Em quanto tempo posso virar júnior?

Olá pessoal!

Peço que avaliem meu texto e deem sua opinião.

Até o momento o único tipo de experiência profissional que tenho é com estágios. Atuo com desenvolvimento Web e Windows Forms num total de sete meses e meio, aproximadamente. Já usei ASP.Net Web Forms, Asp.Net MVC, LINQ, Entity Framework, Vb.Net, SQL SERVER e MySQL. Tudo isso de uma forma bem superficial, para ser sincero.

Eu ainda necessito realizar muitas consultas pela internet para tirar dúvidas acerca de comandos e tal, mas sinto que já tenho uma boa noção da estrutura do C# e VB.Net. É quase como saber o que programar mas não conhecer o nome de um comando ou outro, se é que posso dizer isso.

Penso em realizar algum curso de formação em C# numa boa escola de treinamentos, e aproximadamente em abril de 2014 passar a tentar algo como júnior. Mas eu me refiro a empresas sérias, que realmente façam esse título valer a pena, pois tenho conhecimento que em alguns lugares o júnior não é muito diferente de um estagiário.

O que acham?

Ah sim, só um detalhe. Eu terminarei a faculdade entre dez/2014 e jun/2015

Ótimo planejamento.

[quote=andredecotia]Ótimo planejamento.

[/quote]

O que quero dizer é, baseado na experiência profissional de vocês, quanto tempo alguém com o meu nível (sim, eu sei que sou medíocre) leva para se tornar um júnior. Eu deveria me planejar de uma maneira muito melhor,mas eu preciso de alguns parâmetros para isso.

[quote=Júlio Murta][quote=andredecotia]Ótimo planejamento.

[/quote]

O que quero dizer é, baseado na experiência profissional de vocês, quanto tempo alguém com o meu nível (sim, eu sei que sou medíocre) leva para se tornar um júnior. Eu deveria me planejar de uma maneira muito melhor,mas eu preciso de alguns parâmetros para isso.[/quote]

Qtos anos vc tem?

Isso é algo que depende mais de você do que de estatísticas ou previsões. Não se preocupe em ser “isso” ou “aquilo” e, sim, em fazer seu trabalho bem feito.

[quote=andredecotia][quote=Júlio Murta][quote=andredecotia]Ótimo planejamento.

[/quote]

O que quero dizer é, baseado na experiência profissional de vocês, quanto tempo alguém com o meu nível (sim, eu sei que sou medíocre) leva para se tornar um júnior. Eu deveria me planejar de uma maneira muito melhor,mas eu preciso de alguns parâmetros para isso.[/quote]

Qtos anos vc tem?[/quote]

19

Não se preocupe com o título que vai iniciar a carreira.
Como está prestes a se formar, fique atento que nos próximos meses as grandes empresas começam o processo de seleção para os programas de trainee. É a melhor forma de iniciar uma carreira pois você deverá contar com treinamento interno e suporte de profissionais experientes.
Procure escolher empresas que você tenha real possibilidade de ser efetivado.
Outra possibilidade são os concursos.

[quote=Júlio Murta][quote=andredecotia][quote=Júlio Murta][quote=andredecotia]Ótimo planejamento.

[/quote]

Qtos anos vc tem?[/quote]
(
19[/quote]
Existem muitas estratégias a serem tomadas, a sua, acredito ser muito boa, baseado tb na sua idade (novo)…

Uma outra, seria vc investir na certificação C#, ao passo q consolida a estrutura q vc disse q já mexe, veja q, ser júnior independe de tempo experiência, mas sim o fator oportunidade vs. preparação vs. persistencia vs. sorte, essa é a minha equação, pois já vi pessoas pularem de estágio pra júnior, já vi gente q trabalhou 1 ano e só então conseguiu ser júnior, tb já vi pessoas no seu identico perfil conseguirem ser júniors.

Quanto tempo para se tornar um junior depende de uma serie de fatores.

Mas o conhecimento que eu considero necessario para um junior eh ser capaz de construir uma aplicacao trivial, um sistema de padaria como costumam dizer, do inicio ao fim,com todos os elementos necessarios. Pode nao ser o mais maravilhoso codigo, nem a mais fantastica performance, mas o conhecimento para uma aplicacao como essa um junior deve ter.

[quote=Júlio Murta]Olá pessoal!

Até o momento o único tipo de experiência profissional que tenho é com estágios. Atuo com desenvolvimento Web e Windows Forms num total de sete meses e meio, aproximadamente. Já usei ASP.Net Web Forms, Asp.Net MVC, LINQ, Entity Framework, Vb.Net, SQL SERVER e MySQL. Tudo isso de uma forma bem superficial, para ser sincero.

Eu ainda necessito realizar muitas consultas pela internet para tirar dúvidas acerca de comandos e tal, mas sinto que já tenho uma boa noção da estrutura do C# e VB.Net. É quase como saber o que programar mas não conhecer o nome de um comando ou outro, se é que posso dizer isso.

Penso em realizar algum curso de formação em C# numa boa escola de treinamentos, e aproximadamente em abril de 2014 passar a tentar algo como júnior. Mas eu me refiro a empresas sérias, que realmente façam esse título valer a pena, pois tenho conhecimento que em alguns lugares o júnior não é muito diferente de um estagiário.

O que acham?

Ah sim, só um detalhe. Eu terminarei a faculdade entre dez/2014 e jun/2015[/quote]
Falai cara. Faz um curso do que está mais em alta para .NET no mercado em sistemas atuais, que é ASP.NET MVC, que você inclusive falou que tem conhecimento superficial. WebForms (component based) deixa de lado, geralmente verá em projetos legados, então é bom só ter conhecimentos básicos para se virar em consertar algo, mas se possível fuja de vagas que pedem WebForms. Foque então no ASP.NET MVC, além de claro da parte client, HTML, JavaScript/JQuery, etc. Depois pratica bastante fazendo algum projeto por fora, de preferência entre em algum projeto junto com uma pessoa mais experiente. Se na empresa que você está trabalhando tem projetos em ASP.NET MVC, já se ofereça pra ajudar. Consolidando conhecimento em web garantirá entrada no mercado efetivamente, o resto você vai procurar aprender conforme avaliar na frente.

Tempo não existe, o importante é satisfazer a vaga que estiver interessado.

[quote=javaflex][quote=Júlio Murta]Olá pessoal!

O que acham?

Ah sim, só um detalhe. Eu terminarei a faculdade entre dez/2014 e jun/2015[/quote]
Falai cara. Faz um curso do que está mais em alta para .NET no mercado em sistemas atuais, que é ASP.NET MVC, que você inclusive falou que tem conhecimento superficial. WebForms (component based) deixa de lado, geralmente verá em projetos legados, então é bom só ter conhecimentos básicos para se virar em consertar algo, mas se possível fuja de vagas que pedem WebForms. Foque então no ASP.NET MVC, além de claro da parte client, HTML, JavaScript/JQuery, etc. Depois pratica bastante fazendo algum projeto por fora, de preferência entre em algum projeto junto com uma pessoa mais experiente. Se na empresa que você está trabalhando tem projetos em ASP.NET MVC, já se ofereça pra ajudar. Consolidando conhecimento em web garantirá entrada no mercado efetivamente, o resto você vai procurar aprender conforme avaliar na frente.

Tempo não existe, o importante é satisfazer a vaga que estiver interessado.[/quote]

Estudar Asp.Net MVC é algo que realmente está em meus planos rsrsrsrs.