Em quanto tempo vocês leêm um livro?

Estou abrindo esse tópico para saber em quanto tempo o povo daqui termina de ler um livro entre 300 até 1000 páginas.

Eu, por exemplo, demoro para ler um livro, pois só consigo ler mais ou menos 10 páginas por dia, depois disso fico sonolento, e ai não adianta ler mais nada, pois não assimilo mais.

E os colegas???

Grato pela atenção.

bom, leio 3 livros ao mesmo tempo, então, acho que fica dificil de cronometrar.

depende do conteudo, se for chato termino logo pra nao ter mais que ler
se for de bom grado, com mais calma pra apreciar os detalhes.
A vida é isso …
Detalhes

Bom depende muito.
Se estou de ferias leio rapidinho tipo umas 60 paginas por dia , mais se estou em época de aula umas 15 por dia no máximo.

Normalmente, leio de 20 a 30 páginas por dia. Isso faz com que eu leia um livro por mês.

Livro técnico? Depende muito do estilo do livro e do conteúdo.
Livro acadêmico? Demora ainda mais do que o técnico.
Romances, ficção, etc? Menos de 1 semana.

Agora, o importante não é ler muitas páginas por dia. Não é isso que faz vc ler um livro rápido. Mas ler sempre. Se você ler religiosamente 10 páginas por dia, terá lido os livros que vc propos em 1 até 3 meses. Um tempo muito bom, concorda?

Depende de muitos fatores.

1. Pressão: Porque você quer ler o livro? Se você não ler em X tempo o mundo acaba ou alguém morre? Se a resposta for sim, você lerá o livro mais rápido.

2. Afinidade: O assunto do livro é um assunto que você tem afinidade? Se for algo que você acha legal e te encanta é mais fácil (pelo menos para mim). Se for algo que te gera desgosto, tédio, raiva, desânimo ou <INSERT A BAD FEELING HERE>, acabará inconscientemente tentando mais é atacar o livro do que tentar compreendê-lo.

3. Grau de compreensão: Se for de um assunto que você entende bem, a leitura tende a ser mais fácil porque tudo se encaixa naturalmente na sua cabeça, ficam poucas dúvidas e as que ficam são bem pertinentes e vêm de um entendimento profundo. Isso deixa a leitura mais fácil. Mas quando o assunto é algo que você não entende ou entende muito pouco, acaba ficando perdido facilmente, tem que reler algumas partes várias vezes, não consegue montar tudo na cabeça e fica em um estado onde nem mesmo é capaz de formular alguma dúvida e quando é são dúvidas triviais. Isso deixa a leitura e a compreensão muito difícil.

4. Fluência do texto: O texto é bem escrito? É fácil de compreender? É coeso e conexo? Se sim a leitura será bem mais fácil.

Bom como ja disseram depende muito, eu por exemplo, se for um livro tecnico, tipo “Core JSF”, eu gosto de fazer cada exemplo na unha, digitando tudo, pra fixar bem, ai demoro pacas, mas se o bixo tiver pegando, apenas leio por cima e vou embora!
Quando Li “Java How To Program” do Deitel, era umas 20 paginas por dia, na verdade eu gostava de fechar o capitulo, se era pequeno fazia uns 2 ou 3, mas sempre gosto de terminar o capitulo.

[quote=fredferrao]Bom como ja disseram depende muito, eu por exemplo, se for um livro tecnico, tipo “Core JSF”, eu gosto de fazer cada exemplo na unha, digitando tudo, pra fixar bem, ai demoro pacas, mas se o bixo tiver pegando, apenas leio por cima e vou embora!
Quando Li “Java How To Program” do Deitel, era umas 20 paginas por dia, na verdade eu gostava de fechar o capitulo, se era pequeno fazia uns 2 ou 3, mas sempre gosto de terminar o capitulo.[/quote]

