Emenda 3. PJ e Receita Federal

14 respostas
eliziario

Cópia de:
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/04/emenda-trs-e-os-indecentes.html
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, apresentou nesta quinta-feira, 26, em audiência pública na Câmara, as linhas gerais de um projeto com o qual o governo pretende acabar com a “zona cinzenta” das pessoas jurídicas personalíssimas, para tentar um consenso no Congresso Nacional sobre esse tema.
Rachid indicou que no caso da prestação de serviços artísticos, as pessoas jurídicas deverão recolher o equivalente a 10% do faturamento em contribuição para o INSS. Esse valor poderá ser abatido posteriormente, se essa pessoa jurídica tiver desembolsado a contribuição com sua folha de pagamento.
Para outras categorias profissionais, como a de jornalista e executivos, a Receita ainda não definiu concretamente o conceito de pessoa jurídica personalíssima e vai continuar os debates com entidades de profissionais, sindicatos empresariais e parlamentares.
Rachid defendeu que as questões tributárias relativas à Emenda 3, que impedia a autuação pela Receita Federal de pessoas jurídicas que ainda mantém características de trabalho assalariado, não podem levar à precarização do emprego, nem à contaminação da legislação trabalhista.
Divisão
Durante audiência pública em sessão conjunta na Câmara, das comissões de Finanças e Tributação, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho houve uma clara divisão entre os que defendem a preservação da Emenda 3, que foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesse grupo estavam os representantes das confederações nacionais da indústria e do comércio e da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O grupo contrário à Emenda 3 era composto por representantes de associações de auditores fiscais da Receita, da Previdência e do Trabalho e pelos sindicalistas.
Durante a sessão, o deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE) afirmou que 90% das pessoas jurídicas do País não serão atingidas por qualquer que seja a definição adotada para pessoas jurídicas personalíssimas. Ele concordou com o deputado Tarcísio Zimmerman (PT-RS) de que a preservação da Emenda 3 significará a preservação de uma malandragem. Para Santiago, a transferência da atribuição dos fiscais da Receita de autuar essas pessoas jurídicas é “temeroso”, porque na Justiça o processo demoraria demais para ser concluído.
Golpe
O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, disse que a Emenda 3 foi uma tentativa de golpe no Congresso Nacional e causou “um rolo” dentro do governo. “Tem uma guerra dos trabalhadores contra o Congresso Nacional. Que isso sirva de lição: ninguém pode passar o chapéu em ninguém”, afirmou.
Paulinho insistiu que o governo deveria encaminhar um projeto alternativo até a próxima segunda-feira e anunciou que para terça-feira, dia 1º, a Força Sindical convocou 10 milhões pessoas para uma manifestação, na qual deverá ser decidido o agendamento de uma greve nacional contra o Congresso.
Para ele, a apresentação dessa proposta alternativa poderia desarmar os ânimos dos trabalhadores para a convocação da greve. Ao iniciar sua explanação, Paulinho afirmou que o secretário da Receita Federal só pensa em arrecadar mais e “vai aprontar alguma coisa”, em uma clara indicação da desconfiança em relação ao projeto alternativo do governo.
Dirigindo-se para o ex-secretário da Receita, Everardo Maciel, o deputado foi impiedoso. "Você aumentou a carga tributária do País de 23% para 36%.
O advogado Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, da OAB de São Paulo, falou em nome da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), na audiência pública. Para Amaral, a aprovação pelo Congresso Nacional do veto do presidente Lula à Emenda 3 significará o aumento da competência do Executivo, em detrimento do Poder Judiciário do País.
Amaral disse que discorda da afirmação da Receita Federal de que há uma zona cinzenta na definição de pessoa jurídica personalíssima. Segundo ele, na Constituição está clara a defesa da livre iniciativa e da livre concorrência e que portanto isso significa que o fiscal da Receita não pode ter atribuição de juiz. Nesse sentido, afirmou, a Emenda 3 teve a função de definir o nível de competência do auditor fiscal.

Voltei
Retomo o ponto expresso no começo desta madrugada. Está claro que a única intenção do governo, desde sempre, era tributar mais. Eles querem é grana. As centrais sindicais, por sua vez, pretendem encabrestar uma parte da mão-de-obra que não está subordinada a seu tacão. O quer quer dizer o tal ?Paulinho da Força Sindical?? Golpe no Congresso? Mas não foi o Congresso que aprovou a Emenda Três, com votação convincente nas duas Casas? Ou será que ele quis dizer que o Parlamento tentou dar um ?golpe? nos trabalhadores? O Poder, por excelência, da democracia não tem legitimidade para votar sem antes pedir permissão para Paulinho e sua turma?

