Ejb CMP

Amigos, ja trabalhei um pouco com ejb BMP (que ainda me ta dando dor de cabeça), e gostaria de aprofundar agora meus estudos mais um pouco em CMP.

Gostaria de tirar logo algumas duvidas:

1. Uma vez fiz uns exemplos de CMP e ele criava a base dados no proprio jboss, como faço para ele usar uma base de dados minha?

2. Tambem percebi que ele sempre dava um select na tabela mesmo quando eu nao consultava. Como por exemplo ao gravar um valor ele dava um load. Tem como no jbos eu configurar para o container nao ficar fazendo isso?

3. Realmente hoje, quem trabalha com entity bean, escolhe o CMP. Nao compensa realmente usar BMP?

4. Onde voces recomendam que eu va estudar CMP?

obrigado

[quote=“paulokarol”]Amigos, ja trabalhei um pouco com ejb BMP (que ainda me ta dando dor de cabeça), e gostaria de aprofundar agora meus estudos mais um pouco em CMP.

Gostaria de tirar logo algumas duvidas:

1. Uma vez fiz uns exemplos de CMP e ele criava a base dados no proprio jboss, como faço para ele usar uma base de dados minha?

2. Tambem percebi que ele sempre dava um select na tabela mesmo quando eu nao consultava. Como por exemplo ao gravar um valor ele dava um load. Tem como no jbos eu configurar para o container nao ficar fazendo isso?

3. Realmente hoje, quem trabalha com entity bean, escolhe o CMP. Nao compensa realmente usar BMP?

4. Onde voces recomendam que eu va estudar CMP?

obrigado[/quote]

1 - Basta vc criar um datasource novo que aponte para o banco dados que vc deseja, como?! crie um xml com o nome: meudatasource-ds.xml, e coloque-o no diretorio de deploy do jboss. No proprio JBoss tem alguns exemplos de datasources para diversos SGBD: %JBOSS_HOME%\docs\examples\jca

2 - Num tinha conhecimento disso… mas no site do JBoss tem um manual bem completo dele, deve ter algo lá.

3 - Eu nunca usei BMP, achei muito trabalhoso… CMP eu uso direto aqui no trampo e acho q eh bem mais tranquilo do q BMP.

4 - Recomendo o “Mastering EJB” 3ª edição. Pode ser encontrado no TheServerSide

Valeu pelas resposta cara, mais uma coisa, voces que utilizam EJBs, quais ferramentas ces utilizam?
Quem trabalha hoje com EJB sempre utiliza XDoclet e Lomboz?
Quem tiver alguma experiencia por favor gostaria de trocar alguma ideias…
valeu

Eu uso só XDoclet junto com o ANT, larguei mao do lomboz…