Olá, pessoal.
Antes de mais nada, sou novo aqui no GUJ e, apesar de acompanhar o fórum há anos, nunca fui muito de escrever então não havia me cadastrado ainda.
Bem, estou escrevendo agora porque gostaria de pedir uma opinião e recorrer aqueles que tiveram mais contato com o mercado.
Minha história é a seguinte: me formei em computação na Unesp de Bauru e comecei a trabalhar em SP como Analista Programador Java há 5 anos. De lá para cá tirei algumas certificações (SCJP, SCWCD, SCEA 1ª fase e Zend PHP) e fiz uma pós-graduação em Engenharia de Software. Dentro da empresa, trabalhei com desenvolvimento de sistemas financeiros, depois com pesquisa e desenvolvimento de arquiteturas, frameworks e ferramentas e testes automatizados. Acredito que tenha ganho bastante experiência.
O problema é que não suportava morar em SP e este ano mudei-me para o interior, em Sorocaba, e estou viajando de fretado todo dia. Com 2 crianças, um recém-nascido, saindo 5:30 e voltando 8:30, a vida não tem sido fácil.
Eu tenho noção que não há muito campo de TI no interior, até porque minha esposa, que também é da área, já tentou procurar emprego em Sorocaba.
Já pensei em começar uma empresa, mas, apesar de já ter um CNPJ e a capacidade de desenvolver sistemas de vários tipos, cheguei à conclusão que no momento essa não é uma alternativa viável por alguns motivos.
Pesquisei aqui no GUJ e encontrei algumas postagens de 1 ou 2 anos atrás em que algumas pessoas já comentaram sobre essa questão de emprego no interior vs. SP, mas muita informação já etá defasada, como empresas que não existem mais.
Enfim, não quero abrir mão da qualidade de vida do interior, mas parece que vou jogar todo meu estudo fora ao querer morar no interior.
Então tenho basicamente 2 perguntas:
- Alguém sabe se existe algum lugar com boa estrutura+remuneração para se trabalhar morando no interior de SP sem gastar 6 horas de ida+volta todo dia?
- Alguém que mora no interior e trabalha ou trabalhou com home-office pode me dizer se vale a pena?
Bem, desde já agradeço a colaboração de cada um.