Essa história é acintosa. Quem vive na ?zona cinzenta?, sr. Rachid, são os milhões de trabalhadores brasileiros ? estimados em 54% da mão-de-obra ? que estão na informalidade, sem CLT e sem contrato de trabalho de nenhuma natureza. Um governo decente cuidaria antes de ter uma regra de inclusão dessa gente toda na formalidade. Fazendo como faz, apenas sai à caça de casos exemplares. É a lógica do capitão-do-mato.

No debate, como viram acima, o deputado Tarcísio Zimmerman (PT-RS) chegou a classificar de ?malandragem? a preservação da Emenda Três. O que dizer a ele? Que malandragem é receber reembolso por mais gasolina do que o tanque pode carregar? Ainda que ele não faça isso, está cercado de gente que certamente faz. Chegamos agora a este ponto: gente que paga impostos vai ser chamada de ?malandra? por um deputado petista?

É indecoroso, indecente mesmo, defender o veto à Emenda Três fora de um plano geral de formalização da mão-de-obra.

14 Respostas

richardpeder

a cada dia que passa me revolto mais e mais com os políticos.

Zona cinzenta ou não, malandros ou não, são pagos impostos que vai pro bolso desse bando de ladrões…

Querem acabar com o PJ personalissimo e o escambal a quatro…pois bem, então pq não falamos de reforma trabalhista? Como que uma empresa contrata um cara pra ganhar 4, 5k CLT sendo que o gasto com este funcionário é 102,76% o salário dele? (dados mostrados no JN). Nos EUA o funcionário custa 9,3% do salario dele apenas…pq aqui temos de custar mais do que recebemos? Está é mais do que certo haver este tipo de Pessoa Jurídica e de qq forma pagamos nossos impostos. O governo só quer saber de sempre “tirar uma graninha” a mais em cima do povo…seja ele CLT, PJ…e se pudessem cobrariam impostos dos informais (arrumariam um jeito). É como sempre digo…num país onde se elege para presidente da república um semi-analfabeto, torneiro mecanico o que podemos esperar? O que podemos esperar do Congresso Nacional? Um bando que só votam coisas a favor deles (outra vergonha este reajuste absurdo e inaceitavel de salários)…e o povo que se lasque…quando der tempo pensamos em vcs (eles pensam assim)…até quando? é o que me pergunto todo dia quando saio para trabalhar? Até quando seremos humilhados e seremos enganados por esta corja? Dificil dizer…

Fica aí meu protesto!

ate mais…

clodoaldoaleixo

richardpeder:

Zona cinzenta ou não, malandros ou não, são pagos impostos que vai pro bolso desse bando de ladrões…

Querem acabar com o PJ personalissimo e o escambal a quatro…pois bem, então pq não falamos de reforma trabalhista? Como que uma empresa contrata um cara pra ganhar 4, 5k CLT sendo que o gasto com este funcionário é 102,76% o salário dele? (dados mostrados no JN). Nos EUA o funcionário custa 9,3% do salario dele apenas…pq aqui temos de custar mais do que recebemos? Está é mais do que certo haver este tipo de Pessoa Jurídica e de qq forma pagamos nossos impostos. O governo só quer saber de sempre “tirar uma graninha” a mais em cima do povo…seja ele CLT, PJ…e se pudessem cobrariam impostos dos informais (arrumariam um jeito). É como sempre digo…num país onde se elege para presidente da república um semi-analfabeto, torneiro mecanico o que podemos esperar? O que podemos esperar do Congresso Nacional? Um bando que só votam coisas a favor deles (outra vergonha este reajuste absurdo e inaceitavel de salários)…e o povo que se lasque…quando der tempo pensamos em vcs (eles pensam assim)…até quando? é o que me pergunto todo dia quando saio para trabalhar? Até quando seremos humilhados e seremos enganados por esta corja? Dificil dizer…

Fica aí meu protesto!

ate mais…

Acho que o fato do cara ter sido Torneiro Mecânico não o torna semi-analfabeto, pois fui um também antes de trabalhar com Informática, Fiz Senai, curso Integral com aulas do colegial regular mais o curso técnico propriamente dito, e faculdade a noite.

