bom dia, boa tarde ou boa noite,
não sou um programador, ainda, mas ja estudei algumas linguagens de programação, logica de programação, poo e etc… Mas fico em duvida em qual linguagem me especializar, pois são muitas, e sempre tem alguém pra ficar queimando a linguagem que tu estuda. Então fica minha duvida: O que o mercado de trabalho esta procurando? Qual a linguagem mais aceita e utilizada?
Bom, essa é apenas a minha opinião.
Procure buscar uma linguagem de desenvolvimento mobile ou web, das mobile cada plataforma tem a sua então já é um pouco amarrado, na web já é um pouco mais difícil já que existem muitas, mas as que mais tem mercado de trabalho nos dias de hoje é JAVA, C# e PHP, mas não quer dizer que são as melhores devido a cada problema requisitar uma linguagem que melhor se adequá. Também tem o JavaScript que é muito diferente de JAVA e está tendo um crescimento muito grande e vejo que daqui uns tempos irá ser umas das mais utilizadas.
Infelizmente ninguém vai poder te dar certeza de que uma linguagem é melhor que outra, se tentarem estão errados, busque uma que goste de trabalhar e seja muito bom nela que não irá faltar mercado pra você.
Então, a linguagem que eu mais estudei até agora é JAVA, e eu gosto dela, pelo menos até agora, mas parece que ela é a mais torrada de todas, todo mundo fala que é lenta, ruim, programador Java ganha uma miséria, dai eu fico meio cabreiro de me aprofundar mais…
Como eu disse, cada linguagem tem seus altos e baixos, ela é lenta sim, ganha mal os caras que veem tutoriais no youtube e acha que já virou programador, mas mesmo assim ela é a linguagem mais utilizada por grandes empresas, por conta da sua portabilidade que é um dos seus pontos mais forte.
Concordo que daqui um tempo (muitos anos) ela irá deixar de ser utilizada para se criar sistemas NOVOS, mas os sistemas antigos que são monstruosos de empresas que são feitos em JAVA não vão deixar de existir da noite pro dia, então mercado irá ter por bastante tempo.
Isso é bastante relativo. Sugiro que faça uma pesquisa em vagas de emprego na sua região e levante quais linguagens são mais requisitadas. Mas no geral é como nosso colega de cima falou:
Hoje eu me focaria em aprender bastante as linguagens básicas da web: HTML, CSS e JavaScript. E depois partiria pra Node.JS, que é um interpretador de código JavaScript que funciona no lado servidor.
lenta em relação a quê ? quais linguagens são mais rápidas que Java e em que aspecto ?
Ela é lenta em relação ao desenvolvimento por ter que se escrever bastante código que em outras linguagem é de uma forma bem mais enxuta, o seu desempenho pode vir a ser mais lento também por conta da JVM.
Ok, a linguagem é verbosa mesmo …
e mais uma vez pergunto, em que aspecto e em que relação a quais linguagens ?
Faço essas perguntas, porque do jeito que as pessoas falam, parece que todas as outras linguagens, com exceção de Java tem o desempenho de C e a produtividade do Ruby …
Eu só sei em relação ao JAVA que é a linguagem com que eu trabalho e o grande fato disso é por ela se apoiar na JVM, que dá o ganho em relação a portabilidade como eu disse, mas faz pecar no desempenho, agora qual linguagem tem melhor ou pior desempenho em relação ao java eu não sei dizer pois nunca trabalhei com outras de forma aprofundada.
O fato do código Java executar em uma JVM não faz com que ela “peque” no desempenho. Obviamente que ela não vai ser tão rápida quanto código nativo como C/C++ otimizado, mas das linguagens baseadas em máquina virtual, a Java + JVM ainda é a plataforma mais rápida. Com relação a produtividade, realmente, linguagens dinâmicas como Python, Ruby e PHP são mais produtivas (e mesmo nesse quesito tenho minha desconfiança), em compensação, por serem interpretadas são bem mais lentas que Java. Ou seja, é um tradeoff entre velocidade de execução e produtividade, e Java é um intermediário entre as duas pontas.
Linguagem é o de menos cara. Linguagem de programação é igual ao É o Tchan, tem a loira e a morena, e de quebra um Jacaré. O mais importante é você conhecer um pouco de cada uma, e se aprofundar no momento oportuno.
Java é pesado mesmo, além de improdutivo. Mas em relação a salário isso depende mais do porte da empresa do que linguagens.
.NET é mais produtivo que Java, mas também é pesado, tanto que criaram o .NET Core.
O que importa é ter um bom emprego, linguagem é o de menos como já falaram, se é mais pesado ou vai levar mais tempo pra desenvolver, isso é problema da empresa, você vai receber seu salário do mesmo jeito. Enfim, se baseie nas melhores oportunidades de emprego que você encontrar.