Em qual java faço isso?

22 respostas
J

Ola,

Antes de comecar e chorar com as minhas duvidas peço desculpas caso esteja colocando este topico em lugar incorreto.

Aqui na empresa desenvolvemos programas utilizando VFP6 da Micro… e gostariamos de migrar pra java em linux Ubuntu que alem de fazer tudo que precisamos roda em diversas plataformas.

Entretanto no site do fabricante existem diversos tipos de java e queremos continuar desenvolvendo sistemas para desktop ( que ainda nao necessitam rodar na internet ), mas estamos com duvidas qual deles pode ser capaz de fazer o que mostra a seguinte imagem :

Alguns dos recursos acima demonstrados :
Grade
Acesso rapido por F2/F3/F4 e etc.
Icones animados qdo passa o mouse por cima
Auto explicativo ao passar o mouse aparece o que faz determinada opcao
Previsao de relatorios na tela com opcao de despacho para impressoras locais e na rede
Formularios abrindo sobre formularios ( buscas rapidas )
Box de edicao ( nao tem na imagem mas usamos muito )
Bancos de dados SQL ( no caso acima usamos Cursores virtuais com tecnologia Rushmore )
ACesso a diversos bancos de dados simultaneamente
Exportar a base de dados para os formatos XLS,DOC,PPT e etc

Obrigado pela atençao e conto com as sujestoes de vcs ! :stuck_out_tongue: 8)

22 Respostas

JavaSplinter

De acordo com o que vc disse, creio que uma aplicação GUI ja seria o suficiente, se é isso que vc quer dizer com “em qual java faça isso?”

obs: a pergunta ficou um pouco em aberto.

abraço!

andrerios

O bom e velho (e complicado no inicio) SWING! so precisa do JDK (ja q vai fazer projeto novo use o Java 6 mesmo). É Java SE mesmo.

abraço!

Pedrosa

De uma olhada em SWING ou SWT para construção da interface gráfica que são do JSE, para geração de relatórios de uma pesquisada na dupla Ireport e JasperReports, estude as tecnologias a após ter alguma noção, baixe o NetBeans para criação das interfaces com alta produtividade.

J

Obrigado a todos por responderem, entao se eu instalar o Netbeans para linux terei acesso a este Swing ?

E quanto aos comentarios que escutei dizendo que tem java para : internet, desktop, clocks de forno de microondas. Isso é em locais separados certo ?

JavaSplinter

É assim

O Java está dividido basicamente em 3 partes:

JEE - Java Enterprise Edition (para servidores, internet, basicamente é isso)
JSE - Java Standart Edition (é para o tipo de aplicação que vc precisa)
JME - Java Micro Edition (para aparelhos móveis, celulares por exemplo)

Bom, eu não tenho muita certeza sobre o NetBeans para linux.

abraço!

peczenyj

Swing vem com o java ‘padrão’ :wink:

fabim

J2SE 5.0 + SWING + ECLIPSE/NETBEANS + HIBERNATE + MYSQL/FIREBIRD

Com isso ai vc desenvolve excelentes aplicações desktop.

Mas e importanta conhecer a linguagem antes. O desconhecimento de Java é o fator principal de existirem tantos projetos ruims,
tantas perguntas repetidas aqui no forum e tanta reclamação dizendo que e lento, que é pesado, que é dificil de programar etc…

J

JavaSplinter:
É assim

O Java está dividido basicamente em 3 partes:

JEE - Java Enterprise Edition (para servidores, internet, basicamente é isso)
JSE - Java Standart Edition (é para o tipo de aplicação que vc precisa)
JME - Java Micro Edition (para aparelhos móveis, celulares por exemplo)

Bom, eu não tenho muita certeza sobre o NetBeans para linux.

abraço!

Acho que estou comecando a entender, entao o que preciso é JSE, mas neste aplicativo vou poder utilizar bancos de dados free como o MYSQL ?

J

Entao este Swing é um outro aplicativo ?

JavaSplinter

Ah, entendi sua dúvida

O Swing é um pacote que vem com o Java e não com o netBeans, então creio que vc não vá ter problema.

Baixe a JDK no site da Sun!!

J

fabiocsi:
J2SE 5.0 + SWING + ECLIPSE/NETBEANS + HIBERNATE + MYSQL/FIREBIRD

Com isso ai vc desenvolve excelentes aplicações desktop.

Mas e importanta conhecer a linguagem antes. O desconhecimento de Java é o fator principal de existirem tantos projetos ruims,
tantas perguntas repetidas aqui no forum e tanta reclamação dizendo que e lento, que é pesado, que é dificil de programar etc…

Entendi, tenho experiencia mas em outras linguages para windows, tenho tambem experiencia em Linux.

Mas infelizmente nenhuma em Java, mas como estou querendo me livrar da toda poderosa Micros… quero apreender o Java.

Tambem li que é a melhor ou uma das melhores.

JavaSplinter

Sobre o banco não há nenhum problema, dá pra usar o mySql sim, basta fazer o download.

J

Entendi, entao vou fazer o download deste netbeans para linux e achar aonde fica este swing.

