Emprego de TI no interior

Olá, pessoal.

Antes de mais nada, sou novo aqui no GUJ e, apesar de acompanhar o fórum há anos, nunca fui muito de escrever então não havia me cadastrado ainda.
Bem, estou escrevendo agora porque gostaria de pedir uma opinião e recorrer aqueles que tiveram mais contato com o mercado.

Minha história é a seguinte: me formei em computação na Unesp de Bauru e comecei a trabalhar em SP como Analista Programador Java há 5 anos. De lá para cá tirei algumas certificações (SCJP, SCWCD, SCEA 1ª fase e Zend PHP) e fiz uma pós-graduação em Engenharia de Software. Dentro da empresa, trabalhei com desenvolvimento de sistemas financeiros, depois com pesquisa e desenvolvimento de arquiteturas, frameworks e ferramentas e testes automatizados. Acredito que tenha ganho bastante experiência.

O problema é que não suportava morar em SP e este ano mudei-me para o interior, em Sorocaba, e estou viajando de fretado todo dia. Com 2 crianças, um recém-nascido, saindo 5:30 e voltando 8:30, a vida não tem sido fácil.

Eu tenho noção que não há muito campo de TI no interior, até porque minha esposa, que também é da área, já tentou procurar emprego em Sorocaba.
Já pensei em começar uma empresa, mas, apesar de já ter um CNPJ e a capacidade de desenvolver sistemas de vários tipos, cheguei à conclusão que no momento essa não é uma alternativa viável por alguns motivos.

Pesquisei aqui no GUJ e encontrei algumas postagens de 1 ou 2 anos atrás em que algumas pessoas já comentaram sobre essa questão de emprego no interior vs. SP, mas muita informação já etá defasada, como empresas que não existem mais.

Enfim, não quero abrir mão da qualidade de vida do interior, mas parece que vou jogar todo meu estudo fora ao querer morar no interior.

Então tenho basicamente 2 perguntas:

• Alguém sabe se existe algum lugar com boa estrutura+remuneração para se trabalhar morando no interior de SP sem gastar 6 horas de ida+volta todo dia?
  • Alguém que mora no interior e trabalha ou trabalhou com home-office pode me dizer se vale a pena?

Bem, desde já agradeço a colaboração de cada um. :wink:

Cara, São Paulo é uma selva mesmo. Tanto capital como no interior…

Nunca fui pra aí, mas tenho conhecidos que vieram daí e comentam que o negócio é triste mesmo…

Sei que você quer ficar em São Paulo, mas uma dica que te dou, e que te dá boas chances de prosperar na área é vir para o Sul…

Aqui em SC, PR e RS o mercado está aquecidíssimo. A empresa onde trabalho pretende crescer mais de 100% até a metade de 2013, tanto em estrutura quanto em número de colaboradores…

E tem várias outras empresas crescendo muito pra cá…

[quote=Ruttmann]
Aqui em SC, PR e RS o mercado está aquecidíssimo. A empresa onde trabalho pretende crescer mais de 100% até a metade de 2013, tanto em estrutura quanto em número de colaboradores…

E tem várias outras empresas crescendo muito pra cá…[/quote]

Onde você mora ? :stuck_out_tongue:

Cara… você é maluco! Fazer isso todo dia ainda mais com 2 crianças!

Um dos pontos que considero qualidade de vida é perder pouco tempo para se deslocar ao trabalho!

Eu prefiro me mudar para perto do trabalho do que percorrer distancias assim! Trabalho no centro de são paulo, uma época houve possibilidade de ir trabalhar em alphaville, se isso acontecesse provavelmente me mudava para barueri / osasco / ou outro lugar próximo de lá!

Infelizmente o mercado de TI no interior não é tão aquecido como em SP Capital! Vejo algumas possibilidades:
1-Soracaba é perto de Alphaville e tem bastante empresa de TI lá… talvez um emprego por lá (Alphaville) não seja tão ruim assim…
2-Viver de freelas (Home Office). Isso seria o primeiro passo para montar sua empresa, mas precisa encontrar uma empresa que “garanta” o serviço… conheci pessoas que conseguiram esse tipo de emprego e precisavam ir na empresa fisicamente, apenas 1 dia por semana, poucas horas desse dia e fora de horários de pico…
3-Eu prefiro andar de fusca e ter minha familia por perto, viajar, finais de semana, etc, do que andar de carro importado e não ter nada disso. O ideal é o equilibrio, mas talvez tenha de abrir mão de algumas coisas mesmo… se isso é jogar o estudo todo fora… é um pouco relativo! Eu fiz diversos cursos Microsoft no começo da minha carreira há mais de 10 anos atrás que hoje não servem mais para nada… mas tiveram sua importância!

