EJB: Como começar?

Pessoal,

Gostaria de umas dicas de vocês... 
Tenho um conhecimento razoavel de Java, já fiz meus Hello Worlds em Swing, em Web, terminei uma formção e tal...
Gostaria agora de iniciar em EJB e queria uma dica de como começar (Apostila, livro, curso, etc.)

Obrigado,

Você pode pesquisar mais de uma fonte. Eu estou estudando para SCBCD, e no momento estou lendo o EJB3 in Action, do Debu Panda. Na net tb tem uma série de apostilas legais.

[]´s

Sávio

[quote=saviobarr]Você pode pesquisar mais de uma fonte. Eu estou estudando para SCBCD, e no momento estou lendo o EJB3 in Action, do Debu Panda. Na net tb tem uma série de apostilas legais.

[]´s

Sávio[/quote]

Somos dois… Também estou estudano para a SCBCD com EJB3 in Action. Eu achei ele um bom livro para começar.

Como assim onde começar? Claaaaroooo que pela especificação né! http://java.sun.com/products/ejb/docs.html

hahaha, brincadeira, brincadeira, fiquei p** quando me falaram uma dessa uma vez, haha.

Então kara, esse EJB 3 in action é excelente, li ele em inglês pela livraria da faculdade uma vez, depois ganhei ele de presente, só que me deram o em português… apesar de as traduções nunca serem muito boas, posso dizer que esse pela primeira vez acertaram, só uma coisa aqui ou outra ali que deram um deslize, mas caso seu inglês não seja muito bom, pode comprar que a tradução tá “excelente” também.

Olha, procurei bem rápido agora, achei esse site aqui com um tutorial bem rápido e simples.:
http://www.tutorialized.com/view/tutorial/EJB-3-tutorial-using-Eclipse-Ant-and-JBoss/11892

Falows

Por onde começar com EJB? Bem, nem comece … :smiley:

Essa resposta foi cruel… :oops:

Cara, essa resposta foi brincadeira, lógico. Na verdade, eu tirei a certificação de EJB já faz muito tempo e posso te dizer que todos os sistemas que eu fiz com EJB poderiam ter sido feito sem ele e entregues bem mais rápido.

Ainda bem que o EJB 3 deu uma melhorada boa. E o 3.1 promete mais ainda.

Eu poderia fazer um sistema usando POG, sem divisão em camadas, e seria entrege bem mais rápido :slight_smile:

haha, legal… uma vez ouvi uma frase que dizia algo mais ou menos assim: “… e um dia você entende, que experiência se trata de muito mais quanto a o que você fez com as coisas que te aconteçeram, do que quantas velinhas você asoprou …”, rsrsrs.

Concordo plenamente Rubem Azenha, se estamos contando apenas agilidade em desenvolvimento, posso arrastar uma conexão com banco de dados no dotNet em 2 segundos, ao contrário do outro programador (que dó dele), que pensou em DAOFactory, EJB, ServiceLocator, frameworks, e dezenas de outros pontos.

Mas não mudando mais o foco do título, vinny767, eu realmente acho que você deveria investir no EJB, compre um livro, (EJB in action é apenas um, vai na livraria e escolha um, todos estão falando e ensinando sobre o assunto), faça um curso (caelum, sun, impacta, global code, …), realmente vale a pena, não vou fazer marketing da tecnologia dizendo “olhe o que o EJB faz thurminha!”, mas o fato é simples: é tendência e ganha-se mais sabendo ele, e ponto.

“Conhecimento nunca é de mais”

Bom, eu achei o EJB 3 bem produtivo, e o EJB 3.1 mais ainda. Só achei meio “catware” aquele lance de dispensar interface do 3.1. Dá pra fazer sem EJB? Claro que dá. Mas tb não tira vantagem do uso de EJB, como alguns serviços intrínsecos (transação, escalabilidade, segurança, integração, distribuição etc.). O uso ou não de EJB sempre foi uma decisão polêmica, mas na minha modesta opinião, dá pra usar o EJB 3 com tranqüilidade.

[]´s

Sávio Barros

Bom amigo, começa pelo RMI e IIOP, entenda direito o conceito por trás, depois estude sobre EJB 2.1, ciclo de vida, session beans, CMP e BPM ( só por cima, para ter uma noção do que a JPA ajuda nesse sentido), somente depois caia para a versão 3 do EJB.