Estava pensando, ao voltar do local onde votei hoje:
Por que as eleições não são “sincronizadas” pela web, de maneira que, por exemplo, tenhamos uma “apuração incremental”, quase que “de hora em hora”?
Sei que existem sérias questões de segurança envolvidas, mas, em tese, dá sim para minimizar ao máximo as chances de termos “roubo de votos”… Vejam o caso dos sistemas de Internet Banking: eles ainda não são 100% - nem nunca serão! - mas de uns anos para cá, “melhoraram” muito, reduzindo sensivelmente os problemas de “roubos”…
Não entendi bem o que você quis dizer.
A. Apuração de votos enquanto ocorre a votação
B. Resultados parciais da apuração em tempo-real.
Se o que você quis dizer foi B, então na minha opinião, a única coisa que realmente importa na apuração é o resultado final. Resultados parciais só servem para dar audiência a noticiários.
Se o que você quis dizer foi A, então além de aplicar a minha resposta ao B, isso ainda tem o problema de poder comprometer o sigilo do voto e fomentar a boca de urna.
P
pcassiano
Tirando os problemas que você apontou (fato), não seria “legal” termos uma apuraçãos “mais web”, mais “instantânea”, por diversos motivos, já que vivemos “na idade da web”?!
victorwss
Imagine 2 universos paralelos.
No universo A, você vê um novo resultado parcial a cada 5 minutos. No universo B, você só vê apenas o resultado final. A apuração demora apenas algumas horas em ambos os universos.
Passada 1 semana depois da votação, você acha que a sua vida no universo A seria significativamente melhor do que no universo B? E 1 mês depois? E 1 ano depois?
Enfim, eu não vejo essa necessidade. Contando que a eleição seja limpa e legítima e a apuração rápida, não vejo necessidade de acompanhar a apuração em tempo real.
EDIT: Por sinal, a maioria dos TREs emitem parciais de hora em hora ou de meia em meia hora, mais ou menos.
edineimanica
victorwss:
Imagine 2 universos paralelos.
No universo A, você vê um novo resultado parcial a cada 5 minutos. No universo B, você só vê apenas o resultado final. A apuração demora apenas algumas horas em ambos os universos.
Passada 1 semana depois da votação, você acha que a sua vida no universo A seria significativamente melhor do que no universo B? E 1 mês depois? E 1 ano depois?
Enfim, eu não vejo essa necessidade. Contando que a eleição seja limpa e legítima e a apuração rápida, não vejo necessidade de acompanhar a apuração em tempo real.
EDIT: Por sinal, a maioria dos TREs emitem parciais de hora em hora ou de meia em meia hora, mais ou menos.
Na verdade eles divulgam em menos que 30 min…
P
pcassiano
Não fui no site para ver, mas, eles publicam essas parciais “online”, ou como as divulgam?
edineimanica
É divulgado on-line, é por ali que as emissoras de rádio e tv, tem aqueles dados para divulgar…
Só que as vezes o sistema fica indisponível, pois é muito acesso…
bandrade
Se a votação não fosse obrigatoria, e tivessemos resultados parciais enquanto as seções eleitorais estivessem abertas, ia ser o caos… (;
rafaelglauber
++
Inclusive isso poderia comprometer o resultado das eleições, as pesquisas encomendadas por alguns candidatos na vespera servem, por exemplo, para influenciar o eleitorado, imagine as pessoas se dirigindo para sua sessão sabendo que o candidato contrário tá na frente? Ela poderia mudar seu voto por conta disso, acho que o resultado tem que ser no final mesmo. Eu diria mais, qual o problema do modelo atual? Eu acho bastante satisfatório, a única resalva é o acesso as pessoas com limitações de locomoção que de qualquer maneira podem solicitar apoio especial antecipadamente ao TRE.
Para isso funcionar adequadamente (voto pela Internet), o RIC (Registro de Identidade Civil) deverá estar funcionando direito, já que ele vai possibilitar o uso de um certificado digital; mas isso é só um dos pré-requisitos.
Obviamente há muitos problemas no caso de votação eletrônica que ainda têm de ser sanados, e são problemas teóricos; imagine os problemas práticos.
rafaelglauber
thingol:
imagine os problemas práticos.
Recentemente tiveram que proibir a entrada com celulares e câmeras para coibir o “voto de cabresto”, imagine com as pessoas votando de qualquer lugar?
T
thingol
Pois é, a coação é um problema que não se pode resolver com Internet e certificação digital
E esse problema (coação) não é só aqui. Parece que na Itália e na Bulgária isso também ocorre. Dá até a impressão que o preço do voto é tabelado em euros…
A idéia de votar pela Internet, a despeito de todas as implicações que tem, é muito interessante. Já que o voto é obrigatório, que ao menos num domingo de sol votemos de casa para, depois, fazermos o que bem entendermos, sem filas, sem estresse etc
richardpeder
A forma de votação no Brasil, bem como o sistema de apuração já é considerado modelo no mundo…pra mim, este sistema todo é um grande esquema de coronelismo atual, num sistema que ninguém sabe até onde é seguro e até onde é livre de fraudes. Vamos por partes…vamos consolidar primeiro este sistema atual.
ate mais…
bandrade
E a lan house na casa do Zézinho Traficante ia ficar lotada, com fila e todo mundo com medo de uma arma disparar…
Ficar em casa no domingo, na maior tranquilidade é a realidade de 10% da população… );
P
pcassiano
É claro que para esse tipo de voto ser viável, o “voto de cabresto” deve ser tratado antes…
Se você tivesse dito eu “banda larga de qualidade” é coisa de 10% da população, eu até concordadia (ou não!), mas, quanto à “tranquilidade dominical”, bem, não acho que isso seja “privilégio para poucos”… Normalmente, por mais “peão” que o sujeito seja, os domingos custumam ser “day off”…
T
thingol
É claro que para esse tipo de voto ser viável, o “voto de cabresto” deve ser tratado antes…
Como você viu, a tendência é piorar, porque mesmo em países da União Européia (Itália, Bulgária) o problema (voto de cabresto) também ocorre.