Em meio as polemicas do SOPA e PIPA, Governo dos EUA fecha Megaupload e prende seu fundador

28 respostas
LucasAdri07

Link da noticia: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/governo-dos-eua-fecha-megaupload-e-prende-seu-fundador.html

Logo depois:

O grupo hacker Anonymous afirmou na noite desta quinta-feira (19) por meio dos seus perfis no Twitter que derrubou o site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Às 23h50, o endereço www.fbi.gov estava inacessível. O site ficou fora do ar por cerca de 1 hora. O governo americano não disse se foi uma falha ou se realmente houve um ataque.

Link da noticia: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/grupo-hacker-diz-ter-derrubado-site-do-fbi.html

O que acham de toda essa “guerra” que está acontecendo?

28 Respostas

perdeu

arbitrario! bobia os pessoal do megaupload tbm esta escondendo terrorista…e financiando armas nucleares… provas?

B

Eu achei totalmente errado… o Megaupload é um gerenciador de arquivos, e diponibiliza espaço para as pessoas uparem qualquer tipo de documento. Se elas estão subindo arquivos piratas a responsabilidade é de quem subiu, o Mega só oferece o serviço de armazenamento…

Jose111

Por isso que as empresas estão sendo contra isto já que elas podem ser responsabilizadas pelo conteudo que hospedam…

Já ouviram falar em Peer-To-Mail? Então os servidores de email estão tão cheios de pirataria quando o MegaUpload…

LucasAdri07

Ontem rolou DDoS a lot nos sites da Universal e do Departamento de Justiça dos EUA. Tentaram o da Sony também e o FBI

Mstanguine

Logo eles tiram o 4 Shared também.

mauricioadl

quero ver tirar o peer to mail. qero ver meter a cara com a google.

Master.Abs

De acordo.

mauricioadl

muito facil resolver essa situacao.

monta a empresa aqui no brasil, paga uma propininha basica, e pronto! pirataria delivery.

viva nossa republica!!!

viva!!!

maior_abandonado

mauricioadl:

monta a empresa aqui no brasil, paga uma propininha basica, e pronto! pirataria delivery.

viva nossa republica!!!

viva!!!

se vigorar estas leis (SOPA e PIPA) o site desta suposta empresa montada no Brasil, mesmo com propina, não vai sair nas buscas do google nem de nenhum buscador americano, além de que provedores americanos não poderiam liberar acesso para estes servidores… A coisa é bem feio pra la, detentores de direitos autorais poderiam simplesmente “solicitar” que determinado site seja barrado destas formas e então empresas como provedores, buscadores, etc teriam que obedecer, sem nem mesmo uma validação de órgãos competentes…

V

Só oferece o serviço de armazenamento… que é pago.

O lance é que eles cobravam pelo serviço, ou seja, lucraram com a pirataria.

J

mauricioadl:

viva nossa republica!!!

viva!!!

é dose hein!? Basta um comentário como este na china para você ser tirado de circulação sem ninguém ficar sabendo. Só passando por lei de sigilo que nego da valor na liberdade de expressão.

Luiz_Augusto_Prado

Eu acho essa uma questão super dificil de decidir porque eu como desenvolvedor quero ganhar com meus softwares.
Não gostaria de ver que meus programas estão sendo vendidos em camelos sem receber nehum centavo por isso.
Mas esse sentimento ruim é devido ao sistema em que vivo: Preciso receber pelo meu trabalho porque eu e minha familia precisamos de alimentação, roupas, higiene, saneamento, moradia, transporte, e até lazer.
É muito estranho que somente os grandes tenham a força para obterem a justiça. A justiça não está sendo cega. Quanto tempo os donos do megaupload ficarão presos? EU acho que na altura do campeonato ele já ganhou muito dinheiro com o site e no momento essa perseguição é momentanea. Se ele ficar preso vai ser só por uns 6 meses no máximo. Após isso ele corre o risco de ser contratado por algum Google da vida.
Todo o sistema é super buRRocratico e corrupto para que os pequenos tenham acesso a essa justiça. Por isso eu acredito que as idéias do Anonymous devem mesmo repercutir no mundo. São equivalentes ao que os 99% da população pensam. Tanto quanto ao que falam da corrupção quanto ao que falam da burrRROcracia. Mas sinceramente, quem me garante que esse grupo não é controlado por alguem dos governos para limitarem os ataques a alvos falsos? Pode ser paranoia, mas desconfiar é algo que todo mundo deveria fazer. Acho que quem quer ser um haquer ativista deve ter sua propria célula. Como os terroristas. A Estratégia do terrorista para a célula é que se vc for pego, somente sua celula será desmanchada. Sem afetar o trabalho das outras celulas. Mas se seguirem os alvos dos Anonymous poderão ser pegos ou poderão fazer trabalhos em vão.
Eu acredito que todo o poder deveria ser limitado. Se alguem chegasse a esse limite, qual intresse em obter mais?

mauricioadl

é dose hein!? Basta um comentário como este na china para você ser tirado de circulação sem ninguém ficar sabendo. Só passando por lei de sigilo que nego da valor na liberdade de expressão.

na china nao eh necessario esse tipo de comentario, pois a indole do povo chines eh outra.

infelizmente nós brasileiros somos corruptos! esta em nossas raizes!

