Eu desenvolvia para WEB usando as tecnologias da microsoft.
Trabalha com Asp e DLL.
Com a evolução da tecnologia resolvi migrar para o Java.
Ainda tenho alguns amigos que trabalham nesse ambiente ASP e DLL e estão migrando para o .NET.
Eles alegam que a galera do java consegui complicar o desenvolvimento na web.
É claro que comparando essas duas tecnologias já temos vários post’s pela net.
Gostaria de saber a opinão de vocês.
Esta mais complicado desenvolver para WEB agora ou antes era facil de demais ?
Antes trabalhava com Asp e DLL e me virava muito bem com isso.
Por que agora tenho que saber Struts, Hibernate, Servlet, JSP,Java Beans…e outros mais ?
[quote]Antes trabalha com Asp e DLL e me virava muito bem com isso.
Por que agora tenho que saber Struts, Hibernate, Servlet, JSP,Java Beans…e outros mais ?[/quote]
Pra fazer o que você fazia com ASP não precisa aprender tudo isso, só aprenda um pouco de JSP e uma besteirinha de JDBC. Você vai fazer as coisas que você fazia com ASP com o mesmo nível de desorganização, com a mesma escalabilidade e com a mesma facilidade de manutenção. :twisted:
Essas tecnologias que você citou é pra quem precisa de um pouco mais de recurso do que simplismente uma linguagem de programação tosca, de uma biblioteca de acesso a banco de dados e outra pra enviar e-mail.
Boa ZehOliveira, isso mermo!!! Ele já tá falando de clustering pra criar uma simples aplicação!!!
Poh, e pra que o cara vai usar EJB pra criar uma página e mandar email ou connectar a um DB??? Isso até eu quero saber!!!
Bom… não acredito que o desenvolvimento tenha complicado. O que vejo é que programadores asp praticamente programam usando ASP dentro de páginas html!
Como no caso do JAVA, os desenvolvedores preferem utilizar MVC, e bém, não de qualquer jeito. Essas tecnologias citadas atuam cada uma em uma responsabilidade.
A consequencia é que o seu código ficará muito mais fácil de fazer manutenção, pode se tornar uma aplicação mais robusta além de ser mais flexível.
Se eles acham que não vale a pena aprender Hibernate, digo pra vc se vc usar por exemplo JDBC (que é o básico) para inserir algum objeto no banco, vc precisara de umas 8 linhas em média. Já com hibernate é bém diferente, 2 linhas me bastam!
Há ganhos em se optar por estas arquiteturas. Mas anda sim, é possível usar apenas JSP, e programar como se estivesse usando ASP!
Quando eu programava em ASP, muitas vezes não podia usar componentes COM, e tiunha que fazer tudo em script mesmo. Quando podia fazer COM, geralmente haviam um milhão de restrições e meu componente não fazia nada que eu queria por que o boçal do administrador do Windows 2000 semrpe preocupado com as falhas de segurança (por que ele não começa pelo básico: trocar de SO?) não permitia isso, isso e aquilo.
Após bater muito a cabeça, eu tinha minha divisão em módulos feitos em VBScript que reutilizei por todo o tempo que usei essa tecnologia e é reutilizada até hoje onde eu trabalhava.
A questão é que antes de começar a tentar entender como melhor estruturar um software eu programava jogando códigos no HTML, aquelas páginas do tipo
if (flagAbc=='verdadeiro')
//processe logica
else
<html>
...
</html>
E é assim que muita gente programa. Como falaram muito bem aí dá rpa fazer isso em JSP sem muitoe sforço, a questão é que a comunidade Java está sendo formada em torno de práticas mais elegantes.
Infelizmente, falta também à comunidade Java de uma maneira gera o básico conceitual. Isso faz com que coisas legais inventadas por pessoas que sabem o que fazem como Design Patterns, frameworks e J2EE sejam subutilizadas ou superutilizadas, porque para a pessoa sem experiência vale o que o tutorial XYZ indica.
Resumindo: fale para seus amigos que eles podem continuar fazendo merda em JSP como fazim em ASP ou podem tentar aprender a pensar diferente. A plataforma te dá as duas opções.
Sim !!! Mas JSP/Servlet não é muito produtivo, daí surgiram os milhares de frameworks web, and guess what, eles tb não são muito produtivos.
Vejo que as pessoas se preocupam muito com o poder e com a robustês, e se não for fácil de usar o cara se vira ou faz um curso. Isso não é legal !!!
As coisas tem que ser fácil de usar, como a linguagem Java que é bem limpa e fácil. O difícil de Java e conhecer e saber usar as suas milhares de APIs, mas a linguagem em si não poderia ser mais simples*.
E oh galera, vamo continuar esse debate ae!!! Vocês estão no caminho certo, gostaria que vocês postassem mais exemplos das tecnologias que englobam essas arquiteturas e suas opiniões!!!
Tá , quer dizer que (dependendo do contexto é claro) eu posso alternar tanto numa quanto outra???
Explica mais ae, por que tu optou pelo .NET e não pelo Java?? Tu acha compilcado estudar as APIs???
hauhauhauhau!!! Poh irmão, eu não sei mexer em ASP!! No máximo brinco com PHP!!!
Qual seria o problema de mesclar as duas?? Não tem como ter o melhor de cada um??
Qual seria a vantagem de migrar de Java pra .NET???