Galera, após adquirir algum conhecimento em spring… estou iniciando meus estudos sobre o EJB.
Devo salientar que estou achando MUITO BOM, muito mais organizado e “modular” que o spring, porém tenho uma duvida que é descrita no titulo.
JBoss ou Glassfish? poderiam auxiliar? atualmente estou rodando no glassfish por já vir com o netbeans.
Estou usando o glassfish com ejb 3.1 em um projeto que esta em produção e td tem se comportado muito bem, como disseram as funcionalidades são as mesmas, mas acho que com o glassfish vc tem uma facilidade maior tanto com a parte de configuração, o console do administrador é otimo, como também para quando se precisar trabalhar com varias instancias do AS, tolerancia a falhas, cluster… essa minha impressão pode ser por eu ter um conhecimento um pouco melhor disto no glassfish, entenda q é uma opnião pessoal ok?
O amigo lá em cima falou sobre a péssima esperiencia com gf + eclipse… Este tipo de problema eu nao tenho tendo em vista que estou utilizando o netbeans, que acredito ser uma excelente ide quando trabalha junto a soluções espe indicadas pela sub/oracle.
Ao menos no quesito servidores… Aqui tudo acontece de forma muito transparente com jb, gf e tc(que a principio nao possui suporte por ser apenas um container).
JBoss.
Se você está apenas estudando, diria que é uma boa o Weblogic, muito utilizado no mercado. Agora, se é uma aplicação comercial, não compensa, pois você gastará muitos dinheiros com ele.
Eu já considero a interface de configuração do JBoss mais intuitiva que a do Glassfish, que tem muita coisa e é muito enrolada.
[quote=drsmachado]JBoss.
Se você está apenas estudando, diria que é uma boa o Weblogic, muito utilizado no mercado. Agora, se é uma aplicação comercial, não compensa, pois você gastará muitos dinheiros com ele.
Eu já considero a interface de configuração do JBoss mais intuitiva que a do Glassfish, que tem muita coisa e é muito enrolada.[/quote]
Weblogic é muito utilizado em ALGUNS segmentos do mercado…melhor o rapaz ficar no open source, a não ser que ele vá lidar com o Weblogic, lembrando que somente o WLS 12c suporta EJB 3.1!
O assunto não é novo, mas de qq forma resolvi dar um “pitaco”.
Eu particularmente, prefiro o Glassfish, EJB, e NetBeans e utilizo o EclipseLink por ser o provider padrão do Glassfish, mas pelo que percebi ao longo desses 4a no mundo javístico, o que eu prefiro não é o que é mais utilizado no mercado, empresas que anunciam vagas anunciam mais Spring que EJB, a IDE citada quase sempre é Eclipse, e o AS geralmente vem nesta ordem: Weblogic, Websphere, Jboss, e Glassfish, sem falar do Hibernate (com ou sem JPA).
Por este motivo, um projeto que comecei a desenvolver recentemente, utilizarei as tecnologias que, pelo que me parece, são as mais utilizadas pela comunidade Java, mas mesmo assim, n devo utilizar o Spring por inteiro e sim, somente, o Spring Security, que pelo que me parece é o melhorzinho mesmo, posso até me arrepender por um motivo ou outro, ou gostar e mudar de opinião, mas só vivenciando para chegar a alguma conclusão mais concreta.
Eu sou suspeito para falar mas utilizaria o JBoss pelo fato da comunidade ser mais participativa.
A nova arquitetura do JBoss ficou bem interessante… futuramente se for necessário você pode migrar facilmente para uma versão comercial o JBoss EAP com suporte em português.
Mas aconselho fortemente a realizar alguns testes e verificar qual atende realmente as suas necessidades. Verifique em qual você se sente mais a vontade.
Qualquer ajuda para realizar testes ou provas é só dizer.
Eu sempre utilizei e gosto bastante do JBoss…
Porém, ultimamente o Glassfish está ganhando popularidade - além de ser diretamente ligado à Oracle (e incentivado).
Ainda mais se você usa o NetBeans, não vejo motivo nenhum para trocar o servidor de aplicação.
Então, não por influência da spec, mas me sinto mais a vontade no NetBeans, a forma project explorer organiza as coisas,
gosto da sua forma de debug, e esta nova versão tem um recurso bacaninha em relação às string JPQL, um highlight,
“Code completion for Java Persistence named queries and JPQL statements”.
Acho o Glassfish todo redondinho, roda muito bem no linux, a implementação Jersey é uma blz de simples.
Mas a questão maior é a que falei, o mercado, decidi desenvolver o projeto que falei usando Eclipse, Jboss, (JPA/Hibernate),
pra me familiarizar com as poucas diferenças, inclusive com o Spring (Security).
Esse não está na tua lista mas não perco a oportunidade de mencionar o Apache TomEE. Esse servidor é simples e leve. TomEE é o próprio Tomcat que todo mundo conhece, mas com poderes de servidor de aplicação.