, pode ser qq um, oracle com mssql, etc.), depois esticar um relacionamento (1-n, n-1, n-n) pro outro bean. criar os facades, tudo nos wizards e blz. funciona que e uma beleza, ja testato e tudo. estamos quase voltando pro ejb 2 e suas zilhares de xml’s… não sei se é uma deficiência ou uma opção do ejb 3 mas ta atrapalhando meu pessoal supervisionado. e eu tb que prometi uma ferrari e dei pra eles um fusca… hehehe. me ajudem a tranformar o fusca em ferrari, pq nos foruns internacionais não deu nada…