EJB for Dummies - Recomendações gerais (versão, livros e etc)

6 respostas
S

Boa tarde amigos.

Estou começando com EJB e ja me deparei com uma grande duvida:

Mercado de trabalho, EJB2 ou EJB3?

Pelo que pesquisei, o EJB3 é algo muito diferente do EJB2. Um pouco mais simples e prático, sem annotations e etc. Porém o EJB2 ainda é muito utilizado no mercado e por recomendação de alguns amigos, falaram para estudar EJB2 pois ainda será utilizado por muito tempo em sistemas ja implementados e etc.

Por outro lado, eu posso focar no EJB3 pois é uma ferramenta nova e com certeza com pouca mão de obra.

Qual a opnição de vocês?

Compensa estudar EJB2 visando este mercado que ainda o utiliza para desenvolvimento? Ou parto direto para o EJB3 para inovar?

Se possível postem recomendações de bons livros sobre as versões acima?

Grato

6 Respostas

mario.fts

Infelizmente tem lugar que ainda usa EJB2.

acho esse livro muito bom, tem uma versão em PDF para download. tando do EJB3 quanto do 2.
http://www.theserverside.com/tt/books/wiley/masteringEJB3/index.tss

divirta-se

danieldestro

Difícil te direcionar. Mas fica uma dica. Quem conhece EJB 2.1, certamente terá MUITA facilidade para ir pro EJB 3.0.

Você pode estudar EJB 2.1, e aos poucos ir se acostumando com o EJB 3.0. Mas esqueça os Entities do EJB 2.1, a não ser que você realmente vá usar em algum projeto.

lcegatti

danieldestro:
Difícil te direcionar. Mas fica uma dica. Quem conhece EJB 2.1, certamente terá MUITA facilidade para ir pro EJB 3.0.

Você pode estudar EJB 2.1, e aos poucos ir se acostumando com o EJB 3.0. Mas esqueça os Entities do EJB 2.1, a não ser que você realmente vá usar em algum projeto.

++
Só não vai se assustar com os xmls que ficaram “deprecated” na versão 3 rs.

Este livro eu acho muito bom tb, inclusive estou usando como referência para certificação(SCBCD): EJB 3

[]'s

Jair_Rillo_Junior

Leonardo,

Se você realmente pensa no mercado ATUAL, acho que infelizmente, você deve conhecer EJB2 (eu mesmo estou envolvido em um projeto com EJB2 e outro com EJB3).
Agora se você quer aprender algo mais novo e pensando em um mercado futuro, eu aconselho você ir direto para o EJB3 (que é muito mais fácil e divertido). Nesse caso, aconselho o livro: Enterprise JavaBeans 3.0 (5th Edition) http://www.amazon.com/Enterprise-JavaBeans-3-0-Bill-Burke/dp/059600978X. Eu utilizei ele para aprender EJB3 (e também para a SCBCD 5) e recomendo.

peczenyj

Se bobear vc vai ter que conhecer todas as versões de EJB pois não é raro encontrar sistemas legados das mais variadas e exóticas tecnologias.

É como java 1.3 … :wink:

Seria interessante vc estudar sob ponto de vista histórico, compreendendo como uma versão evoluiu para a outra. Isso pode te ajudar a ter argumentos sobre atualizar um dado sistema de EJB2 para EJB3 (ou então começar um sistema em EJB3 em uma empresa que tem experiência apenas nas versões anteriores e tem medo de inovar).

É como estudar hibernate: começar por JDBC é mais legal pq sofremos até chegar num cara que salva o dia :slight_smile:

S

Muito legal.

Então o mais interessante é aprender o EJB2 e migrar pra o EJ3, isso agrega mais conhecimento e oportunidades, me tornando um profissional mais dinâmico. :wink:

E pra finalizar e para de amolar vocês, o livro EJB3 in Action é bom?

Ps.: O Entreprise Java Bean 3 ja esta na lista de compras :smiley:

Agradeço a todos pela ajuda.

Criado 22 de outubro de 2008
Ultima resposta 22 de out. de 2008
Respostas 6
Participantes 6