Obrigado a todos pela ajuda

JavaSplinter

Antes de instalar o netBeans é melhor que vc instale a JDK, no site da sun vc encontra rapidinho

http://www.sun.com

J
Em linux ao executar a pesquisa sobre o que tem de java disponivel aparece o seguinte :

netbeans5.5 - NetBeans IDE for development of applications in Java

netbeans5.5-doc - NetBeans IDE documentation bundle

netbeans5.5-ja - NetBeans IDE (Japanese Localization)

netbeans5.5-platform - NetBeans Platform for building rich desktop applications in Java

netbeans5.5-platform-ja - NetBeans Platform (Japanese Localization)

netbeans5.5-platform-pt - NetBeans Platform (Portuguese Localization)

netbeans5.5-platform-zh - NetBeans Platform (Chinese Localization)

netbeans5.5-pt - NetBeans IDE (Portuguese Localization)

netbeans5.5-zh - NetBeans IDE (Chinese Localization)

Estou em duvida se tenho que instalar o netbeans5.5 e o complemento netbeans5.5-platform-pt

É assim mesmo que o java funciona, diversos pacotes interagindo em uma aplicacao ?

JavaSplinter

cara eu realmente não tenho certeza, na verdade eu sempre usei no windows

mas fica tranquilo que daqui a pouco alguém dá um alô!!

vhuzalo

Amigo eu passei pela mesma tua experiência, vim de uma linguagem chamada Clarion, e no início é bastante confuso mesmo…

Antes de decidir migrar tudo aí na tua empresa, dá uma boa olhada em como as coisas funcionam em java, na real, a linguagem em si é simples, a questão aqui é a plataforma…

Pelo que eu vi, estás confuso com swing, acesso a banco, aplicações GUI etc…

O swing é um pacote de classes que são responsáveis por criar aplicações gui, não é uma aplicação separada.

O acesso a banco é feito através de outro pacote ou framework, o jdbc, que a princípio acessa qualquer um dos bancos mais utilizados hoje em dia.
Bom, mexer apenas com jdbc puro, dá muito trabalho, para isto existem outros frameworks que servem de camada de abstração ao jdbc que facilitam muito o desenvolvimento, como o Hibernate, TopLink etc…

Quanto as IDE’s, o netbeans e o eclipse funcionam perfeitamente no Ubuntu, eu uso em casa e funciona muito bem!

Acho que era isso, qqr coisa, solta o grito ae!
:thumbup:

J

Estou comecando a entender os codigos e nomes que vcs estao utilizando.

No VFP da Micrso… temos uma janela principal com diversos niveis de acesso, olha a imagem abaixo :

Entao temos :
ALL - todos as opcoes
DATA - BAncos de dados em dbf, cursores, e relatorios rapidos
DOCS - Formularios, relatorios e etiquetas
Classes - Classes diversas
Code - Programas em prg
Others - Imagens, ico e etc

Acho que se eu me familiarizar com o Netbeans nao devo ter problemas

J

Alguem sabe aonde posso encontrar alguns exemplos ( pode ser só a imagem mesmo ) de telas parecidas com a primeira que postei ou que tenham aqueles recursos ?

Estou ansioso pra comecar logo a me familiarizar com o java…

andrerios

Kra faz o seguinte… pára TUDO q você está fazendo e comece do zero limpe td da sua mente q vc viu ate aki hehehe

lê essa apostila de cabo a rabo fazendo os exercicios (sei q vc nao deve ta com tto tempo assim, mas pelo menos pra vc se interar com o q é Java, como é a linguagem, etc…

Apostila: http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

nao adianta vc querer sair fazendo janela, conexao ao banco, etc sem saber como a linguagem funciona, orientacao a objetos, etc. dá muito mais trabalho vc aprender do dificil e ter q sair procurando respostas pra coisas q sao a base.

e qqer duvida so dar uma olhada se nao existe topico ja existente e postar um novo caso nao exista :wink:

abraco!

J

andrerios:
Kra faz o seguinte… pára TUDO q você está fazendo e comece do zero limpe td da sua mente q vc viu ate aki hehehe

lê essa apostila de cabo a rabo fazendo os exercicios (sei q vc nao deve ta com tto tempo assim, mas pelo menos pra vc se interar com o q é Java, como é a linguagem, etc…

Apostila: http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

nao adianta vc querer sair fazendo janela, conexao ao banco, etc sem saber como a linguagem funciona, orientacao a objetos, etc. dá muito mais trabalho vc aprender do dificil e ter q sair procurando respostas pra coisas q sao a base.

e qqer duvida so dar uma olhada se nao existe topico ja existente e postar um novo caso nao exista :wink:

abraco!

Pessoal,

Muito obrigado pelas explicacoes que foram fornecidas.

Abraços

raikk0n3n

netbeans5.5 - NetBeans IDE for development of applications in Java

ou em portugues

netbeans5.5-pt - NetBeans IDE (Portuguese Localization)

Criado 22 de novembro de 2007
Ultima resposta 22 de nov. de 2007
Respostas 22
Participantes 8