Acho que rolou um “preconceito” ai nas declarações do colega…

De resto, concordo com tudo que disse.

Edufa

Sobre o torneceiro mecânico:

Eu acho q ele ser torneiro mecânico não é problema algum, o problema é ele nunca ter procurado reverter isso. Poderia ter estudado, dado o exemplo, ter feito faculdade, etc, ao invés disso estagnou e inclusive usou sua situação ao seu favor, sempre q pode referindo-se a sua condição humilde. Ele teve tempo e condições para mudar isso, mas não o fez.

Sobre a Emenda 3:

A carga tributário desse país é uma vergonha, comparada ao q se tem em troca. A solução é pegar pai, mãe, irmão e colocar como sócio, rs. Até eles começarem a proibir isso tb.

Luca

Olá

Você tocou no ponto certo da questão!

Antigamente todo mundo era empregado e fim de papo. A gente tirava a carteira, o patrão assinava e os encargos sociais atingiam absurdos 76%. Era um absurdo mas todos concordavam em pagar.

Acreditem se quiser mas já houve um tempo em que o Brasil tinha 3 poderes, isto é, executivo, legislativo e judiciário e que o legislativo legislava ao invés de só fazer CPI e votar MPs. Nesta época os pol;iticos começaram a criar mais direitos para os trabalhadores: abono de férias, vale isto ou vale aquilo, etc…

Então aconteceu o que os economistas do Reagan diziam: imposto quando é demais diminui a arrecadação porque quem paga para de pagar. Foi o que aconteceu. Os patrões pararam de dar empregos formais.

Isto tudo aconteceu quando em paralelo o Brasil passava por um processo de desorganização social e voltava no tempo com vários setores se informalizando como ocorre nos lugares menos desenvolvidos. O comércio se informalizou, os transportes idem e o emprego também.

Hoje vivemos esta situação horrorosa de ter que abrir uma empresa para ser empregado. Sim, porque se você trabalha e tem horários a cumprir, você é empregado.

Como mudar as coisas sem uma reforma trabalhista e sem uma diminuição da carga de impostos? Resposta: impossível.

Nesta situação nós somos as vítimas porque não temos direito a nada. Se o Governo não quer tomar uma providência para acabar com o problema, que é culpa dele mesmo por falta de fiscalização nas empresas que não registram os empregados, está errado ao fechar os olhos e raciocinar como se estívessemos no tempo em que haviam empregos formais e os patrões assinavam as carteiras.

[]s
Luca (P da vida porque tem que pagar contador, mais um monte de despesas, mesmo sem emprego só porque o Governo permite que existam empresas que não registram os empregados)

eliziario

clodoaldoaleixo:
richardpeder:

Fica aí meu protesto!

ate mais…

Acho que o fato do cara ter sido Torneiro Mecânico não o torna semi-analfabeto, pois fui um também antes de trabalhar com Informática, Fiz Senai, curso Integral com aulas do colegial regular mais o curso técnico propriamente dito, e faculdade a noite.

Acho que rolou um “preconceito” ai nas declarações do colega…

De resto, concordo com tudo que disse.

Preconceito: s.m. Toda a opinião que vai de encontro as minhas opiniões políticas. Termo que posso usar para desqualificar qualquer opinião de outro debatedor. Palavra recursiva em si mesmo.

