ola pessoal
quero apenas ter um overlook na tecnologia de EJB
o que vc pode fazer com EJB?
ele segue o mesmo esquema do servlets, ou seja, uma mesma insância pode atender vários requests?
ola pessoal
quero apenas ter um overlook na tecnologia de EJB
o que vc pode fazer com EJB?
ele segue o mesmo esquema do servlets, ou seja, uma mesma insância pode atender vários requests?
Corrijam-me se estiver errado ( não sou nemde longe expert, vai servir pra testar meus conhecimentos
)
EJB são Enterprises Java Beans, ou Componetes de Aplicação Distribuida. Basicamente podem dividir-se em Entity Beans ou Session beans, e em Stateless ou Statefull.
Os Entities representam os seus dados, na forma de objetos. Podem ser CMP quando a persistência é mapeada pelo próprio container ( JBoss, por exemplo ), e os BMP - cuja persistência é gerenciada pelo próprio bean. Veja que a gravação dos dados pode continuar sendo feita no seu SGBD predileto ( como Oracle, Mysql, firebird, etc ) ou mesmo no hibernate.
Os session beans são os responsável por “fazer alguma coisa”. Por exemplo, toda sua regra de negócios vai fica concentrada aqui. Normalmente é nessa camada que vai haver acesso aos Entities, escondendo-os do cliente da aplicação. ( pattern MVC ).
Os Sessions Stateless não armazenam os estados, suas variáveis são utilizadas apenas no decorrer do método chamado.
Os Sessions Statefull vão existir enquanto durar a conecção com o cliente ( sessão ).
O gerenciamento da criação de cada um fica por parte do container. POr exemplo, se um cliente estiver usando uma instãncia de um Session, e hou ver outra requisição, o container vai verificar se a instância existente está sendo utilizada, e se vale apena criar um novo ou capturar a q estah em “standby” e entregar ao segundo cliente. Depois do uso, o container pode colocar a instância em um pool aguardando a próxima utilização ou destrui-la, caso precise de memória.
Bom, acho é isso ( pelo menos para uma visão geral
)
[]'s
Esqueci de dizer… vc tbm pode fazer webservices com Sessions Stateless a partir da especificação EBJ 2.1, se naum me engano