"O problema é que não suportava morar em SP e este ano mudei-me para o interior, em Sorocaba, e estou viajando de fretado todo dia. Com 2 crianças, um recém-nascido, saindo 5:30 e voltando 8:30, a vida não tem sido fácil. "

vc é maluco só isso!!! nem vou comenta o resto !!!

vai aproveitar a vida com seus filhos e ficar nessa bagunça ai…essa a fase mais da hr…pense bem camarada!

Eu morava em São Paulo, mas hoje trabalho e estudo em Campinas. O custo de vida é parecido com o de São Paulo, mas o aluguel é bem menor. Sem contar que, dentro de Campinas, é fácil se locomover. O problema é se você morar em outra cidade (Hortolândia, Paulínea, Indaiatuba, Valinhos, etc).

O mercado aqui também está bem aquecido, com várias empresas de P&D nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Considere conhecer Campinas também.

Ruttmann, eu já havia pensado na possibilidade de ir para o sul, mais especificamente Curitiba. Mas aí vem a insegurança de não conhecer a região, fazer uma mudança das grandes e me arrepender.
De qualquer forma, foi muito bom você mencionar isso, vou pesquisar mais sobre essa opção. Obrigado.
Detalhe: no sul, tenho “medo” de passar frio. Sorocaba é tão quente que ontem a noite estava 32º dentro de casa, com 40% de umidade.

jmmenezes, obrigado pelas considerações, vou pensar um pouco sobre isso. O item 2 é o que eu gostaria mais, só me falta descobrir as oportunidades desse tipo de trabalho.

caiodorn, só para você ter uma ideia, anteriormente eu morava na Alameda Santos nº 1343 e trabalho na Alameda Santos nº 1357. Da janela do quarto do meu ap. eu via o andar em que trabalhava. Nos 4 anos e 3 meses que morei assim, levava menos de 5 minutos para ir de casa para o trabalho e vice-versa.
O apartamento era até grande para a região, porém ver meu filho sem um espaço para correr e brincar, a poluição, o barulho desde 5hs, o ar-condicionado do prédio ao lado, as britadeiras que varavam as noites, entre outras coisas, fizeram eu tomar essa decisão meio maluca de voltar para Sorocaba, onde temos casa própria (que antes estava alugada).

RiQuInHo_$_$, quando me mudei, já contava com a dificuldade e aguentei bem até agora. Eu esperava que a empresa em que trabalho abrisse uma oportunidade de home-office, conversei com o dono, mas pelo que entendi eles não tem estrutura para isso no momento. Ele falou que tem planos de abrir uma fábrica de software no interior e que me envolveria no projeto, mas isso a médio prazo. Só que, desde que minha filha nasceu tenho dormido muito pouco e minha esposa precisa mais da minha ajuda durante o dia, então de repente me vejo na urgência de uma mudança.

Vina, obrigado pela dica. Outro dia eu estava justamente olhando algumas cidadezinhas ao redor de campinas para ver se encontrava algum lugar com espaço e que ficasse relativamente perto de algum núcleo empresarial, mas como não conheço a região não consegui concluir a pesquisa. Como minha família está crescendo, estou fugindo de apartamentos, preciso de um jardim, de uma horta, etc. Vou continuar a olhar a região, mas tomando cuidado para não ficar muito longe do trabalho.

Enfim, obrigado a todos pelas respostas.

