Em quantas linguagens vocês programam?

103 respostas
marcelomartins

Eu estava me perguntando, qual o limite de linguagens de programação é possivel utilizar antes de dar um nó na cabeça do nego :crazyeyes: :crazyeyes:

Ai eu pergunto, em quantas linguagens vocês estão programando? não vale as inativas e linguagens que não usam a mais de 1 ano, somente as que linguagens de programação que estão utilizando atualmente…

Minha listinha por ordem de importância para mim:
:arrow: Java
:arrow: PHP
:arrow: Javascript
:arrow: Python
:arrow: C#

103 Respostas

aborges

:arrow: JAVA
:arrow: ASP
:arrow: C ( Mais ou menos ! )
:arrow: PASCAL
:arrow: DELPHI
:arrow: ASSEMBLY ( Soh nos tempos de escola, mas ainda lembro um poquinho )
:arrow: VB :roll:
:arrow: JAVASCRIPT
:arrow: VB NET ( Fiz o curso, mas nunca trabalhei com o danado ! )
:arrow: Nao lembro mais… To com a cabeca cansada! Programar microndas vale ? :wink:

_fs

Linguagem de Programação:

• Java

Linguagem de Script:

• JavaScript
  • Bocadinho de PHP
maresp

Atualmente só java.

:arrow: C (ansi,  que  faz 2 anos que não faço nada em C);

:arrow: Python (qdo estava aprendendo zope/plone, porém mudei de emprego e ficou meio esquecida);

:arrow: ASP (fiz questão de esquecer);

:arrow: VB (muito pouco, mas tb fiz questão de esquecer);
W

Atualmente só java, mas conheço outros linguagem como:
:arrow: C/C++
:arrow: VB / ASP
:arrow: Delphi / Pascal
:arrow: javaScript
:arrow: java

danieldestro

ABAP4, Ada, Algol-60, Algol-68, APL, AppleScript, Asm-6502, Asm-68000-Amiga, Asm-68000-ST, Asm-68008, Asm-IBM-370, Asm-Intel, Asm-PDP11, Asm-Z80-Console, ASP-JavaScript, ASP-VBS, awk,
B, Basic, BCPL, Beta, BrainFxxx, BS2000,
C++, C+±ISO, C+±MFC, C+±Qt, C-Ansi, C-Curses, C-GEM, C-Intuition, C-K+R, C-Objective, C-PresManager, C-Sharp, C-Windows, C-X11-Athena, CAML-Light, Cobol,
dBase, Delphi, Dylan,
Eiffel, Elan, Erlang, Euphoria,
Focal, Forth, Fortran, Fortran77, FortranIV,
Gofer, GynkoSoft,
Haskell, HDX, HP-41C, HP-48, HTML,
IBM-Exec, IBM-Exec2, ici, Icon, Informix-4GL, InstallScript, Intercal,
Java, Java-Mobile, Java-Server-Pages, Java-Servlet, JavaScript, JCL,
Limbo, Lisp, Logo, lua,
MACRO10, Modula-2, MSDOS,
Natural, NewtonScript,
Oberon.oberon, Oberon.std, Occam, OPL.dialog, OPL.simple, OZ,
Pascal, Pascal-Windows, Perl, PHP, Pike, PL-SQL, PL1, Pocket, Postscript, Profan, Prolog, Python,
REALbasic, Rebol-view, Rexx, Rexx.simple, Rexx.window, Ruby,
SAL, Sather, Scheme, Self, SenseTalk, Setl2, Shakespeare, Smalltalk.simple, Smalltalk.window, SML, Snobol, SPL, ST-Guide,
Tcl, TeX, Texinfo, TI-59, TI-8x, Tk, TSO-CLIST, Turing,
Unix,
Vatical, VAX-Macro, VisualBasic, VMS,
XHTML

