Buenas!
Não tenho certeza de estar postando no lugar certo, mas acho que é o lugar mais adequado.
Minha dúvida é simples e gostaria da opinião de quem trabalha na área. Moro no interior do RS e estou tentando encontrar trabalho em outras cidades, Porto Alegre e região.
Pra dar um panorama da situação:
Tenho 5 anos de experiência na área de TI como desenvolvedor Progress, mas quero mudar o rumo pra Java ou PHP. Sou formado em computação, tenho 1 publicação de artigo apresentada. Vários cursos livres que fiz no Coursera e outros centros de treinamento. Conheço tenho alguma experiência com Cloud (Pagodabox), Git, Scrum, mas tenho a experiência que adquiri com cursos e estudo, não com trabalho.
Não sou novato, já tenho alguma experiência de governança e processos de TI.
O que estou achando estranho é que não estou sendo chamado para nenhuma entrevista, e já mandei uns 15 currículos para empresas diferentes, a maioria delas empresas grandes de fábrica de software, com processos e métodos modernos e a maioria usa Scrum, algo que eu gostaria de trabalhar, pois estudei muito o assunto e gostei.
A entrevista não é um compromisso, é uma forma de conhecer o candidato apenas, e nem sequer isso eu consegui! Tenho 26 anos, na última empresa meu chefe disse que me recomendaria se fosse necessário. Saí da última empresa porque quero seguir com desenvolvimento, é isso que me dá tesão. Antes trabalhava como analista de sistemas, ficava o dia todo clicando em botões, digitando e atendendo usuários.
Enfim, tudo me leva a crer que ou meu currículo é muito ruim se comparado ao resto do mercado, mas eu já vi gente com menos experiência que eu sendo contratada por boas empresas, então não acho que seja isso. Ou essas empresas não contratam gente de fora. Por isso estou pensando em me mudar pra capital (Porto Alegre) e ver se consigo arranjar algo depois de me mudar. Estou certo no meu pensamento? Como foi pra vocês? Como as empresas de vocês recrutam?
Abraço e desculpe se postei no lugar errado.