1.Meu falecido pai era um torneiro mecânico formado pelo Senai. Isso não o impedia de ser um leitor ávido e de valorizar o estudo e a universidade acima de qualquer outra coisa. Embora ele tenha falecido quando eu era muito novo, o que me causou muitas dificuldades, a grande quantidade de livros que ele me deixou (entre eles Marx, Gramsci, Bobbio e outros pensadores políticos) foi a grande herança que ele me deixou. Já Lula é um arrogante que muitas vezes se vangloria dizendo que é capaz de fazer coisas que uma pessoa formada não teria capacidade de fazer ou entender, Lula já deixou claro muitas vezes que se considera uma espécie de Demiurgo, um ser superior aos que meramente estudaram, e é notório a sua falta de intimidade com os livros. Qualquer um que já foi petista já ouviu as histórias dos foras que o Eduardo Suplicy já levou ao recomendar a leitura de algum livro ao Lula.
Eu fui petista durante anos, quando minhas posições eram de esquerda. E mesmo dentro do PT, os grupos mais avançados muitas vezes consideravam Lula um grande oportunista, que entretanto, era necessário por sua grande popularidade. Lula sempre cavalgou no muro dentro das crises internas do PT, e nunca assumia uma posição clara até o último momento, onde ficava claro qual seria o grupo vencedor da disputa interna. Nos congressos do partido, onde a base da militância comparecia, seus discursos sempre eram inflamados e ele sempre sabia mudar de opinião em um minuto quando percebia qual seria a opinião que inflamaria a massa. Lula não trabalha como torneiro mecânico desde o final dos anos 70, tendo sido primeiro dirigente sindical, e depois dirigente partidário com salário pago pelo partido e morando em casa emprestada por um empresário filiado ao partido, que anos depois, viria a ter diversos negócios na sua empresa com prefeituras administradas pelo PT ou empresas estatais.
Um outro companheiro de Lula, o Vicentinho, se formou em direito e isso enquanto era Deputado. Não digo que Lula tivesse que fazer uma faculdade, mas ler e estudar é algo fundamental. Uma dos deputados que mais trabalhou na questão salarial e trabalhista durante a constituinte foi Paulo Paim (PT-Acho que SP), e ele, como Lula, também não tem curso superior. Mas mesmo não concordando com ele em questões econômicas, eu não posso negar que o Paulo Paim seja um cara que entende do que fala, que leu muito, e que os erros deles são os mesmo cometidos por um economista médio da Unicamp com mestrado e doutorado.
Lula é um populista, um líder de massas que lidera pela emoção e pela retórica, mas que como todo o líder desse tipo, pouco tem de concreto a oferecer. Que ele nunca tenha valorizado a cultura e o conhecimento, só é uma prova disso, e uma prova que o deixa em boa compania, Hitler também odiava livros e costumava fazer troça dos intelectuais, aos quais ele considerava como inferiores.

eliziario

everson_z:
[color=red]
E ai???
Qual vai ser o papel de cada um contra isso? [/color]

O sindpd e outros grandes sindicatos estão planejando manifestações.

Quem vai participar???

A pior coisa é ouvir que não tem tempo ou que trabalha no dia…
Vamos entrar na historia e pegar nomes como Jesus Cristo (Historicamente) e mais próximo como Joaquim J. da Silva Xavier, pessoas q perderam bem mais que tempo e emprego pelos seus ideais.

Sinceramente? Eu gostaria de ver a fonte de informações sobre a intenção do sindpd estar planejando modificações.
Em primeiro lugar, sindicatos odeiam PJ (PJs não pagam contribuição sindical)
Em segundo lugar, quem está liderando a movimentação pelo apoio ao veto da emenda 3 é justamente a CUT e a FORÇA SINDICAL (ver motivo acima).
Ah, e por falar nisso, já que estamos no assunto, QUEM TEM EMPRESA SEM EMPREGADOS NAO PRECISA PAGAR CONTRIBUIÇAO SINDICAL PARA O SINDICATO PATRONAL.
Ver
Nota Técnica SRT/CGRT nº 50/2005, do MTE
http://www.mte.gov.br/legislacao/notas_tecnicas/2005/nt_50.pdf

eliziario

everson_z:
eliziario:

Sinceramente? Eu gostaria de ver a fonte de informações sobre a intenção do sindpd estar planejando modificações.
Em segundo lugar, quem está liderando a movimentação pelo apoio ao veto da emenda 3 é justamente a CUT e a FORÇA SINDICAL (ver motivo acima).
Ah, e por falar nisso, já que estamos no assunto, QUEM TEM EMPRESA SEM EMPREGADOS NAO PRECISA PAGAR CONTRIBUIÇAO SINDICAL PARA O SINDICATO PATRONAL.
Ver

Esta ai

Não à Emenda 3 - sindpd

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=138

Ah. SINDPD de São Paulo! Está explicado. Parabéns aos paulistas. O SINDPD do Rio tem como único objetivo abrigar o pessoal das estatais em sua diretoria e fazer acordos salariais para achatar a renda dos trabalhadores fluminenses. Aliás, pelo que sei, já teve até dono de consultoria estilo body-shop como presidente do SINDPD-RJ.