aborges

“danieldestro”:
ABAP4, Ada, Algol-60, Algol-68, APL, AppleScript, Asm-6502, Asm-68000-Amiga, Asm-68000-ST, Asm-68008, Asm-IBM-370, Asm-Intel, Asm-PDP11, Asm-Z80-Console, ASP-JavaScript, ASP-VBS, awk,
B, Basic, BCPL, Beta, BrainFxxx, BS2000,
C++, C+±ISO, C+±MFC, C+±Qt, C-Ansi, C-Curses, C-GEM, C-Intuition, C-K+R, C-Objective, C-PresManager, C-Sharp, C-Windows, C-X11-Athena, CAML-Light, Cobol,
dBase, Delphi, Dylan,
Eiffel, Elan, Erlang, Euphoria,
Focal, Forth, Fortran, Fortran77, FortranIV,
Gofer, GynkoSoft,
Haskell, HDX, HP-41C, HP-48, HTML,
IBM-Exec, IBM-Exec2, ici, Icon, Informix-4GL, InstallScript, Intercal,
Java, Java-Mobile, Java-Server-Pages, Java-Servlet, JavaScript, JCL,
Limbo, Lisp, Logo, lua,
MACRO10, Modula-2, MSDOS,
Natural, NewtonScript,
Oberon.oberon, Oberon.std, Occam, OPL.dialog, OPL.simple, OZ,
Pascal, Pascal-Windows, Perl, PHP, Pike, PL-SQL, PL1, Pocket, Postscript, Profan, Prolog, Python,
REALbasic, Rebol-view, Rexx, Rexx.simple, Rexx.window, Ruby,
SAL, Sather, Scheme, Self, SenseTalk, Setl2, Shakespeare, Smalltalk.simple, Smalltalk.window, SML, Snobol, SPL, ST-Guide,
Tcl, TeX, Texinfo, TI-59, TI-8x, Tk, TSO-CLIST, Turing,
Unix,
Vatical, VAX-Macro, VisualBasic, VMS,
XHTML

Soh isso !! :twisted: :twisted: :twisted:

danieldestro

Esquecí do Groovy.

cv1

…e de falar a verdade, tambem :mrgreen:

D

:arrow: Clipper (OO ao extremo com Class(y) – :lol: )
:arrow: Visual Basic (I rate DLLs)
:arrow: Pascal (saudades)
:arrow: Assembly (nos tempos ingênuos do TK [Z80], MSX [Z80A] e XT – to ficando velho :frowning: )
:arrow: JavaScript

VBScript conta? Acho que não!
Será que tb tá valendo os dialetos SQL (SPs)? Aff…

_fs

Daniel, não seja um mentiroso!

lipe, que usa qualquer desculpa para usar seus emoticons style

Rubem_Azenha

JAVA
Delphi
Pascal
PHP
C/ C++ /só console…
Quick Basic (ehehehehhe, tinha uns 10 anos de idade qndo programei em QBasic… retomei nas férias)
VB(AAAGH)

louds

Java, scheme, bash, javascript, assembly e c/c++.
Usei todas elas ao longo dos últimos 12 meses.

Rubem_Azenha

“louds”:
Java, scheme, bash, javascript, assembly e c/c++.
Usei todas elas ao longo dos últimos 12 meses.

scheme e bash?

pcalcado

Usei hoje:
C/C++, Java, ksh, bash, tcsh, perl

Sei lá, linguagem por linguagem é fácil, o complicado são conceitos…isso sim é difícild e pegar. ler 50 páginas te ensinam facilmente 90% das linguagens que conheço…

tnaires

Heh… foi minha primeira linguagem. Aliás, tenho no meu pc ainda a primeira versão do Visual Basic (para DOS…)
Tô trabalhando com Delphi e estudando Java na facul (e doido pra descolar um projeto).

pcalcado

[tirando onda]
PC? Ahh, fala sério. Meu TK2000 tá bombando ainda!

:smiley:

[/tirando onda]

jack_ganzha

Nos ultimos 12 meses, Java, Perl, PHP, Haskell, C e algumas brincadeirinhas com Python.

Concordo. O mais complicado é entender conceitos tipicos da linguagem e conhecer as bibliotecas.

valeuz…

brlima

Nos ultimos 3 anos

“linguagens”:
Visual Basic, Java, Forms e PL/SQL ( que acho que sao a mesma )

No geral

“linguagens”:
Basic, DBase, Cobol, C++, Clipper, FoxPro, IDEO, e mais algumas que nao lembro…

Mas é só me dar um livro e 3 dias que ja to programando em outra linguagem :smiley:

Huahauhauahauaha…

richardpeder

Vale as linguagens em que já programei um dia?! 8) :smiley:

:arrow: Java (Client e WEB)
:arrow: VB
:arrow: Delphi
:arrow: Pascal (arghhhh!!) :slight_smile:
:arrow: C(argggh2!!!) :slight_smile:
:arrow: Oracle Forms e Reports

ate mais…

Rafael_Steil

Richard, vc diz “argh” pra C mas nao diz pra Oracle Forms??? :expressionless:

Rafael

Rubem_Azenha

o que que vc tem contra pascal!??

pascal é demais!

louds

Bash eu andei usando para fazer tudo quanto é glue-code e gambiarra, shell scripting é util pacas.

Quanto a scheme, qual o problema? Me dei o objetivo de aprender direito 1 linguagem functional e acabou sendo scheme, dado que tem interactive shells de scheme como applets java.