[quote=utluiz]Ruttmann, eu já havia pensado na possibilidade de ir para o sul, mais especificamente Curitiba. Mas aí vem a insegurança de não conhecer a região, fazer uma mudança das grandes e me arrepender.
De qualquer forma, foi muito bom você mencionar isso, vou pesquisar mais sobre essa opção. Obrigado.
Detalhe: no sul, tenho “medo” de passar frio. Sorocaba é tão quente que ontem a noite estava 32º dentro de casa, com 40% de umidade.

jmmenezes, obrigado pelas considerações, vou pensar um pouco sobre isso. O item 2 é o que eu gostaria mais, só me falta descobrir as oportunidades desse tipo de trabalho.

caiodorn, só para você ter uma ideia, anteriormente eu morava na Alameda Santos nº 1343 e trabalho na Alameda Santos nº 1357. Da janela do quarto do meu ap. eu via o andar em que trabalhava. Nos 4 anos e 3 meses que morei assim, levava menos de 5 minutos para ir de casa para o trabalho e vice-versa.
O apartamento era até grande para a região, porém ver meu filho sem um espaço para correr e brincar, a poluição, o barulho desde 5hs, o ar-condicionado do prédio ao lado, as britadeiras que varavam as noites, entre outras coisas, fizeram eu tomar essa decisão meio maluca de voltar para Sorocaba, onde temos casa própria (que antes estava alugada).

RiQuInHo_$_$, quando me mudei, já contava com a dificuldade e aguentei bem até agora. Eu esperava que a empresa em que trabalho abrisse uma oportunidade de home-office, conversei com o dono, mas pelo que entendi eles não tem estrutura para isso no momento. Ele falou que tem planos de abrir uma fábrica de software no interior e que me envolveria no projeto, mas isso a médio prazo. Só que, desde que minha filha nasceu tenho dormido muito pouco e minha esposa precisa mais da minha ajuda durante o dia, então de repente me vejo na urgência de uma mudança.

Vina, obrigado pela dica. Outro dia eu estava justamente olhando algumas cidadezinhas ao redor de campinas para ver se encontrava algum lugar com espaço e que ficasse relativamente perto de algum núcleo empresarial, mas como não conheço a região não consegui concluir a pesquisa. Como minha família está crescendo, estou fugindo de apartamentos, preciso de um jardim, de uma horta, etc. Vou continuar a olhar a região, mas tomando cuidado para não ficar muito longe do trabalho.

Enfim, obrigado a todos pelas respostas.[/quote]

Então cara… realmente Alameda Santos não é o melhor lugar para seus filhos morarem… mas nem por isso precisava ir para sorocaba.
Talvez manter a casa alugada em Sorocaba e alugar algo em São Paulo, não tão longe.

Região da paulista tem acesso facil com metrô, dependendo da estação que tiver não leva nem 20 minutos… eu vou de carro até o metrô e venho pro centro de metrô e não gasto mais de 40 minutos no percurso todo… Prefiro isso pois sei que o tempo é sempre o mesmo, diferente de encarar transito onde posso levar 30 minutos ou 2 horas!

Já pensou na possibilidade de voltar para SP mas morar em um bairro mais residencial ?

[quote=utluiz]Ruttmann, eu já havia pensado na possibilidade de ir para o sul, mais especificamente Curitiba. Mas aí vem a insegurança de não conhecer a região, fazer uma mudança das grandes e me arrepender.

Enfim, obrigado a todos pelas respostas.[/quote]
Frio em Curitiba? Isso está se tornando lenda.
Aliás, sinto saudades da Curitiba gélida que todos falam.

O mercado de Curitiba tem oportunidades e lugar para bons profissionais. Com as certificações que você tem, é moleza conseguir algo bom aqui.
Porém, preciso alertá-lo sobre o seguinte:
Curitiba não é mais a cidade modelo que a propaganda mostrava, ela é uma São Paulo miniaturizada, com os mesmos problemas (tirando o metrô que aqui não existe)
A frota de carros é de 1 : 1, ou seja, existe o mesmo número de carros que o de habitantes. Porém, a infra estrutura não mudou (ou melhor, sim, mudou, mas para pior). Trânsito e congestionamentos são constantes.
A violência é crescente.
O custo de vida vem aumentando.
O preço dos imóveis está alto.

Mas, posso te dizer que ainda é possível viver relativamente bem aqui. Eu, na verdade, moro numa cidade da Região Metropolitana, chamada São José dos Pinhais (o terceiro maior PIB, atrás da Capital e de Araucária que abriga uma unidade da Petrobrás e algumas grandes empresas) e lá é bastante tranquilo. Distante 20Km de Curitiba, quando o trânsito colabora, em 30 minutos, no máximo, você está no centro da capital.
Se vier para cá, será bem recebido.

