Em um site jsp quais linguagesn posso utilizar?

4 respostas
A

Galera o site aqui do meu trampo e em jsp ,mas a pessoa que cuida dele falou que usa javascript ,afinal de contas em um site complexo eu não trabalho somente com uma linguagem ?

Quais linguagens um site de jsp pode trabalhar ?

PHP ? JAVA SCRIPT ASP ?

Como funciona isso ,alguem poderia me explicar ,não sei direito o que estudar ?

4 Respostas

T

Usualmente:

• Parte servidora: Java, JSP, talvez você tenha de aprender as tag libraries (JSF, Struts etc.)
  • Parte cliente: Javascript. (O Internet Explorer aceita VBScript também mas seu uso não é recomendado).

Note que em uma página JSP há uma mistura de coisas que são executadas no servidor e coisas que são executadas no cliente (browser). É por isso que se fala em duas ou mais linguagens.

Ironlynx

Nunca é tarde para lembrar que todo JSP é um servlet transformado pelo Page Compiler na primeira requisição feita a essa página.Se não necessita de interações com um servidor, ignore o seu uso, use htm mesmo.

OBS.: EU já vi gente usando jsp só para exibir texto puro, sem uso de interação alguma com um servidor. :roll:

furutani

allanfox:
Galera o site aqui do meu trampo e em jsp ,mas a pessoa que cuida dele falou que usa javascript ,afinal de contas em um site complexo eu não trabalho somente com uma linguagem ?

Quais linguagens um site de jsp pode trabalhar ?

PHP ? JAVA SCRIPT ASP ?

Como funciona isso ,alguem poderia me explicar ,não sei direito o que estudar ?

Em uma pagina JSP você pode usar Java (com scriplets), JSTL (Não é bem uma linguagem, mas serve para fazer If, for, formatação de dados, etc) e voce pode colocar Java Script nas suas JSP mas isso irá rodar no browser.

Para estudar, voce pode começar com Java, depois JSTL, depois JavaScript, depois CSS.

T

Estuda Servlets, depois JSP e JSTL, nessa ordem mesmo…

Criado 21 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 4
Participantes 5