Lig

:arrow: Java (J2EE)
:arrow: PL/SQL (oracle)
:arrow: bash

Daniel_Quirino_Olive

:arrow: Groovy
:arrow: Ruby
:arrow: IO
:arrow: Boo.NET
:arrow: Python :stuck_out_tongue:

plentz

ASP(VBScript) :frowning:
Começando com ColdFusion :roll:
Java–
JScript±
PHP de vista

louds

O cv tentou me fazer usar IO, mas o negocio é amador e porco demais pra ser levado a sério.

cv1

“Daniel Quirino Oliveira”:
:arrow: Ruby
:arrow: IO
:arrow: Boo.NET
:arrow: Python :P

Exatamente a mesma lista, mas troca C# por Bash :smiley:

F

“richardpeder”:

Desde quando isso é linguagem?

Delhpi usa Pascal que tu ja indicou e Forms/Reports usam PL/SQL e SQL :stuck_out_tongue:

]['s

danieldestro

“Rafael Steil”:
Rafael

Pensei exatamente a mesma coisa! :smiley:

dsiviotti

Não confundam Pascal com Object Pascal. Tirando uns malucos que usam compiladores gratuitos e coisas do tipo, o Object Pascal só é usado no Delphi mesmo.

Faltou no início do post o critério para se definir linguagem em que você programa. Aquele Cobol que apredenu na faculdade não vale.

J
  • Java
  • Python
  • PHP
  • C / C++
  • Pascal / ObjectPascal
  • Clipper / xHarbour
  • Se considerarem linguagem, têm ainda: Javascript, SQL, Shell Script etc.
V

Graças a mim mesmo, saí do meu trampo e não tenho que me sujeitar a mexer com VB no ASP mais… “arrggg huuuggooo!!”

:arrow: PHP (eu acho porkinhu, mas sussa)
:arrow: Javascript (eu não gosto, acho que fede ter que mexer nesse barato fedido… mas isso é culpa dos browsers… JS até que é legal em si…)

richardpeder

“danieldestro”:
“Rafael Steil”:
Rafael

Pensei exatamente a mesma coisa! :D

Acho que é pq vi C na facul…e trampei com Forms…deve ser pq temos complexo das materias que vemos na facul… :slight_smile:

ate mais…

boaglio

BASIC é como sarampo… todo mundo pega qdo criança :lol:

As vezes pra rodar as coisas no meu emulador de MSX eu uso
o comandinhos do MSX-BASIC, hehehe

marcelomartins

Putz…, tu ta nessa vidinha também… :o

Esqueci de por ColdFusion na minha lista… :frowning:

oliveirarenan

:arrow: ABAP 4
:arrow: Assembly
:arrow: .Net (naum me apedrejem… :lol: )
:arrow: C / C++

falow []

oliveirarenan

Daniel: ABAP4, Ada, Algol-60, Algol-68, APL, AppleScript, Asm-6502, Asm-68000-Amiga, Asm-68000-ST, Asm-68008, Asm-IBM-370, Asm-Intel, Asm-PDP11, Asm-Z80-Console, ASP-JavaScript, ASP-VBS, awk, B, Basic, BCPL, Beta, BrainFxxx, BS2000, C++, C++-ISO, C++-MFC, C++-Qt, C-Ansi, C-Curses, C-GEM, C-Intuition, C-K+R, C-Objective, C-PresManager, C-Sharp, C-Windows, C-X11-Athena, CAML-Light, Cobol, dBase, Delphi, Dylan, Eiffel, Elan, Erlang, Euphoria, Focal, Forth, Fortran, Fortran77, FortranIV, Gofer, GynkoSoft, Haskell, HDX, HP-41C, HP-48, HTML, IBM-Exec, IBM-Exec2, ici, Icon, Informix-4GL, InstallScript, Intercal, Java, Java-Mobile, Java-Server-Pages, Java-Servlet, JavaScript, JCL, Limbo, Lisp, Logo, lua, MACRO10, Modula-2, MSDOS, Natural, NewtonScript, Oberon.oberon, Oberon.std, Occam, OPL.dialog, OPL.simple, OZ, Pascal, Pascal-Windows, Perl, PHP, Pike, PL-SQL, PL1, Pocket, Postscript, Profan, Prolog, Python, REALbasic, Rebol-view, Rexx, Rexx.simple, Rexx.window, Ruby, SAL, Sather, Scheme, Self, SenseTalk, Setl2, Shakespeare, Smalltalk.simple, Smalltalk.window, SML, Snobol, SPL, ST-Guide, Tcl, TeX, Texinfo, TI-59, TI-8x, Tk, TSO-CLIST, Turing, Unix, Vatical, VAX-Macro, VisualBasic, VMS, XHTML

Esse kra existe???
:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:

