Ejb 3

4 respostas
Filipi_Silveira

Estou um pouco confuso ainda quanto ao EJB 3. :?

Sei que já foi lançado um draft da especificação do EJB3. Se alguém souber, gostaria que esclarecesse as seguintes dúvidas:

• EJB3 foi, ou vai ser, realmente baseado no Hibernate?

• Alguém faz idéia de quando EJB3 será lançado efetivamente, sendo lançada um versão do J2EE com suporte para ele?

• Digamos que eu seja forçado a seguir os padrões da JCP. Existe alguma outra alternativa ao EJB3 dentro dos padrões da JCP?

• Enquanto EJB3 não se define, vale mais a pena começar a estudar EJB2 ou Hibernate?

Obrigado. :wink:

Filipi P. Silveira

4 Respostas

louds

A spec é fortemente influenciada pelo Hibernate, dado que o Gavin King é membro da JSR.

J2EE 5.0, daqui uns 2-3 anos devem estar saindo os primeiros containers com suporte.

Hmm, você pode usar EJB 2.1 e JDO 1.0/2.0, acho.

fpsilveira:

• Enquanto EJB3 não se define, vale mais a pena começar a estudar EJB2 ou Hibernate?

Obrigado. :wink:

Filipi P. Silveira

Depende das tuas necessidades e emprego. De nada adianta aprender um se arrumar emprego com outro.
Acho que vale mais a pena estudar os dois ate saber o básico e depois escolher qual se aprofundar dependendo das tuas necessidades.

Filipi_Silveira

louds:
fpsilveira:

• Alguém faz idéia de quando EJB3 será lançado efetivamente, sendo lançada um versão do J2EE com suporte para ele?

J2EE 5.0, daqui uns 2-3 anos devem estar saindo os primeiros containers com suporte.

Oh… :shock: que demora!

louds:
fpsilveira:

Filipi P. Silveira

Depende das tuas necessidades e emprego. De nada adianta aprender um se arrumar emprego com outro.
Acho que vale mais a pena estudar os dois ate saber o básico e depois escolher qual se aprofundar dependendo das tuas necessidades.

Nossa equipe de desenvolvimento foi obrigada a seguir os padrões e recomendações indicados pela JCP, seja qual forem os próximos lançamentos deles. Portanto, EJB3 mais cedo ou mais tarde cruzará nosso caminho e teremos que aprendê-lo. A questão é: aprender EJB3 será mais fácil para quem já sabe EJB2 ou para quem sabe Hibernate?

Filipi P. Silveira

cv1

A sua equipe de desenvolvimento foi O QUE!?

Essa eh uma decisao erradissima, por um caminhao de motivos, e, se a minha opiniao vale alguma coisa, contestem isso com unhas e dentes, ja que:

• voces vao ficar anos de molho esperando pelo ejb3
  • voces nao vao acabar usando as ferramentas mais pesadas (e, de quebra, caras) do mercado, ao inves das alternativas leves e praticas (por exemplo, JSF ao inves de WebWork, JSP ao inves de Velocity/Freemarker, EJB ao inves de Hibernate, ServiceLocators ao inves de Injecao e Dependencias)… e por ai vai.
louds

cv:

• voces vao ficar anos de molho esperando pelo ejb3
  • voces nao vao acabar usando as ferramentas mais pesadas (e, de quebra, caras) do mercado, ao inves das alternativas leves e praticas (por exemplo, JSF ao inves de WebWork, JSP ao inves de Velocity/Freemarker, EJB ao inves de Hibernate, ServiceLocators ao inves de Injecao e Dependencias)… e por ai vai.

Concordo com quase tudo que você disse cv, mas acho que JSF e WebWork atendem necessidades um pouco diferentes.

JSF é mais voltado a desenvolvimento Q&D e tem uma produtividade muito maior que o WebWork. As ferramentas ainda são toda pagas e não são maravilhosas, mas ainda assim a produtividade é beem melhor.

Criado 16 de dezembro de 2004
Ultima resposta 17 de dez. de 2004
Respostas 4
Participantes 3