B

Mas eles cobravam por um serviço ilimitado de armazenamento, não tem como eles controlarem o conteúdo que é disponibilizado…

Se o dono de uma loja vende uma arma para uma pessoa e ela mata outra, o dono deve ser indiciado como cúmplice de homicídio?! Não foi ele quem puxou o gatilho… Mas respeito sua opinião…

jonathan_Coelho

Acho que a maioria dos sites nem participaram dos protesto de ontem por que é muito pouco provável que essa lei passe no congresso americano, porque é ano de eleição, se passar o presidente ainda pode vetar a aprovação. as possibilidades são muito remotas de ir em frente esse projeto em ano de eleição pelos states.

Segundo o G1

"A Casa Branca também se manifestou contra os projetos, afirmando que eles podem atentar contra a liberdade de expressão na internet. Sem o apoio, eles podem sofrer modificações ou até serem diluídos no Congresso e no Senado americanos.
Em mensagem publicada em seu blog no último fim de semana, a Casa Branca afirmou que não pode apoiar “um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global”

vai acabar em pizza isso aí…e a grana que as produtoras e gravadoras deram pros políticos atravez de lobistas não vão voltar pro bolso delas.

luistiagos

Assinem ai a petição criada pelo Google contra o SOPA e PIPA…

https://www.google.com/landing/takeaction/

Luiz_Augusto_Prado

Mas eles cobravam por um serviço ilimitado de armazenamento, não tem como eles controlarem o conteúdo que é disponibilizado…

Se o dono de uma loja vende uma arma para uma pessoa e ela mata outra, o dono deve ser indiciado como cúmplice de homicídio?! Não foi ele quem puxou o gatilho… Mas respeito sua opinião…

É isso ai. Também penso a mesma coisa.
O Problema é de quem usa a ferramenta.
Eles querem é obrigar que quem ofereça esse tipo de serviço verifique as leis de direitos autorais.
Isso é impossível sem tocar no direito de privacidade.
O mundo tem é que cair na real: Ou abre todo o conhecimento criando um mundo livre e justo ou proibe todo o tipo de cópia e leva a humanidade a estagnação.
Hoje já existe até prototipagem. Como é que vão proibir isso?
As leis de direitos autorais é que estão furadas. Não acho que uma ideia nasce na cabeça de uma pessoa isoladamente. No fundo tudo é resultado da demanda gerada pela fermentação social. Quem tem a grana registra primeiro. As vezes nem foi o inventor, mas só de ter o dinherio foi o primeiro a registrar. Quem viu o filme “Piratas do vale do silicio”? Quem se lembra de como o Bill Gates ganhou dinheiro comprando um software de um gênio de verdade e vendendo o mesmo à IBM?

Esse sistema só beneficia oportunistas. Quanto custa uma patente internacional? Alguem já se informou do preço disso?
O Nosso Amigo Nélio Nicolai, que era pra ser o verdadeiro homem mais rico do mundo, foi roubado graças a essa porcaria de leis que só beneficiam quem tem o controle e o poder.

V

Ha… A velha tática de mudar o discurso para uma questão de “liberdade”.

Desculpa, mas você não é livre para decidir o que fazer com o trabalho dos outros.

Leozin

você tem algum argumento sério pró-SOPA?

J

mauricioadl:

na china nao eh necessario esse tipo de comentario, pois a indole do povo chines eh outra.

infelizmente nós brasileiros somos corruptos! esta em nossas raizes!

não tem nada a ver a corrupção com a opressão. Por exemplo, você pode dizer e fazer o que quizer aqui no brasil. A corrupção se resume a simples questão de dinheiro. Na china é diferente. A opressão é contra a liberdade de expreessão. O jornalismo nem funciona direito lá. Par você ter uma idéia é um sacrifício enviar um email de servidores chineses para brasileiros. O google e vários outros sites de pesquisa são bloqueados por lá.

V

Leozin:

Confesso que não conheço esse tal de SOPA. Mas a idéia é compensar os autores pelo seu trabalho?

Se for é um ótimo argumento.

Luiz_Augusto_Prado

vargas:
Luiz Augusto Prado:

O mundo tem é que cair na real: Ou abre todo o conhecimento criando um mundo livre e justo ou proibe todo o tipo de cópia e leva a humanidade a estagnação.

Ha… A velha tática de mudar o discurso para uma questão de “liberdade”.

Desculpa, mas você não é livre para decidir o que fazer com o trabalho dos outros.