Armitage

Na ordem em que trabalhei…

:arrow: Clipper Summer 87
:arrow: OPL (linguagem proprietária da Psion)
:arrow: C
:arrow: Visual Basic
:arrow: C++

urubatan

na ordem em que trabalhei, se não esquecer de nenhuma, é mais ou menos isto:
:arrow: C++ (C++ Builder, Turbo C, Visual C++ 5)
:arrow: SQL (diversos sabores, de access a SQL Server, Firebird, Postgres, Sybase e Oracle, e não, MySQL não é banco de dados mas esta nesta lista também, ja que permite consultas em SQL :slight_smile: )
:arrow: HTML, JS, VBScript, XHTML, CSS, CSS2
:arrow: ASP/JScript
:arrow: VBA (o VB embutido no office)
:arrow: Leather (linguagem de reles, utilizada para programar CLPs)
:arrow: Assembly
:arrow: ColdFusion
:arrow: PowerBuilder (muito pouco, não cheguei a dominar a ferramenta)
:arrow: Bash
:arrow: Perl
:arrow: Expect

acho que foi isto, a maioria das linguagens se repete algumas vezes no percurso, e atualmente to usando Java e varias das coisas especificadas no W3C para internet :slight_smile:
[editado]
Esqueci de colocar as linguagens que aprendi por culpa principalmente do java:
:arrow: XPath
:arrow: XSLT
:arrow: Velocity
:arrow: EL
:arrow: OGNL
:arrow: HQL
:arrow: JDOQL
:arrow: EJBQL

e dialetos diversos destas todas :slight_smile:
[/editado]

Rubem_Azenha

alguém por acaso pode me falar para que serve as liguagens python e perl?

pcalcado

Para criar programas de computador.

richardpeder

:shock: :shock: :shock: :shock:

ate mais…

oliveirarenan
MySQL não é banco de dados mas esta nesta lista também, ja que permite consultas em SQL

humm…
naum entendi???

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:[/code]

urubatan

“oliveirarenan”:
MySQL não é banco de dados mas esta nesta lista também, ja que permite consultas em SQL

humm…
naum entendi???

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

MySQL é qualquer coisa, menos um banco de dados, parece mais um repositorio de tabelas.

ele não tem suporte para Integridade referencial (tahh, ai vão falar das tabelas do tipo InnoDB, mas ai ele perde quase 50% da super velocidade que é a maior vantagem dele)
não tem um suporte descente para subselects
não tem suporte para triggers nem procedures (não que eu ache que isto seja um grande problema, mas são recursos a menos no banco)
o FTS dele se perde para palavras com 4 letras ou menos

mas se tu só quer depositar teus dados em algum lugar, ele é um bom depósito e também muito rápido :slight_smile:

MarcusGoncalves

Hummm… :roll:
Cerca de 2.
:arrow: e as outras.

Marcelao

Em ordem cronológica…

• Pascal (Turbo Pascal)
  • C
  • Clipper (eu detestava, sério)
  • Object Pascal (Delphi)
  • VBA
  • VBScript/ASP e JavaScript
  • Java

Hoje em dias, as 3 últimas da lista.

richardpeder

Sobre o que o urubatan disse (não vou dar mais quote em tópico… :slight_smile: )

Muitos não consideram o MySQL banco mesmo…eu assisti varias palestras com DBA’s que disseram que, pelos motivos citados pelo urubatan, não é bd.

ate mais…

Rafael_Steil

“richardpeder”:
Sobre o que o urubatan disse (não vou dar mais quote em tópico… :slight_smile: )

voce pode - e muitas vezes deve - dar quote… mas de quote na parte que interessa, nao nos quote de quote que ja estava em quote :wink:

Rafael

cv1

MySQL eh um sistema de banco de dados relacional, sim senhores. Se nao tem todas as features de um Oracle ou PostgreSQL da vida, paciencia. Mas eh um RDBMS, de acordo com qualquer definicao de RDBMS que voces vao achar por aih. Chega de flames :wink:

urubatan

para ser relacional ele teria que suportar relacionamentos de uma maneira normal, e não com aquela gambi de tipos de tabela, suportando relacionamentos em apenas um dos tipos.

se ele passar a suportar FKs em todos os tipos de tabelas, ai sim, podera ser chamado de RDBMS
por em quanto, só DBMS pra ele

pcalcado

“urubatan”:
se ele passar a suportar FKs em todos os tipos de tabelas, ai sim, podera ser chamado de RDBMS
por em quanto, só DBMS pra ele

Não entendi o porque de suportar tabelas relacionais OU não-relacionais descredenciaria o banco.

Pelo contrário, ele oferece dois tipos de implementação, relacional e depósito-de-dados-muito-rápido. Ter vários tipos de tableas não é gambiarra, é opção.

