1 . desenvolver a logica
2 . saber programar
3 . aprender os conceitos fluente de OO
4. aprender java j2se
5 . vc vai morrer e nao aprender nada
eu estudo java a uma media de 1 ano e alguns meses nao tenho nem 5% na minha opniao de ter o conhecimento da tecnologia…
Aprender java… nao é receita de bolo… precisa ter tempo o suficiente para se dedicar todos os dias… e muita disciplina… caso nao queira investir em cursos… porem vai ter q investir em livros… apesar que a net tem muita boa e de grátis… mas no inicio um bom livro para servir como base… é ideal… pensar de forma OO é algo que muda a vida de qualquer programador que pensava de maneira procedural, pelo menos para mim foi…
é minhas dicas… agora assim… se vc quer algo rapido de acordo como vc falou… o delphi, Visual Basic… sao ferramentas que cai como uma luva para vc
josenaldo
Comecei a trabalhar com Java em 2003… Doce tempo de faculdade… Disse pro chefe, um coordenador de um projeto de pesquisa, que precisaria de um tempo pra aprender a linguagem, e ele me deu 6 meses… E comecei assim…
Já tem 4 anos, mas ainda hoje me sinto em uma corrida contra o tempo e a produção de tecnologias… E sinto q estão ganhando… srrssr
É muita coisa pra estudar, muita coisa pra ver, analisar, acompanhar o ritmo é difícil… E é por isso mesmo que gosto tanto desse trabalho… srsrsr
Cara, as dicas do LPjava foram boas… Já dá pra começar assim mesmo… Mas se prepara… Tu nunca mais vai ser o mesmo depois o primeiro HelloWorld.class
ddduran
Acho que nada lhe encima mais que a pratica com problemas reais, acompanhado de buscas por soluções nas teorias…
você deveria tentar um estagio. Seria muito bom pra você.
L
luiz.argenton
cara… foi por isso q levantei este assunto…
sou de recife, estou na faculdade ainda, estagio em java nao encontrei muito… mais tipo os que aparecem e nao soh em java mas programacao em geral… todos dizem q nao tenho experiencia… se alguem souber como eh q se ganha expeiencia sem trabalhar me fala ai estou precisando!! :!:
ddduran
é essa situação é realmente complicada, acho que dei bastante sorte em arrumar um bom estagio trabalhando com desenvolvimento (talvez até por que aqui em São Paulo, digo estado, seja mais fácil)
uma alternativa talvez fosse você entrar em um projeto opensource algo assim
L
luiz.argenton
uma boa ideia… nao tinha pensado nisso!
mas tipo…
onde eu acho um?! e como eh que funciona estes projetos?!
M
milenafischborn
Vc está estudando?
Se sim, uma boa opção é ficar ligado nas oportunidades de estágio. Hoje em dia, com a escassez de profissionais, muitas empresas estão investindo em iniciantes.
Já sabe programar em alguma outra tecnologia?
Caso afirmativo, você pode tentar conseguir um emprego em uma empresa que trabalhe com a tecnologia com a qual você já sabe programar, mas que também trabalhe com Java. Assim, aos poucos você pode ser inserido em projetos com java, e terá o apoio de colegas que já dominam essa tecnologia.
Att,
Milena
Porto Alegre
S
santana_fabiano
Eu comecei a estudar Java há um ano. Ainda dou um um JavaBaby conheço pouco. Mas a dica é a seguinte:
Vontade de aprender e probelmas reais formam a receita ideal para se apreder uma linguagem.
Já que vc não está trabalhando na área a dica que eu te dou é fazer uns sites. com sisteminha de notícas, controle de usuários, um controle simples de estoque.
Além de te fornecer uma base do mundo real vc ainda pode ganhar uma graninha pra comprar seus livros:
Java Como Programar do Deitel não pode faltar:
Conheça uma IDE como NetBeans ou Eclipse:
Jsp ou JSF
MVC
O resto flui.
Boa sorte
Marcio_Nogueira
O primeiro passo, na minha opinião, seria aprender lógica de programação. Em seguida, Orientação a Objetos (OO) e UML. A partir daí o proximo passo será iniciar efetivamente o aprendizado da tecnologia JAVA. Um livro que recomendo, é o JAVA Use a Cabeça traduzido pela Altabooks, este livro aborda os principais conceitos do JAVA.
Um abraço.
neoramon
Tbm acho melhor iniciar com a lógica e orientação a objetos, pois é o básico das linguagens OO. Na faculdade eu tava lendo “java como programar” da deitel (vc deve encontrar em pdf).
Depois de ter o teórico exercitar com algumas coisas bem simples mesmo e ir se aprofundando aos poucos.
P
pardal_nb
cara, para aprender java vc tem q fazer o seguinte…
terminar com a namorada, se trancar num quarto durante uns 18 meses, sua mae vai jogando coca-cola e pizza pra vc o dia inteiro…vc tem q parar de acessar o orkut, msn, e afins…parar de beber cerveja, e afins…
brincadeiras a parte, com tudo o q o pessoal falou ai emcima para vc eu assino embaixo…vc DIFICILMENTE saberá TUDO de JAVA…java nao eh como ASP, PHP…a cada necessidade, vc irá pesquisar…e desse pesquisa vc irá aprender bastante coisa…pode ter certeza…
no mais, a galera do GUJ está ai pronta para ajudar no q for preciso…
P
pardal_nb
everson_z:
Eu escrevi um artigo +/- sobre isso, não quais livros pq isso tem altos e baixos
Como sei se vai ou ñ ser aprovado um artigo???
artigo aki pro GUJ? ou revista técnica?
a resposta é: somente saberá depois q encaminhar o seu artigo para o examinador avaliar…
abs
P
pardal_nb
everson_z:
pardal_nb:
everson_z:
Eu escrevi um artigo +/- sobre isso, não quais livros pq isso tem altos e baixos
a resposta é: somente saberá depois q encaminhar o seu artigo para o examinador avaliar…
abs
Aqui no GUJ, já mandei
Então é só aguardar…e boa Sorte :?
lrpfeliciano
ddduran:
é essa situação é realmente complicada, acho que dei bastante sorte em arrumar um bom estagio trabalhando com desenvolvimento (talvez até por que aqui em São Paulo, digo estado, seja mais fácil)
uma alternativa talvez fosse você entrar em um projeto opensource algo assim
Creio que também no RJ, também fique fácil de arrumar alguma coisa por aqui. Porque eu estive no sábado passado no Rio Java Developers Day, realizado pelo RioJUG, e situação tá tão caótica aqui (de empresas precisando de profissionais Java) que no evento tinha duas empresas panfletando (panfletando mesmo) filipetas anunciando que estavam precisando de profissionais.
ddduran
já vi acontecer tambem, o mercado ta tão carente de gente que tive até de tirar meu curriculo desses sites de empregos, por que as ligações são diarias.
Não é a toa que você acaba trabalhando com um pessoal que programa por “tentativa e erro”
Bom, melhor para nos, ne? agora só o pessoal se valorizar mais nas entrevistas!
everson_z
everson_z
pardal_nb:
everson_z: