Emprego no setor publico (por concurso)

20 respostas
A

oi… hoje sou estudante e trainee em uma empresa. eu vejo muitos de meus colegas lidando com concursos, estudando e fazendo eles… meus pais sempre me pressionam pra que eu faca algum concurso e tal… o salario eh ateh bom, mas sei lah… parece que nao aprende muita coisa nesses concursos. tipo se eu passar, sera que vou aprender bem alguma coisa? ou se eu quiser aprender eu teria que ficar em uma empresa, ganhando pouco e ralando muito?

alguem aih eh concursado? o que estuda de tanto? gosta do que faz?
alguem jah foi concursado? o que achou? se mudou de ‘lado’, pq fez isso?

vlw.

20 Respostas

Roger75

Eu já trabalhei num lugar que era Sociedade de Economia Mista. Pra entrar lá era por seleção pública, e não concurso público, pois era regime celetista. Não gostei muito pois as atividades em que me colocaram, depois de um tempo, não estavam condizendo com o cargo descrito.
Mas ainda estudo para passar num concurso público. Alguns oferecem vagas com salários bastante bons, que na iniciativa privada você só consegue se for de gerente pra cima. Por isso acho que vale muito a pena. Mas também tem este aspecto da afinidade com as atividades, pois ficar num serviço que não gosta não é bom. É legal pesquisar o que se vai fazer neste trabalho, para depois não se decepcionar.

romarcio

O grande lance do concurso é o fato de se obter um salário de bom para muito bom, na maioria das vezes e a estabilidade que se vai ter no “emprego”.

Se vc fizer um concurso para programador ou analista, acredito que vai sim continuar aprendendo, e muitas vezes o orgão público ainda banca algumas especializações para vc se aperfeiçoar.

fredferrao

Como assim nao vai aprender nada?? Vai depender um pouco do orgao e do cargo especifico, se for pra programador, com certeza vai aprender, e outra Orgaos publicos sempre pagam treinamentos, essa é uma coisa boa.
Um amigo meu entrou no TRT, logo nos primeiros meses ja ganhou 5 treinamentos Oracle oficiais. Imagina o $$ pra fazer esses treinamentos.

O pessoal aqui não gosta pq diz que vai ficar parado no tempo, eu ja nao penso assim, tem muito orgao por ae usando coisa bem nova, e diferente das empresas privadas onde vc é apenas mais um peão codificador, no setor publico tu opina sobre as tecnologias e etc.

Pelo menos comigo sempre foi assim. Ja trabalhei na SEFAZ e agora estou nos Correios, aqui eu posso escolher entre Netbeans ou Eclipse entre JBoss, Glassfish ou Tomcat, JSF esta homologado, JPA e tudo mais.

M

Também não vi essa a realidade de ficar parado no tempo no serviço público. Eles te valorizam muito e tem muito serviço, muito mesmo. E com investimentos.

Mas é fato que dependendo da empresa pública que você trabalhar, vai ter aqueles ‘malas’ que chegam tarde, saem cedo, ficam navegando na internet e vão ganhar o mesmo tanto que quem trabalha. Mas a realidade do serviço público vem mudando gradualmente e já tem muita gente boa de serviço dentro. Principalmente os que entraram de uns 10 anos pra cá.

A maior desvantagem que vejo é a dependência de governo. Tem prefeito, governador e presidente que investem mais, outros que deixam a coisa mais largada…e isso em certo grau afeta a qualidade do serviço.

fredferrao

marcosalex:
fredferrao:

O pessoal aqui não gosta pq diz que vai ficar parado no tempo, eu ja nao penso assim, tem muito orgao por ae usando coisa bem nova, e diferente das empresas privadas onde vc é apenas mais um peão codificador, no setor publico tu opina sobre as tecnologias e etc.

Também não vi essa a realidade de ficar parado no tempo no serviço público. Eles te valorizam muito e tem muito serviço, muito mesmo. E com investimentos.

Mas é fato que dependendo da empresa pública que você trabalhar, vai ter aqueles ‘malas’ que chegam tarde, saem cedo, ficam navegando na internet e vão ganhar o mesmo tanto que quem trabalha. Mas a realidade do serviço público vem mudando gradualmente e já tem muita gente boa de serviço dentro. Principalmente os que entraram de uns 10 anos pra cá.