O fato é que o MySQL é um SGBD® enxuto, rápido e prático. Com a tendência de seguir a boa prática e eliminar processamento dentro do SGBD, é ideal para muitos projetos.

[]s

Rubem_Azenha

mas o que significa um portal de hostagem ter suporte a perl e python?

pcalcado

“microfilo”:

mas o que significa um portal de hostagem ter suporte a perl e python?

Significa que você vai poder utilizar scripts em perl e python se usar os serviços dele.

Rubem_Azenha

e o que estes scripts proporcionam?

pcalcado

Que tal isso e isso?

louds

Voce faltou nas aulas de banco de dados, meu querido. :wink:
Ter ou não integridade referencial é um recurso do banco, não tem relação com ele ser relacional.

Ser um dos RDBMS’s mais pobre em termos de recursos não o torna “menos relacional” que oracle, db2 ou postgresql.

Não que eu seja fã do mysql, mas ai vão duas dicas bem uteis, configure o tipo padrão de tabelas para gemini ou innodb e saiba usar os outros tipos na hora de fazer tunning do banco. Isso já resolve boa parte da sua birra.

kuchma

Parafraseando Louds, nao que eu seja fan do MySQL, mas essa argumentacao batida de que “MySQL nem RDBMS eh” nao cola mais - eh papo de usuario de PostgreSQL com dor-de-cotovelo. :mrgreen:

BTW, PostgreSQL rules. Ainda mais agora que tem versao out-of-the-box para Windows.

Marcio Kuchma

D

Voltando ao assunto do tópico:

Indo por ordem de aprendizado:

:arrow: QBasic (eu adorava!)
:arrow: Clipper (eu odiava!)
:arrow: Cobol (eu programava mesmo, apesar de ter aprendido no colégio)
:arrow: Pascal (na faculdade)
:arrow: C/C++ (na faculdade também!)
:arrow: Java (J2ME)

As que eu dominei de verdade são o Pascal, Cobol e Java… mas nunca ganhei dinheiro com nenhuma delas… sou designer para pagar as contas :oops:

vamorim

Também em ordem cronológica…

:arrow: Clipper
:arrow: Pascal
:arrow: Object Pascal (Delphi)
:arrow: Haskell
:arrow: Prolog

Luca

Olá

Em ordem decrescente, fora aquelas que só fiz Hello World:[list] :arrow: No últimos 6 anos: Java (com entremeios de outras que já esqueci quais)
:arrow: em janeiro do ano passado: C numa coisinha que gostei de fazer
:arrow: sei lá há quantos anos: não me lembro mais…Thanks God![/list]
ah, scripts? os de praxe por pura obrigação.

[]s
Luca

pcalcado

“Luca”:

ah, scripts? os de praxe por pura obrigação.

Nhééé… scripts mandam. E mandam muito. 90% das coisas idiotas e bestas que tenhom que fazer diariamemente faço por scripts. A única coisa que ainda n~çao consegui foi um script para preencher a maldita timeSHIT :lol:

[]s

urubatan

“pcalcado”:
Com a tendência de seguir a boa prática e eliminar processamento dentro do SGBD, é ideal para muitos projetos.

esta é a melhor coisa que tem no MySQL :slight_smile:

um incentivo pro pessoal aceitar não colocar a lógica da aplicação dentro do banco :slight_smile:

Grinvon

No projeto atual estou desenvolvendo com as seguintes linguagens:

:arrow: PL/SQL no Toad

guariba

C/C++

rocha

As que conheço:

Java
ASP
VB
Delphi
Pascal (Essa eu manjo hein)…

Rocha

T

Isto é uma lista do que já vi, não das que efetivamente domino (que são Java, C++, C, Pascal e Basic), e devo ter esquecido alguma coisa. Se for mexer de novo vou consultar todos os manuais (mas mesmo com Java não dispenso o Javadoc…)

Por isso é que você pode ver algumas linguagens com nomes esquisitos…

Mas se você aprendeu uma linguagem de um determinado tipo, as outras basicamente têm sintaxe e filosofia semelhantes. O que pode ser um pouco complicado é aprender uma linguagem como o Prolog ou o Haskell, que têm paradigmas diferentes.

A dica é: não importa muito o número de linguagens que você conheça. É só saber usar o manual e ter uma idéia do que é possível fazer nessa linguagem. Por exemplo, certas coisas não se fazem em C++ em tempo hábil, a menos que se empregue um batalhão de gente, como uma aplicação cheia de telas; e certas coisas não se fazem em Java por pura impossibilidade - você precisa de usar JNI (DLL em C++) ou alguma outra coisa para poder fazer a tal coisa em Java.

