Elaboração de Projeto para Desenvolver Sistema

Olá comunidade!

Estou com a intenção de desenvolver um sistema, ainda não trabalhei a idéia, mas como tenho pouco tempo de programação, queria conselho de vocês de como poderia proceder para construir tal projeto.

Andei lendo a respeito do assunto e constatei que existe Estudos de Caso e Projeto Orientado a Objetos com UML e que, existem softwares ou pluguins para criação UML de projetos (fluxogramas e diagramas), até tentei conseguir o omondo, mais o site encontra-se fora do ar e mesmo assim, parece-me que somente a versão paga roda no Eclipse 3.1 M1.

Queria consumir um pouco do conhecimento da nossa comunidade para compreender o processo de criação de um projeto.

Abraços,
Fábio Heleno

Só para complementar…

…o JBuilder X já possui um gerador de UML, mas infelizmente ele só gera depois de feito, e o que preciso é exatamente o inverso. Primeiramente projetar para depois começar a desenvolver.

:grin:

ae FaHeCon…

Veja este artigo no site do JavaFree:
http://www.javafree.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=1262

Fala sobre o Poseidon(livre), que é um editor muito bom. Pode-se até compará-lo com o Rational Rose(proprietário).

té +

feliperod,

[quote=“feliperod”]ae FaHeCon…

Veja este artigo no site do JavaFree:
http://www.javafree.com.br/home/modules.php?name=News&file=article&sid=1262

Fala sobre o Poseidon(livre), que é um editor muito bom. Pode-se até compará-lo com o Rational Rose(proprietário).

té +[/quote]

Valeu pela dica, já estou providenciando o software para testar.

Bom eu trabalho com o Rational Rose para fazer diagramas em UML, que na verdade ao meu ver é o melhor software que existe para isso.
Mas free, há o JUDE, tem inclusive um tutorial aqui no pj para usa-lo!

O Rational já gera todo o pré código das suas classes, estrutra e tudo mais.

Creio que o jude faça isso, se você quiser trabalhar com metodologia de desenvolvimento, recomendo o RUP, (RAtional Unified Process) está sendo uma das mais utlizadas.

Quando testei o poseidon, só acheio meio ruim pois ele é muitooooooo lento, (isso que numa maquina PIV com 1Gb de ram) não era pra se achar!

E tente estudar os diagramas, de sequencia, atividade, entre outros, são os mais utilizados.

No caso do Jbuilder, o que ele faz é um diagrama de classes, assim como no eclipse, ele faz engenharia reversa, mas só pra você visualizar, sendo que para editar você terá que voltar na sua classe edita-lo e posteriormente no seu diagrama de classe.

Ficou claro? aff, acho que falei demais

diogoacl,

Jóia a explicação! Peguei o Poseidon e realmente ficou lento (Atlhon 3000+ com 1gb)…que coisa!

Haviam me dito a respeito do Rational Rose, já estou providenciando o serial do mesmo para poder testar.

Valeu pela dica.

Puxa vida…

Eu realmente nunca usei o poseidon, mas haviam me falado muito bem dele. No entanto eu uso o Umbrello que vem junto com o SlackWare. Ele não gera código, mas é muito bom para projetar. Aí o código eu gero no eclipse.

Mas agora vou pensar muito antes de indicar o poseidon.

:wink:

Para projetar, fazer o estudo de caso, alguém saberia explicar como proceder? Ou algum site que explique o assunto? :grin:

Porque agora já tenho a ferramenta para projetar, Rational Rose UML, me falta adquiri a teoria agora para desenvolver o projeto.

Abraço…