A maior desvantagem que vejo é a dependência de governo. Tem prefeito, governador e presidente que investem mais, outros que deixam a coisa mais largada…e isso em certo grau afeta a qualidade do serviço.

É isso ae. Se fosse pra escolher iria para os tribunais federais sem duvida, tipo TRT, TRE, TRF, etc e MPF tambem, alem dos salarios serem os melhores o investimento corre solto.

Hoje em qualquer um destes ae tu entra ganhando uns 6.5k bruto, que deve cair pra uns 5 liquido. Com dois anos tu ja ta na casa dos 7, se tiver uma seção sobrando tu tem chance de pegar, dependendo do orgão, ai ja vai pra uns 9k. Aumento quase todo ano os federais tem, isso nao to contando o plano de carreira, que ja tem aumento planejado todo ano, ai tu acrescenta plano de saude, auxilio transporte, auxilio alimentacao, auxilio creche/escola pros teus filhos, na boa, calcula quanto tu tem que ralar pra chegar nesse nivel no setor privado sendo um mero funcionario???

quebrado

Estou estudando pra passar em algum concurso. Meu alvo atualmente é a Receita Federal.
Quero dar adeus ao setor privado e chegar ao meus 40 de boa.
Falta um bom tempo :lol: , mas o quanto antes melhor.

Lenin666

E ae karinha…

De boa, na minha humilde opinão é furada. Se vc está querendo entrar em algum orgão publico e achar que vai aprender alguma coisa que o mercado pede, está enganado.

Quando eles estão com algum projeto mais “legal”, os caras terceirizam tudo. Eu sei pq eu já fui terceiro do Ministério da Educação de SP. Eu até fiz algumas coisas legais lá(WS…), mas os karas concursados só ficavam “olhando” e aceitando ou não as coisas que eu fazia. Pra mim blz, agora mas se eu ficasse no lugar deles eu surtava…

Uma coisa que talvez vc deva se perguntar é: Oque me interessa no mercado de TI? Gosto de Programar? Gosto de queimar os neurônios com algorítimos? Se a resposta for sim pra tudo, entra em alguma consultoria e se esforce pra aprender o máximo, se não, então vai prestar um concurso que é mais a cara de quem é concursado.

Tem muita gente que vive falando em prestar concurso e tal pq tem “estabilidade”, “ganha bem”, mas veja por outro lado:

Se vc ao invés de perder seu tempo estudando pra um concurso que vai fazer vc parar no tempo, pq vc não usa esse tempo e investe em uma certificação? Garanto que a Estabilidade vai ser maior e que o Salário também vai ser bom.

Me perdõem amigos concursados, mas quem trabalha pro governo sabe que a coisa é assim, velho, empoeirado e muito devagar…rs.

Abs();

M

Lenin666, como foi dito antes, isso varia.

Trabalho e já trabalhei em muitos orgãos públicos e tem muito concursado que mexe com novidade e a coisa é muito dinâmica. Tem muita tecnologia de ponta sim, tem capacitação e a pessoa cresce muito mais do que na iniciativa privada.

Depende muito do profissional, tem realmente os que param no tempo e ficam encostados, mas estes além de ser menos, a tendência é ir acabando com esse povo.

Andre_Fonseca

Na minha opinião se você espera que irá aprender apenas trabalhando já está começando mal, existem outras formas melhores de aprender - livros, cursos, projetos particulares -, e a melhor delas com certeza não é no trabalho formal,…

rubensdemelo

Em Brasília, existem muitos concursos para a área de TI (STF, TCU, BB, CEF, Receita Federal, Banco Central, ministérios, etc). A comunidade de TI terceirizada aqui é muito forte.

Em geral, os caras que fazem o concurso para a área de TI, sempre põe a mão na massa (claro que não ficam programando o dia todo, mas desempenham outras atividades relacionadas ao negócio), grande parte tem conhecimento técnico e sabem o que estão fazendo e o porque estão fazendo, e como fazer.

Na Receita o salário inicial é de mais de 7 mil reais, para os analistas. O BC está com concurso aberto, vaga para analista tem uma remuneração próxima à 13 mil reais.

Quantos CLTs, ganham este salário? Mesmo sendo consultor XXX, arquiteto YYY, gerente ZZZ ?

