Ola pessoal,
Irei comecar um sistema pequeno para um amigo meu (ainda estou na modelagem de classes - umas 40 classes de negocio apenas) e estou querendo utilizar J2EE (EJB 3.1, JPA…) pois quero comecar de vez a meter a mao na massa com EJB e JPA.
Como servidor de aplicacoes estou pensando em usar JBOSS ou GERONIMO mesmo, pois eh OS e nao justificaria muito pagar pelo WebLogic em um projeto tao pequeno.
O ponto (para mim) eh que quero fazer algo REAL com J2EE, pois apesar de ja ter feito algumas coisas em Java, nunca trabalhei com Java para Web muito menos com EJB.
Ja li bastante coisa e tenho uma boa nocao de arquitetura (trabalho ha anos com outras plataformas).
Minhas questoes sao:
- Fora a complexidade extra voces vem algum outro problema em utilizar EJB 3.1 no desenvolvimento de sistemas pequenos?
- Quanto a hospedagem? Eh muito mais caro hospedar uma solucao J2EE do que um solucao Spring (por exemplo)? Indicariam alguma empresa de hospedagem J2EE?
- Do ponto de vista do conhecimento (Pois quero daqui uns anos me tornar um arquiteto Java) pretendo utilizar EJB 3.1, JPA, JSF, JUnit, Ant, Eclipse, MySql. Voces acham que essas sao boas tecnologias para focar (na plataforma Java)??
Qualquer dica sera muito bem vinda.
Muito Obrigado