Linguagens procedurais e orientadas a objeto:
Ada, Algol, Basic (variantes VB, .NET e outras menos cotadas), C, C++, C#, Eiffel, Fortran, Java (incluindo o Java 5.0 com generics), JavaScript, Modula-3, Pascal (variantes Delphi), Perl, Python, Snobol)

Scripts:
Bourne, C-Shell, DOS Batch

Linguagens não procedurais:
Lisp, Prolog

Linguagens para bancos de dados:
Transact-SQL, PL/SQL, Informix, FoxPro, dBase, Clipper, Paradox

Editoração:
TEX,

Forth-Like:
PostScript, Forth

Assembler:
i386, 8080/Z80, 68000

Outras coisas:
XML (XSTL), HTML

e outras coisas que não se mencionam em público:
Acho que posso ler um programa Cobol, mas não faço questão de saber escrever em Cobol.

T

É mesmo, tinha esquecido que já escrevi alguns programas bem cabeludos em APL e AWK, e scripts SED

Abdon

:arrow: C/C++ (trabalho hoje em dia)
:arrow: JavaScript
:arrow: css stile
:arrow: Quero aprender .net agora

Luca

Olá

Para quem não conhece, APL é uma linguagem dificílima de ler código. Todas as pequenas bobagens que fiz em APL para cálculos de matemática financeira ficaram absurdamente ilegíveis. Acho que foi a linguagem mais compacta que vi em toda a minha vida.

O paper cita um monte de vantagens (???) de APL e diz que surgiu em 1983. Não é verdade, APL apareceu na IBM do Brasil antes de 1980 e lá fora deve ser mais antiga. É horrível!

[]s
Luca

A

Minha Lista é ±

:arrow: C++ -> Trabalhos na Universidade
:arrow: Delphi -> No estágio
:arrow: Java -> No Estágio
:arrow: PHP ->Trabalhos extras
:arrow: Java script, C com menos importancia…

ehehhehehehhhe

abração…

rodolfogs8

ASP
JavaScript
PHP
Html
VB
Java
C

T

BASIC é como sarampo… todo mundo pega qdo criança :lol:

As vezes pra rodar as coisas no meu emulador de MSX eu uso
o comandinhos do MSX-BASIC, hehehe

ehhehe também brinco com isso de vez em quando…

E alguém aqui já brincou com aquele DarkBasic?

peczenyj

Em casa: Basic (MSX)

Faculdade: Pascal, Fortran 77, Ansi C, Fortran 90, Lisp

Primeiro Emprego: Java, PL SQL (oracle), Javascript, Visual Basic (não conta, eu era jockey de IDE)

Atual Emprego: Bash, Awk & Sed, Perl, Python (pouca coisa, infelizmente), Ruby, Lua, VBScript, C# (aprendendo no momento)

Tentei sozinho mas não consegui aprender: Prolog, Z80 Assembly, Haskell, Ada e Whitespace.

G

Nos ultimos 12 meses ( em ordem )
Delphi
PHP
SuperWaba
Java

peron

Algumas aí:

:arrow: Delphi (Object Pascal)
:arrow: SQL
:arrow: HTML, JavaScript, VBScript, XHTML, CSS, CSS2
:arrow: Bash
:arrow: Perl
:arrow: DOS Batch

Não sei se é linguagem, mas é algo complexo:

:arrow: Expressões Regulares

Deve ter mais algumas, mas não lembro agora :slight_smile:

W

Cliper,Dataflex(2.3,3.1,3.0,4.1), C/C++,Delphi(1,2,3,4,5,6),Pascal, Visual Basic,Java,PHP…

Marcio_Nogueira

Java é a única que preciso para desenvolver.

cassio

Marcio_Nogueira:

É, tem gente que gosta de martelar usando chave de fenda de vez em quando…

Linguagens que eu conheço e uso com frequência:

• Java
  • C
  • C++
  • Ruby
  • Javascript
  • shell script

usava Perl antes, mas tem um tempo já que não escrevo nada em Perl…

Proteu_Alcebidiano

Para uso Geral

:arrow: Java, Ruby

Para Algoritmos

:arrow: Ruby, ANSI C

Para produção de conhecimento:

:arrow: LaTeX

T+

marciosantri

Apesar de eu ter instalado o Delphi 1 só pra ver como funcionava, vc é a primeira pessoa que vejo falar que programou com Delphi 1!

*Basic (da série: como vc aprendeu a programar?)
*Clipper (da série: como vc aprendeu a programar?)
Delphi
Java
C#
PL/SQL - Oracle

As duas primeiras eu não me lembro direito como usa. Tem mais um quilo, mas não me digo programador nelas.

Ps: Não venham me falar que Delphi não é linguagem, que é Pascal, etc. É a mesma coisa de comparar Fusca com avião.

