Eleicoes JCP: SouJava fora?

https://blogs.oracle.com/jcp/entry/2012_ec_election_ballot_open

O JCP abriu o processo pra eleger as 12 cadeiras que fazem a aprovação final das JSRs. Na última eleição entrou um GUJ brasileiro, o SouJava. No começo achei legal, era a primeira vez que um GUJ tinha uma cadeira do JCP e que seria uma chance da gente se interar mais sobre as novidades das linguagens e influenciar nas decisões, mas a única vez que vi o SouJava se manifestar a respeito de uma JSR é quando queriam criar uma API padrão pra redes sociais, que achei totalmente inútil, sem falar que os chamadas deles era do tipo “vamos lá brasileiros, queremos mostrar ao mundo que entendemos de rede social”. Será que o melhor que temos que ‘mostrar ao mundo’ no Java é isso?

E quando alguém perguntava a posição dele sobre JSRs mais relevantes, como a API de datas, de moedas, modularização da JVM, etc, eles simplesmente não respondiam. Agora vi que os dentre os candidatos o SouJava não está, e tem dois JUGs de outros países concorrendo.

marcosalex
Posso estar falando bobagem por não ser muito informado a respeito de como funciona as coisas na JCP, mas acho que foi simplesmente o caso de o pessoal do SouJava não estar preparado para o que os esperava lá. Eles entraram com uma ideia, mas lá dentro descobriram que a coisa é totalmente diferente e ficaram “mudos”, pois os assuntos que estavam sendo discutidos estavam fora do que eles dominavam. Talvez nem tenha sido má vontade, mas falta de experiência.

Abraço.

[quote=TerraSkilll]marcosalex
Posso estar falando bobagem por não ser muito informado a respeito de como funciona as coisas na JCP, mas acho que foi simplesmente o caso de o pessoal do SouJava não estar preparado para o que os esperava lá. Eles entraram com uma ideia, mas lá dentro descobriram que a coisa é totalmente diferente e ficaram “mudos”, pois os assuntos que estavam sendo discutidos estavam fora do que eles dominavam. Talvez nem tenha sido má vontade, mas falta de experiência.

Abraço.[/quote]

Na verdade os líderes do SouJava conhecem bem o JCP sim. A questão é que a comunidade brasileira de maneira geral participa pouco do desenvolvimento do Java, e isso acabou refletindo na participação limitada do SouJava. A idéia de colocar grupos de usuário no JCP era justamente abrir um canal de comunicação, para que a comunidade, e não apenas as empresas pudessem decidir o futuro do Java. De qualquer maneira, não muda o fato de que essa participação foi tímida.

Realmente era uma oportunidade que poderia ter destacado outras jsrs interessantes que estao em andamento como por exemplo JAX-RS 2.0: The Java API for RESTful Web Services que incluse, se nao estou enganado tem um brasileiro particindo do expert group. E em relação a essa jsr de rede social tambem nao acho interessante, inclusive essa jsr foi rejeitada.

É que o pessoal aqui no Brasil fica no facebook o dia todo então acham que tecnologia se limtia a isso :slight_smile:

Brincadeiras à parte, mas não sei até que ponto os profissionais daqui estão preparados para algo como isso, até porque a maioria das coisas feitas por aqui são cruds…
Não estou generalizando, mas infelizmente muita coisa é isso. E não é culpa nossa, é cultura, somos consumidores de tecnologia, não criamos praticamente nada. É uma pena porque isso era uma chance de mudar esse quadro, pelo menos para aqueles que participavam diretamente, mas qual a graça de discutir e ajudar a implementar novas características da linguagem, nvoas apis se temos que aprender aquele super novo framework web para criar o próximo crud não é mesmo? (ironia de novo)

[quote=rogeriopaguilar]É que o pessoal aqui no Brasil fica no facebook o dia todo então acham que tecnologia se limtia a isso :slight_smile:

Brincadeiras à parte, mas não sei até que ponto os profissionais daqui estão preparados para algo como isso, até porque a maioria das coisas feitas por aqui são cruds…
Não estou generalizando, mas infelizmente muita coisa é isso. E não é culpa nossa, é cultura, somos consumidores de tecnologia, não criamos praticamente nada. É uma pena porque isso era uma chance de mudar esse quadro, pelo menos para aqueles que participavam diretamente, mas qual a graça de discutir e ajudar a implementar novas características da linguagem, nvoas apis se temos que aprender aquele super novo framework web para criar o próximo crud não é mesmo? (ironia de novo)
[/quote]

Pois é. O interessante é que a comunidade Java aqui no Brasil é bem ativa. Veja o número de eventos, blogs, vídeo-aulas que estão espalhados por aí. Porém, em termos de contribuição com código a participação bem baixa mesmo. Acho que um dos motivos seja esse mesmo. Mesmo os JUGs do Brasil acabam por focar em frameworks e novidades, ao invés de focar na plataforma propriamente dita.

Outro ponto que não podemos nos esquecer é o inglês. Se a maioria mal sabe ler em inglês, como vamos participar dos grupos de discussão e opinar na evolução da plataforma ?

Olá pessoal,

Acho que vocês estão um pouco desinformados sobre esse assunto.

O SouJava entrou para o JCP em janeiro de 2011:

https://blogs.oracle.com/henrik/entry/oracle_nominates_bruno_souza_of_soujava_to_jcp_ec

No final de 2011, o SouJava já foi indicado para concorrer ao prêmio de melhor participante do ano:

http://jcp.org/en/press/news/awards/2011award_nominees

Agora em 2012, o SouJava foi indicado novamente e dessa vez ganhou esse prêmio (junto com o JUG de Londres):

http://jcp.org/en/press/news/awards/2012award_nominees

Como alguém pode cobrar que a participação do SouJava tivesse sido melhor que isso???