Ola pessoal, tudo bem!
O meu problema é o seguinte:sempre trabalhei com entregas de produtos cirúrgicos com moto aqui em São Paulo, mas no mês de maio, sofri um acidente com minha moto e o medico me alertou “ ou vc para com este emprego, ou vc morre.” Sou formado em sistema de informação desde 2004, mas nunca trabalhei na área. Tenho facilidade com programação (principalmente em c++), mas nunca fiz estágio nesta área. Mas gostaria de consegui um lugar no setor, pois já estou cansado de ter pinos no braço que nem o robocop. Tava dando uma olhada nas opções e java foi a linguagem que mais me identifiquei por ser orientada a objeto e por já conhecê-la dês 2002 em âmbito acadêmico.
Agora quero saber de vcs: como faço para conseguir um emprego de verdade como programador java??
O que devo aprender de imediato???, trilhas a serem seguidas?? Aplicação web ou aplicação desktop utilizando swing (o swing ainda esta como um urso, de tão pesado. :))
Um conhecimento básico da área já tenho, pois isto aprendi na faculdade. Tipo SQL que é sem mistério, uml me lembro bem, orientação a objeto é tranqüilo e jdk o basicão também, jsp e servlet tenho uma vaga recordação da época da faculdade, mas nada que uma revisão não resolva. Strut ta na moda ainda??
Ahh! Tava me esquecendo. A certificação scjp 5.0 pode facilita a minha vida?
fala cara…
se você realmente escolheu a linguagem java… deve se especializar…
Java
Java server pages (java na internet)
J2EE ajuda muito…
e se você ja tiver um conheçimento bom como fonciona a linguagem… let’s go SCJP… que vai te ajudar muitooooooo! não só no emprego mais principalmente no conhecimento… a scjp te dar muito conhecimento sobre a linguagem…
ai depois com o tempo vc se especializa em algum banco de dados(oracle,mysql,sqlServe,post etc…), tira as outras scjp necessaria… pra arquiteto, web em fim…
ah… emprego cara… pelo menos aqui em Brasilia… tem muito, é so você procurar empresas de T.I. ou prestadora de serviço e tentar arrumar um estágio… se você der sorte, ja é uma bela vitória, um grande impurrão pra você ser um programador e ganhar bem $$…
boa sorte!
Bom camarada não sou nenhuma sumidade a ponto de lhe dar conselhos, mas aqui vão minhas sugestões:
Vedetes do mercado segundo minha opinão: Struts, EJB 3.0, Oracle, hibernate, é o que mais se escuta o mercado pedir
Com o que eu trabalho: Webwork, spring, ajax, freemarker, velocity, eclipse, postgres, hibernate.
Livros bons para você estudar: head first java, head first design patterns.
Existem outros milhares de títulos bons, mas se o que tu quer é botar a mão na massa, dá pra começar a pesquisar sobre, é apenas minha sugestão, boa sorte e um abraço.
Se você tiver condições de fazer algum curso (de Pós-Graduação, por exemplo) utilizando Java seria interessante, pois daí você aumenta a sua rede de contatos, e também acaba tendo uma disciplina nos seus estudos.
Mas se não tiver $$ faça um sistema na sua casa mesmo, baixe o Tomcat, o Struts, MySQL, etc. Daí quando for procurar uma vaga de trainee o entrevistador vai te perguntar: “Mas você não tem nenhuma experiência?”, daí você fala: “Ah, fiz um sistema em casa…”
E também tire a certificação, é muito valorizada no mercado.
Hun, sei bem como é ficar cheio de pinos por causa de moto…
Eu acredito que uma certificação ajudaria bastante sim pra conseguir um primeiro trampo na área, e sugeriria tbem participar de alguns projetos open source, ou criar o seu mesmo.
Pô cara… Não sei até que ponto isso é possível para mim, mas estou estudando as pampas pra fazer a prova de certificação e conseguir obtê-la! Em paralelo tenho desenvolvido umas coisas meio que de “freela” do tipo, programinha pro primo, programinha pro pai… Tenho aprendido muito assim. Gostei da dica que te deram sobre os projetos Open Source, reforço-a para você e vou tomá-la como conselho pra mim. Pois ai estaremos trabalhando com algumas pessoas que já devem dominar Java, além de estarmos praticando. Um abraço ai, e sucesso cara.
Vcs são legais pra caramba :thumbup:, muito obrigado pelas dicas e com certeza vou segui-las. Agora é só melhorar um pouco o braço e colocar as 2 mãos nos teclados, pois digitar com uma mão só, é chato pra caramba. :lol:
Muito Obrigado e t+ 8)