Eu sei que estou pedindo muito, mas você conheceria uma casa com 3 quartos, quintal, espaço para uma horta, numa rua tranquila, sem congestionamento, perto de uma feira ou mercado que venda frutas e verduras frescas e maduras da época a preços razoáveis e há 40 minutos da paulista?

Na verdade, achei uma casa parecida com essa perto daquela represa bem no sul de SP, mas o valor do aluguel deve estar acima do meu orçamento e não deve ter uma feira por perto… :cry:

[quote=drsmachado]Mas, posso te dizer que ainda é possível viver relativamente bem aqui. Eu, na verdade, moro numa cidade da Região Metropolitana, chamada São José dos Pinhais (o terceiro maior PIB, atrás da Capital e de Araucária que abriga uma unidade da Petrobrás e algumas grandes empresas) e lá é bastante tranquilo. Distante 20Km de Curitiba, quando o trânsito colabora, em 30 minutos, no máximo, você está no centro da capital.
Se vier para cá, será bem recebido.[/quote]

Um raio de sol brilhou sobre mim… :smiley:

Eu sei que estou pedindo muito, mas você conheceria uma casa com 3 quartos, quintal, espaço para uma horta, numa rua tranquila, sem congestionamento, perto de uma feira ou mercado que venda frutas e verduras frescas e maduras da época a preços razoáveis e há 40 minutos da paulista?

Na verdade, achei uma casa parecida com essa perto daquela represa bem no sul de SP, mas o valor do aluguel deve estar acima do meu orçamento e não deve ter uma feira por perto… :cry: [/quote]
Ai entra a questão de precisamos abrir mão de algumas coisas…

Eu moro em uma rua tranquila (vila fechada), meus filhos brincam nela, estou a 30 minutos da paulista, tem 3 mercados que posso ir a pé… de domingo tem feira na rua de baixo que posso ir a pé… se for de carro tem feira todo dia a menos de 5 minutos.
Só que a casa só tem 2 quartos, não tem espaço para horta e o quintal é pequeno (mesmo assim tenho 3 cachorros)…

Em questão de preço… a casa é própria e não pago aluguel… mas o aluguel é em torno de 2000 a 2500 (não muito diferente de um apto grande na alameda santos). Visto que estão alugando kit por R$ 1000 no centro…

Eu preferiria muito mais morar em uma chacara em cotia… inclusive meu pai tem um sitio lá que vale o preço da minha casa e tem cavalo, boi, churrasqueira, horta, plantação, casa gigante, salão de festas, etc… a menos de 1 hora de são paulo (sem transito)… e o sonho dos meus filhos era morar lá… o problema que de lá para o trabalho durante a semana é no minimo 2 horas quando a raposo não esta tão ruim! Já morei longe do trabalho e logo me mudei para perto, pois não aguentei muito tempo… é nessas horas que precisamos fazer escolhas e abrir mão de algumas coisas mesmo!

E so para contextualizar, hoje está fazendo 32° em Curitiba, ontem fez 31° e a sensação térmica era de ± 40°.

utluiz, não sei se você ainda pensa em São Paulo, mas algumas regiões da Zona Leste se valorizaram muito devido à chegada de metrôs e as residências estão (por enquanto) ainda tão caras quanto outras regiões da cidade (apesar de ter encarecido bastante ultimamente). Eu mesmo estou morando na Vila Prudente, a 5 minutos da estação com esse nome da linha Verde (portanto perto da paulista). O bairro é ótimo, com mercado, feira livre de domingo, etc. Para o lazer com o seu filho tem ali no bairro o parque da vila prudente e dois shopping centers (central plaza e mooca plaza). Acredito que se você conseguir morar em um apartamento com opções de lazer no condomínio ajudaria você a ter mais uma opção de lazer para seu filho. Da uma pesquisada de preços na região.

Abraços e boa sorte na sua procura.

[/quote]

Olha cara, Curitiba realmente é muito frio. Já estive lá umas 2 vezes, e uma das vezes foi em pleno inverno, e o negócio é tenso lá, de tremer as canelas mesmo!

Mas olha, se você vier pra Santa Catarina, só vai passar muito frio na Serra(óbvio) ou no Oeste. O restante das regiões é bem tranquilo o ano todo. Aqui em Blumenau(Vale do Itajaí) é bem quente. A cidade é cercada de morros, é um buraco, isso aqui no verão nem aquele macacos de águas termais da Ásia aguentam!