Quer saber sobre o que eu penso do trabalho dos outros? Então dá uma lida aqui filhinho:

O que eu quis dizer desse projeto é que ele só vai beneficiar alguns poucos milhonarios.
A lei dos direitos autorais já existe é só torna-la acessivel a todos e po-la em pratica sem invadir a privacidade alheia e a liberdade de expressão.
O inventor do Bina é só um exemplo de que existem 2 pesos e 2 medidas.
Se for pra ser sempre assim, que se danem as leis de direitos autorais. E como o bob_sponja disse: “Se o dono de uma loja vende uma arma para uma pessoa e ela mata outra, o dono deve ser indiciado como cúmplice de homicídio?! Não foi ele quem puxou o gatilho… Mas respeito sua opinião…”

Luiz_Augusto_Prado

Agora o bicho vai pegar…
Mexeram com 99% da população e agora quem foi financiado para aprovar o SOPA e o PIPA se ferraram:

Pra quem não tá sabendo os partidos americanos receberam muito dinheiro das empresas que querem o SOPA e o PIPA.
Acho que vai ser um tiro no pé.

M

vargas:
Leozin:

Confesso que não conheço esse tal de SOPA. Mas a idéia é compensar os autores pelo seu trabalho?

Se for é um ótimo argumento.

A polêmica do SOPA é porque se o site hospedar ou divulgar pirataria, será criminalizado. Não por pirataria, mas por facilitação dela. Então facebook, Google e sites que hospedarem conteúdo pirata estarão comprometidos. O argumento contra é que é praticamente impossível ou inviável pra eles fiscalizarem seu conteúdo. E extrapolam dizendo que se o governo fiscalizar pode prejudicar a liberdade de expressão.

Quanto ao Megaupload, tem mais é que fechar mesmo. Todo mundo sabe que era usado pro pessoal copiar softwares, música e vídeos piratas.

E concordo com você, quem decide o que deve ser livre ou não é o artista ou quem criou o conteúdo, não somos nós só porque queremos de graça. Como o vinigodoy falou, é por esse tipo de pensamento que são criados esses projetos.

Quanto ao exemplo dos vendedores de armas do colega lá atrás, péssima comparação. O vendedor de armas não pode vender pra qualquer um, se o fizer, vai ser criminoso também. Não por homicídio, mas por um crime apropriado, da mesma forma que o megaupload não foi fechado por piratear, mas por armazenar pirataria.

E nas vendas de armas o vendedor deve ter toda a documentação que identifica pra quem vendeu e é obrigado a fornecer às autoridades competentes. Seria como se o megaupload tivesse de fornecer o IP de cada pessoa que publica e baixa seus arquivos. Isso é o PIPA.

ViniGodoy

Concordo totalmente com o marcosalex.

O PIPA e o SOPA, na verdade, existem por causa de sites como o MegaUpload.
Ele ser fechado no meio das discussões pode até ter sido positivo, pois mostra que a polícia tem meios para prender criminosos sem recorrer a meios extremos como essas medidas.

É bom não confundir as coisas. A pirataria já é crime. As práticas do MegaUpload sempre foram criminosas e serviam de argumento para fortaceler a aprovação dessas leis.
O que ocorreria com o SOPA e o PIPA é que, para variar, gente de boa fé (como a Wiki) acabaria pagando o pato por gente de má fé.

É bom lembrar que leis traçam exatamente o limite do que é considerado liberdade e o que é considerado libertinagem.
Leis sempre vão contra sua liberdade. Seja de expressão, de ação, etc. Ninguém pode fazer tudo o que quer.
Mas é importante para o entendimento da sociedade que o prejuízo de liberdade, nesse caso, é maior do que o benefício que as leis eventualmente pudessem trazer.

LucasAdri07

Já viram a atual situação dos sites de upload e downlaod?

MegaUpload - Fechado.

FileServe - Fechando não vende premium.

FileJungle - Excluindo arquivos. Bloqueado nos EUA.

UploadStation - Bloqueado nos EUA.

FileSonic - as notícias estão arbitrarias (sob investigação do FBI).

VideoBB - Fechado! deve sumir em breve.

Uploaded - Banido dos EUA e o FBI vai atras dos donos que sumiram.

FilePost - Deletando todo material (so vão deixar executaveis, pdfs, txts)

VideoZer - Fechando e bloqueado nos paises afiliados aos USA.

4shared - Excluindo arquivos com copyright e aguarda na fila do FBI.

MediaFire - Convocado a depor nos proximos 90 dias e tera de abrir as portas pro FBI

Torrente org - poderá sumir com tudo em até 30 dias “ele esta sob investigaççao criminal”

Rede Share mIRC - aguarda a decisão do caso Torrente para continuar ou encerrar tudo.

KoshiKO - operando 100% japão não ira aderir ao SOPA/PIPA

Shienko Box - operando 100% china/korea não irão aderir ao SOPA/PIPA

ShareX BR - grupo UOL / BOL / iG dizem que não irão aderir ao SOPA/PIPA"

ViniGodoy

Fechar ou não sites com pirataria não tem nada a ver com SOPA ou PIPA.

Luiz_Augusto_Prado

S.O.P.A. = DITADURA digital :

Criado 20 de janeiro de 2012
Ultima resposta 23 de jan. de 2012
Respostas 28
Participantes 16