tb! vou nesse caminho quando o livro é tecnico… demoro mais nao pela leitura mais sim! por que vou implementar entender, anotar, perguntar o por que? Fazer ligaçoes com o que ja vi e quando posso usar aquilo… etc…
Mais quando passo dessa parte… e vou ler pela segunda vez para aprender a parte teorica… leio a media de 50 paginas bem devagar, pois nao gosto de ler rapido. isso das 19h as 23h por ai… quando estou de ferias da facul… agora na epoca da facul media de 20 ~25 por dia maximo… normalmente eu nao costumo contar paginas e sim capitulos… coloco no meu cronograma que seg é para terminar o cap 3, se for pequeno junto com o proximo se for grande, divido o capitulo por topico…é tudo bem relativo… e depende do que está lendo… por exemplo para SCJP o capitulo 6,7 sao imensos tive que dividir os capitulos em partes para poder aproveitar cada detalhe e as regras fundamentais…
Agora um livro que li em dois dias: " O monge e o Executivo" uauuh 100 pg
Acho que ao ler qualquer coisa o mais importante é o quanto vc está aprendendo, e nao se ligar na quantidade… nao adianta ler 50/100 pg no dia ou em 2 horas se amanha quando acordar nao lembra 1/3 do que viu. eu sou daquele de ir em pequenas rajadas…
Agora final de semana leio mais… das 07 as 23h…
flw!

Como o ViniGodoy falou, depende do livro.
Técnico normalmente não leio o livro todo, uso mais para consulta, um Java a Biblia por ex.
ficção, romance, aventura etc, menos de uma semana, em média 140 paginas por dia.

O Deitel eu terminei em uns 10 dias.

Comecei hj o Head First! EJB & JSP e tô na 85…

Bem, quero ver se termino ele no maximo até segunda que vem.

Os que eu li mais rapido foi dum autor chamado Walter Campos de Carvalho. Ele foi quem escreveu os livros que mais gosto de literatura mesmo. Li a coletanea em umas 4h. (umas 500 paginas) e demorei pq eu ria muito no caminho do livro.

O SCJP foi bem mais dificil, so terminei a primeira leitura com 16 dias, as outras foram tranquilas.

[]'s

Esses livros usavam que tamanho de fonte, 48? :shock:

Esses livros usavam que tamanho de fonte, 48? :shock:[/quote]

Usavam nada, mas cara - os livros dele são aqueles que voce devora rapidão, meio que o mundo pode acabar e voce nao sai do lugar lendo, rsrs.

Isso me fez lembrar de uma frase de Nelson Rodrigues que o importante não é você ler muitos livros, mas sim ler muitas vezes os mesmos livros.

Eu leio mais livros não-técnicos.

Acho que o normal que consigo assimilar são 100 páginas por dia. Mas eu mesmo acho demais isso, acredito que umas 60 páginas por dia já são suficientes.

O meu recorde foi o livro “1984”, que li em dois dias. Mas também não fiz mais nada a não ser ler.

Normalmente eu consigo ler de 10 a 20 páginas por hora, dependendo do livro, do idioma e de meu estado físico. O número de páginas por dia depende de quanto tempo eu dedicar por dia para ler.

Já houvi falar de pessoas capazes de ler 600 páginas por hora com leitura dinâmica e assimilar bem, mas pra mim, esse cara só pode ser treinado pelo yoda.

Pra quê tanta pressa?

O importante é assimilar o conteúdo do livro. Reler também é bom!

Ou Clarice Lispector:
Existe mesmo uma meia dúzia de livros que realmente farão diferença em nossa vida, estes sim devemos ler e reler quantas vezes forem necessárias.

[quote=dlt]Pra quê tanta pressa?

O importante é assimilar o conteúdo do livro. Reler também é bom![/quote]
também concordo. não sei qual o ganho nisto. parece até que estão lendo: O monge e o executivo. Duvido ler qualquer um destes livros, 20 páginas em uma hora, em uma primeira vez, com bom entendimento.

Deste jeito você nunca alcançará a maturidade. :shock:

Mas dá sim pra ler bem rápido e assimilar bem. Varia de pessoa pra pessoa.

Hoje parei na pag. 140 do Head First! EJB&JSP. Assimilei legal. Quero terminar ele até segunda.

Livro que faz diferença total na vida: Forrest Gump(filme e um lixo), e A lua vem da Ásia.