EJB for Dummies - Recomendações gerais (versão, livros e etc)
6 respostas
S
spdio
Boa tarde amigos.
Estou começando com EJB e ja me deparei com uma grande duvida:
Mercado de trabalho, EJB2 ou EJB3?
Pelo que pesquisei, o EJB3 é algo muito diferente do EJB2. Um pouco mais simples e prático, sem annotations e etc. Porém o EJB2 ainda é muito utilizado no mercado e por recomendação de alguns amigos, falaram para estudar EJB2 pois ainda será utilizado por muito tempo em sistemas ja implementados e etc.
Por outro lado, eu posso focar no EJB3 pois é uma ferramenta nova e com certeza com pouca mão de obra.
Qual a opnição de vocês?
Compensa estudar EJB2 visando este mercado que ainda o utiliza para desenvolvimento? Ou parto direto para o EJB3 para inovar?
Se possível postem recomendações de bons livros sobre as versões acima?
Difícil te direcionar. Mas fica uma dica. Quem conhece EJB 2.1, certamente terá MUITA facilidade para ir pro EJB 3.0.
Você pode estudar EJB 2.1, e aos poucos ir se acostumando com o EJB 3.0. Mas esqueça os Entities do EJB 2.1, a não ser que você realmente vá usar em algum projeto.
lcegatti
danieldestro:
Difícil te direcionar. Mas fica uma dica. Quem conhece EJB 2.1, certamente terá MUITA facilidade para ir pro EJB 3.0.
Você pode estudar EJB 2.1, e aos poucos ir se acostumando com o EJB 3.0. Mas esqueça os Entities do EJB 2.1, a não ser que você realmente vá usar em algum projeto.
++
Só não vai se assustar com os xmls que ficaram “deprecated” na versão 3 rs.
Este livro eu acho muito bom tb, inclusive estou usando como referência para certificação(SCBCD): EJB 3
[]'s
Jair_Rillo_Junior
Leonardo,
Se você realmente pensa no mercado ATUAL, acho que infelizmente, você deve conhecer EJB2 (eu mesmo estou envolvido em um projeto com EJB2 e outro com EJB3).
Agora se você quer aprender algo mais novo e pensando em um mercado futuro, eu aconselho você ir direto para o EJB3 (que é muito mais fácil e divertido). Nesse caso, aconselho o livro: Enterprise JavaBeans 3.0 (5th Edition) http://www.amazon.com/Enterprise-JavaBeans-3-0-Bill-Burke/dp/059600978X. Eu utilizei ele para aprender EJB3 (e também para a SCBCD 5) e recomendo.
peczenyj
Se bobear vc vai ter que conhecer todas as versões de EJB pois não é raro encontrar sistemas legados das mais variadas e exóticas tecnologias.
É como java 1.3 …
Seria interessante vc estudar sob ponto de vista histórico, compreendendo como uma versão evoluiu para a outra. Isso pode te ajudar a ter argumentos sobre atualizar um dado sistema de EJB2 para EJB3 (ou então começar um sistema em EJB3 em uma empresa que tem experiência apenas nas versões anteriores e tem medo de inovar).
É como estudar hibernate: começar por JDBC é mais legal pq sofremos até chegar num cara que salva o dia
S
spdio
Muito legal.
Então o mais interessante é aprender o EJB2 e migrar pra o EJ3, isso agrega mais conhecimento e oportunidades, me tornando um profissional mais dinâmico.
E pra finalizar e para de amolar vocês, o livro EJB3 in Action é bom?
Ps.: O Entreprise Java Bean 3 ja esta na lista de compras