Dieval_Guizelini

Quando se tem 2_ anos de experiência esse tipo de pergunta fica indelicada, mas eu concordo com o Luca e o Thigol,do que eu vi no passado, acho que a mais indigesta foi a apl mesmo. Lógico que de vez enquanto a gente se depara com uns códigos que jamais deveriam ter sido escritos… (programadores que aprenderam na marreta e se acham bons de mais para estudar lógica, estrutura de dados e algoritmos).

Mas nos últimos 12 meses que foi a pergunta lançada, eu trabalhei com:

Java (sou mediano, dependo muito do javadoc e frequentemente recorro a tutoriais e exemplos na web)
PHP (já estou em baixa, dominei bem na época da versão 4, atualmente apenas manutenção e poucos projetos de integração)
C (Alguém ai já disse, quando se precisa de código jni…, os trabalhos de rede neuronais e alguns brinquedos no linux…)
VB (eh bravo dar manutenção em código legado, mas já que pagam…)
ASP (prefiro não comentar)
Oracle PL/SQL (apesar de ainda ser procedural, o Oracle é muito bom… faz falta nos outros SGBD ter um pouco dos recursos do Oracle)
PostgreSQL PgPL/SQL (muito bom, dos livre eu acredito ser o melhor e conheço bons sgbd…)

Considero aqui o nível de conhecimento, comparado com o que era possível fazer a uns 15 anos, em que um bom programador conhecia a linguagem e a API quase que de cor e praticamente não existiam IDE comparáveis com os padrões atuais. Em fui um programador muito bom em C, Clipper e Delphi.

E dei aulas (no último ano) de MySQL, PostgreSQL, Oracle, Java, …

Com relação aos “imprevistos”, acho que em todos os mercados existem, afinal alguém deu falta do update cascade nas fk no Oracle 10?
O que realmente importa é o tempo que você leva para se adaptar e o tempo para propor uma solução com o menor nível de “soluções ténicas caseiras”.

fw

Dieval_Guizelini

Marcio_Nogueira:

Você é uma pessoa de sorte…

até

Rafael_Afonso

Olá:

As que uso atualmente: Java, JavaScript e um pouco de Groovy. Se quiser ser mais permissivo: SQL, HTML e CSS.
As que já usei no passado: C/C++, Pascal/Delphi, ShellScript.
As que já brinquei um pouco: Python, Ruby.

Grato,

peerless

Por ordem de aprendizado:

mIRC Scripting
Java Script
Pascal
Object Pascal
C/C++
Java
php

W

marciosantri wrote:
vc é a primeira pessoa que vejo falar que programou com Delphi 1!
E se chamar de tiozinho eu quebro e arrebento heimmm…, conheço muita gente que já programou no Delphi 1 que por sinal era super incompleto e uma cópia legal do VB 02/03. Na época ganhei algum dinheiro fazendo o Delphi e VB acessar bases de dados do Dataflex via ODBC.

ramilani12

Minhas:

:arrow: AspectJ
:arrow: Sim!, Power Builder :evil:
:arrow: PL/SQL

E HTML é linguagem de programação? , quem aqui considera?

cv1

HTML eh uma linguagem de marcação, como o proprio nome ja diz: Hyper-Text Markup Language. :wink:

ramilani12

HTML eh uma linguagem de marcação, como o proprio nome ja diz: Hyper-Text Markup Language. ;)

Pois é cv …fiz este comentário prq deu um déjà vu das minhas aulas da faculdade segundo meu professor HTML não é considerada linguagem de programação por não ter estrutura de decisão : if´s

cv1

ramilani12, o fato de HTML nao ter estruturas de controle nao eh exatamente o problema. Uma linguagem de programacao, da forma como a gente normalmente espera, eh Turing-complete. Ou seja, serve pra qualquer tipo de computacao.

Enquanto HTML e XML nao sao turing-complete, build-files do Ant sao, apesar dos tres usarem a mesma sintaxe.

Leozin

Ruby, Java, .NET (vb.NET, C# e asp.NET) e Pascal/Object Pascal

C/C++ eu sei bem pouco, mas tenho interesse em me aprofundar hehe

não vou botar CSS, ant buildscript e HTML/XML porque não considero linguagem de programação

ah sei um pouco de ActionScript 3 (Flex) :slight_smile:

marcosbrandao

Antes:
Linguagens:
- ASP
- VB
- Delphi

Bancos:
- MS SQL SERVER
- *ACCESS

Agora
Linguagens:
- Java e suas derivações
- Javascript
- Oracle Forms(Raramente)
- PL/SQL

