EJB stateful

Oi pessoal, estou estudando EJB, já li vários materiais, mas não ficou bem claro ainda…
Pelo que entendi stateful guarda estado, sempre é falado no exemplo do carrinho de compras. Porem se busco o EJB remoto em dois métodos diferentes (dois lookup) o EJB não guarda o estado mesmo estando anotado com @Stateful. Entendi que tenho que guardar a referencia o primeiro lookup(primeiro método) para passar para o segundo metodo, dessa forma ele consegue guardar o estado. Mas a minha pergunta é: qual a vantagem? pq na verdade ele não esta guardando estado, eu estou simplesmente armazenando o objeto e passando para o segundo método…
Pode ser viagem minha, mas realmente não entendi. Alguém pode me dar uma força?
obrigada

A vantagem é que o processamento não fica na sua máquina, embora possa parecer.

O objeto mesmo está em outro lugar (como você disse, o lookup foi remoto). O EJB Stateful tem uma particularidade, onde é criado um para cada sessão (ou um por cliente, se ficar mais fácil de visualizar assim).

Enquanto o EJB estiver sendo utilizado, nenhum outro cliente pode utilizar aquele objeto específico (o que não acontece com SLSB).

Se você for usar EJB, tem que montar sua aplicação nessa arquitetura, faz o lookup do EJB, realiza todo o processamento (como se ele fosse um objeto local, essa é a ideia do negócio), e depois o libera.

Não precisa ficar fazendo lookup dele em todos os métodos, o fluxo tem que ser pensado.

Até onde consigo entender, a questão é diferente do que você está imaginando.
Lembre-se, cada vez que o teu aplicativo cliente chama o servidor, está realizando uma requisição (ou seja, se fosse num ambiente web, teríamos um novo request). Cada nova requisição cria uma nova instância do EJB, pois o container não irá se preocupar em tentar adivinhar ou pesquisar se o cliente que invoca aquele EJB específico já o fez antes e em que estado se encontra aquele EJB.