:smiley:

Considere a vinda pra cá, venha um dia pra visitar, você vai gostar do lugar.

:wink:

[quote=jeanmalvessi][quote=Ruttmann]

E tem várias outras empresas crescendo muito pra cá…[/quote]

Onde você mora ? :stuck_out_tongue: [/quote]

Moro em Blumenau/SC

:stuck_out_tongue:

[quote=utluiz][quote=drsmachado]Mas, posso te dizer que ainda é possível viver relativamente bem aqui. Eu, na verdade, moro numa cidade da Região Metropolitana, chamada São José dos Pinhais (o terceiro maior PIB, atrás da Capital e de Araucária que abriga uma unidade da Petrobrás e algumas grandes empresas) e lá é bastante tranquilo. Distante 20Km de Curitiba, quando o trânsito colabora, em 30 minutos, no máximo, você está no centro da capital.
Se vier para cá, será bem recebido.[/quote]

Um raio de sol brilhou sobre mim… :smiley: [/quote]

Cara, enquanto lia o seu primeiro post eu ia pensando: esse cara está procurando Curitiba.

Se voce já tem uma boa experiencia entra facil no mercado, sem problemas. O custo de vida aqui não é tao alto como em Sao Paulo, mas os salários tambem são menores. Um programador pleno deve ganhar entre 2,5 e 3,5k por mes.

O aluguel de um apartamento para quatro pessoas (vamos dizer tres quartos) deve ficar entre 1000 e 1500/mes (nao tenho certeza dos valores, mas nao esta muito longe disso). Se voce quer uma casa com um bom quintal já começa a complicar. Mas nada que uma pesquisada na web nao tire a duvida.

Com 20 reais por pessoa voce encontra restaurantes razoaveis. Com pouco mais de 50 voce frequenta as melhores churrascarias da cidade.

O trânsito não é uma maravilha, mas nem se compara a Sao Paulo, a cidade é pequena (em extensão de terra), então voce vai de uma ponta a outra sem dificuldades. Transporte coletivo não é lá essas coisas, mas é aceitável comparado a outras cidades grandes.

Se voce quer se livrar da violência aqui não é o melhor lugar, mas acho que nesse quesito hoje só um aeroporto internacional resolve o problema.

O frio é tenso pra quem não tem costume e muito cruel pra quem não gosta. Temperaturas negativas não são raras, embora ultimamente o frio esteja mais ameno, como já disseram. Esse ano praticamente não teve inverno. Mas se voce der azar junho e julho vão te maltratar. Mas acostuma. E não tem coisa melhor que dormir no inverno.

O empecilho mesmo acho que fica com o salário.

Conseguir um emprego com um ótimo salário(o que você pode conseguir pelo que diz de sua experiência e formação) na capital e se mudar para perto do trabalho não é uma opção?

douglas_vidotto, agradeço pelas dicas, mas se eu falar pra minha esposa de morar em apartamento de novo ela me mata… rsrs…
Ela gosta de artesanato, costura e de cozinhar. Este é um requisito não-funcional e impeditivo.

Ruttmann, vou considerar fazer uma visita. Você tem alguma dica para quem quer conhecer a cidade e ao mesmo tempo passear com a família?

YvGa, obrigado pelas informações valiosas.
A violência está complicado em todo lugar mesmo. Em Sorocaba, no bairro onde minha mãe mora, todas as casas são sistematicamente assaltadas. Na minha rua atual, quase todos os vizinhos tem cercas elétricas.

Gabriel, atualmente ganho algo em torno de 5k. Não sei se isso é regular, bom ou ótimo, mas na região da Paulista não vale muito, pois o custo de vida é muito alto. Como já comentei, morei mais de 4 anos aqui (e várias vezes meu despertador foi um helicóptero que devia trazer algum executivo para o prédio vizinho).
Enfim, dado os requisitos que tenho exposto, como sempre, é impossível atender a todos. Não questiono que SP é o melhor dos mundos para TI, mas mesmo que tivesse grana para uma casa no morumbi ou um apartamento de andar inteiro em algum bairro nobre, ainda não teria como fugir da realidade do trânsito, do barulho, da poluição, do amontoado de gente em tudo que é canto, etc.

Mais uma vez agradeço a todos pelas informações… vão render várias horas de pesquisa!