bom dia, boa tarde ou boa noite,
não sou um programador, ainda, mas ja estudei algumas linguagens de programação, logica de programação, poo e etc… Mas fico em duvida em qual linguagem me especializar, pois são muitas, e sempre tem alguém pra ficar queimando a linguagem que tu estuda. Então fica minha duvida: O que o mercado de trabalho esta procurando? Qual a linguagem mais aceita e utilizada?
Bom, essa é apenas a minha opinião.
Procure buscar uma linguagem de desenvolvimento mobile ou web, das mobile cada plataforma tem a sua então já é um pouco amarrado, na web já é um pouco mais difícil já que existem muitas, mas as que mais tem mercado de trabalho nos dias de hoje é JAVA, C# e PHP, mas não quer dizer que são as melhores devido a cada problema requisitar uma linguagem que melhor se adequá. Também tem o JavaScript que é muito diferente de JAVA e está tendo um crescimento muito grande e vejo que daqui uns tempos irá ser umas das mais utilizadas.
Infelizmente ninguém vai poder te dar certeza de que uma linguagem é melhor que outra, se tentarem estão errados, busque uma que goste de trabalhar e seja muito bom nela que não irá faltar mercado pra você.
Então, a linguagem que eu mais estudei até agora é JAVA, e eu gosto dela, pelo menos até agora, mas parece que ela é a mais torrada de todas, todo mundo fala que é lenta, ruim, programador Java ganha uma miséria, dai eu fico meio cabreiro de me aprofundar mais…
Como eu disse, cada linguagem tem seus altos e baixos, ela é lenta sim, ganha mal os caras que veem tutoriais no youtube e acha que já virou programador, mas mesmo assim ela é a linguagem mais utilizada por grandes empresas, por conta da sua portabilidade que é um dos seus pontos mais forte.
Concordo que daqui um tempo (muitos anos) ela irá deixar de ser utilizada para se criar sistemas NOVOS, mas os sistemas antigos que são monstruosos de empresas que são feitos em JAVA não vão deixar de existir da noite pro dia, então mercado irá ter por bastante tempo.