Bancos:
  - Oracle

Proximo Projeto:
- C#.NET
- ASP.NET

davidbuzatto

As que eu domino mais:
Java (SE e EE)
Javascript
ActionScript (1.0 e 2.0)

Aprendendo:
Flex 2.0 e ActionScript 3.0

As que já usei no curso técnico e na faculdade:
Clipper
Pascal
Delphi (se bem que é Pascal, mas enfim…)
VB
C/C++ (única que tenho vontade de aprofundar)
Assembly (tive uma aula, acho que não conta hehehe)

Bancos:
MySQL
SQL Server
Interbase/Firebird (que a propósito eu não gosto)

Linguagens markup:
HTML
XML
LaTeX

As que tenho vontade de aprender:
Uma linguagem do paradigma funcional, uma linguagem do paradigma lógico e mais adiante, algo de programação orientada a aspectos.

Entre outras coisinhas…

Abraço!

clodoaldoaleixo

Aproximadamente 768 linguagens, inclusive umas até de outros planetas, ainda desconhecidas pelos terráqueos…

ViniGodoy

Cobol, Fortran, RPG, Dataflex e além de outras modernidades… entre elas esse tal de Java.

Ironlynx

Só tem Ninja aqui hein? :slight_smile:
Já programei em C,C++,Prolog e Haskell.
Atualmente, só Java e as gorduras quando necessárias(JS,Bancos tipo hsqldb e mysql,…) .

Kenobi

Bom se eu não esquecer alguma coisa :

• Java
  • JavaScript
  • Groovy
  • Ruby
  • C#
  • C
  • C –
  • Objective-C
  • PHP
  • ColdFusion
  • ActionScript
  • Zope - python
  • bash
  • VB, Clipper, Delphi ( na época de colegial técnico).
    / OOPS + 1 Xquery, quase esqueci … esse trequinho usado muito em integração WLI - Weblogic.

As que uso no dia-a-dia, basicamente: Java, Groovy, Ruby, ActionScript e XQuery para os projetos de integração.

Grinvon

Lá vai eu…

Java

A linguagem que talvez eu mais conheça atualmente

Ruby

Conheci a linguagem a pouco mais de 2 anos, e logo depois fui programar em rails, mesmo assim me considero meio verde na linguagem.

VB

Cara, minha primeira linguagem, conheci em 95, eu programava mais, hoje em dia não faço mais nada em VB, até porque não tenho mais saco de usar Visual Basic.

Pascal

A minha segunda linguagem de programação, modestia parte eu sabia muita coisa de pascal, programa coisas bastante interessantes, usando sua interface gráfica ou não. Hoje mal sei usar um program blabla; … end;

Delphi

O texto que estou escrevendo agora, que vocês estão lendo, está sendo “batido” em um editor de texto que fiz em Delphi, esse editor é para me ajudar a não perder tempo escrevendo algumas tags para os fóruns, ficou bem rápido, engraçado e prático, mais ainda tem alguns bugs. Ou seja, conheço alguma coisa de Delphi.

Mesmo sendo uma IDEA (integrada com OPascal), o Delphi não deixa de ser uma “linguagem”.

JavaScript

Estou tentando escrever um framework JS, mas ou linguagem maluca, tem coisa que simplesmente ainda não sei como funciona.

HTML

Conta?? Hehehe

PL/SQL

Sou obrigado a conhecer, já que meu projeto atual é todo feito usando o PL/SQL, forms e reports.

Kknd

Ordenado pela data de aprendizado: (mais recente, mais no alto da pilha)

:arrow: Lua
:arrow: Haskell
:arrow: Pascal

F

Isso que é ninja! Sem contar que ele faz isso das 8h as 18h enquanto ele trabalha, pois ele é avesso a qq contato com computador nas horas de folga. Imagina se ele ainda não tivesse que catar as 768 namoradas que ele tem atualmente, frequentar os 768 bares e rodas de amigos, curtir as 768 viagens que ele faz por ano. Imagina se ele fosse nerd como todos os outros aqui do forúm que as vezes fazem hora-extra, as vezes estudam em casa, as vezes preferem comprar um notebook ou um videogame ao invés de sair…

vhuzalo

:arrow: Clarion
:arrow: javaScript (bleeehhh)
:arrow: JavaFX
:arrow: outras cousas que não me lembro

louds

Tou vendo que sou o menos poliglota daqui. Que tenho usado exclusivamente nos últimos meses:

:arrow: MSIL
:arrow: Assembly ARM v5
:arrow: bash
:arrow: sed (sed é turring completo, logo tá valendo)

luistiagos

FuckBrain
WhiteSpace

Eduardo_Bregaida

Programar atualmente só Java.
Mas já programei:
Java
C/C++
VB
Basic (nao é VB)
.NET 2003 e 2005
Clipper