eliziario

Ops. Entendi errado! O SINDP, naturalmente, é contra a emenda 3 e mente descaradamente e desavergonhadamente (como lhes é costumeiro) em seu release. Eles são a FAVOR DO VETO DE LULA.
A emenda três impede que um fiscal possa fechar a empresa de um consultor por mero ato administrativo. Se ele quiser, tem que encaminhar a justiça, para que a justiça, onde há garantia de pleno direito de defesa, possa avaliar o mérito do pedido da receita.
Sem a emenda 3, um fiscal da receita pode resolver que sua empresa só tem um ou dois clientes e portanto é relação de emprego, e pode FECHAR sua empresa de um dia para o outro. O que é claro só servirá para aumentar o poder de barganha dos fiscais corruptos, imaginem o diálogo:
FISCAL: “AI “BROTHER”, QUER CONTINUAR RECEBENDO NO MÊS QUE VEM? COM SUA EMPRESA ABERTA? DANDO COMIDA PROS SEUS FILHOS? ENTÂO VAMOS “CONVERSAR”. SE NÂO EU FECHO SUA EMPRESA, E NAO PRECISO NEM DE UM JUIZ PARA ISSO.”

Naturalmente, o SINDPD, não gosta de uma economia livre, onde as pessoas tem liberdade para trabalharem do jeito que quiserem, e pagando seus impostos. Eles querem sujeitar a todos ao tacão da CLT, para dar mais dinheiro ao governo e para viverem no bem-bom da sua contribuição sindical (uma vez que no brasil, como na alemanha de hitler, você é obrigado à contribuir ao sindicato).

Java_Vinicius_Machin

off: everson_z massa seu avatar… e “digo que bebi deu deu inté umas hora” ah e mais “o cão foi quem butou pra nóis bebe”. Figura esse Jeremias. :smiley:

MarcioTavares

Eu já disse aqui inúmeras vezes que o governo não reforma a CLT porque não quer. Só por isso. Não sei porque tanta surpresa. Acho até que isso nunca irá acontecer. Se eles reformarem a CLT eles perderão uma magnífica fonte de renda para os seus bolsos (vide quote acima), então obviamente isso não é do interesse deles. Essa briga Governo x Trabalhadores é igual a gato caçando rato: por mais que o rato fuja, o gato vai o cercando por todos os lados até que uma hora é abatido. Essa infelizmente é a nossa ordem natural das coisas.

E mais: eu acho que essa história aí de deixar em evidência os PJs personalíssimos é só o começo. Não vou me assustar se em breve inventarem algo para pegarem uma boa parte ou até TODOS os PJs, afinal, estão cercando todas as nossas tentativas de fuga.

everson_z

[color=red]
E ai???
Qual vai ser o papel de cada um contra isso? [/color]

O sindpd e outros grandes sindicatos estão planejando manifestações.

Quem vai participar???

A pior coisa é ouvir que não tem tempo ou que trabalha no dia…
Vamos entrar na historia e pegar nomes como Jesus Cristo (Historicamente) e mais próximo como Joaquim J. da Silva Xavier, pessoas q perderam bem mais que tempo e emprego pelos seus ideais.

[color=red]Éramos capazes de mudar o mundo, quem mudou nossa coragem?[/color]
Acho que morreu com os (caras pintadas 92)

everson_z

eliziario:

Ver

Esta ai

Não à Emenda 3 - sindpd

http://www.sindpd.org.br/noticias.asp?id=138

everson_z

eliziario:

Ah. SINDPD de São Paulo! Está explicado. Parabéns aos paulistas. O SINDPD do Rio tem como único objetivo abrigar o pessoal das estatais em sua diretoria e fazer acordos salariais para achatar a renda dos trabalhadores fluminenses. Aliás, pelo que sei, já teve até dono de consultoria estilo body-shop como presidente do SINDPD-RJ.

O metalúrgico que deveria ter morrido em uma prensa de algumas toneladas gosta de Cooperativas… com essa emenda elas pessoas a serem consideradas.

[color=red]Parabéns a todos que votam no PT, ?PCC? e outros partidos que acham que vagabundo tem que ter mordomias pagas pela classe dedica como bolsa escola, bolsa família, Céu… etc.
[/color]
Enquanto muitos vão jogar bola e reclamam de tempo outros estão lendo um bom livro no ônibus a caminho do trabalho.

everson_z

Hj é assim!
Onde já se viu pessoas que ganham 5 mil por mês ficar rodando de BMW e Audi? Só os ficais mesmo.
Hj eles tem o pode semelhante a de um Juiz para julgar e condenar uma empresa.

Criado 27 de abril de 2007
Ultima resposta 30 de abr. de 2007
Respostas 14
Participantes 8