:?:

s4nchez

rubensdemelo:
Na Receita o salário inicial é de mais de 7 mil reais, para os analistas. O BC está com concurso aberto, vaga para analista tem uma remuneração próxima à 13 mil reais.

Quantos CLTs, ganham este salário? Mesmo sendo consultor XXX, arquiteto YYY, gerente ZZZ ?

E você acha isso bom? Ver a sociedade pagar um salário acima do mercado para trabalhos que não geram riqueza? Depois reclamam dos políticos…

rubensdemelo

s4nchez:
rubensdemelo:

E você acha isso bom? Ver a sociedade pagar um salário acima do mercado para trabalhos que não geram riqueza? Depois reclamam dos políticos…

Depende:

Se fosse eu ou algum familiar com este salário, acharia sim.
Se eu fosse um pessimista que não acredita no poder público, nem conhecesse de perto essa realidade, ai acharia ruim.

Mas isso ai já não vem ao caso…

P

s4nchez:
rubensdemelo:

Como não geram riqueza? Você acha que a Receita Federal e o Banco Central são só de enfeite?

Com relação aos salários, acho que o governo segue a filosofia que deveria ser seguida por todas as empresas privadas: se você quer ter os melhores funcionários, precisa pagar os melhores salários.

s4nchez

pango:

Como não geram riqueza? Você acha que a Receita Federal e o Banco Central são só de enfeite?

Com relação aos salários, acho que o governo segue a filosofia que deveria ser seguida por todas as empresas privadas: se você quer ter os melhores funcionários, precisa pagar os melhores salários.

Há uma grande diferença entre estar lá para administrar ou para gerar riqueza.

De qualquer forma, a questão é que o governo oferecer muito mais que o mercado é uma jogada muito ruim para o país a longo prazo. A atual febre de concursos para cargos públicos está dificultando ainda mais a vida do empreendedor, que é o maior contribuinte no Brasil. E não adianta muito ter milhares de pessoas trabalhando pro governo, se não existem empresas gerando renda para sustentá-las.

R

s4nchez:
pango:

De qualquer forma, a questão é que o governo oferecer muito mais que o mercado é uma jogada muito ruim para o país a longo prazo. A atual febre de concursos para cargos públicos está dificultando ainda mais a vida do empreendedor, que é o maior contribuinte no Brasil. E não adianta muito ter milhares de pessoas trabalhando pro governo, se não existem empresas gerando renda para sustentá-las.

QTF!

Governo é o câncer da sociedade. Estou ficando assustado com a quantidade de vagas que tem sido abertas para cargos públicos. Como o sanchez disse, daqui a pouco não existirá empresas suficientes para sustentar o governo.

Vou parar por aqui pra não transformar este tópico num capitalismo x all

P

s4nchez:
pango:

s4nchez,

O mercado financeiro, um dos setores mais lucrativos do país, não seria tão rendoso sem uma fiscalização e uma regulamentação do porte das que o Banco Central exerce. Ou você acha que haveria tanto investimento externo se o nosso mercado financeiro fosse uma selva sem nenhuma fiscalização?

Com relação aos salários, não acho que o governo pague salários muito acima do mercado. Acho, sim, que o mercado paga muito pouco em troca do que exige. Você, como eu, já deve ter visto empresas pedindo pro cara assobiar, chupar cana, sapatear e servir cafezinho em troca de R$ 600,00.

Por fim, eu não entendo por que as pessoas cobram que o governo forneça serviços de Suécia, mas pague salários de Zimbábue. Digo isso porque sou funcionário do BB, e mais de uma vez fui tratado como vagabundo ou marajá, mesmo na época em que trabalhava em agência e ganhava R$ 800,00 pra ralar feito escravo.

s4nchez

pango:
O mercado financeiro, um dos setores mais lucrativos do país, não seria tão rendoso sem uma fiscalização e uma regulamentação do porte das que o Banco Central exerce. Ou você acha que haveria tanto investimento externo se o nosso mercado financeiro fosse uma selva sem nenhuma fiscalização?

Concordo contigo, mas pelo visto não estamos falando da mesma coisa. Nunca disse que o governo não é importante. O que disse é que o objetivo dele não é gerar riqueza (fiscalizar e regulamentar são bons exemplos).

Uma coisa é pedir e outra alguém aceitar. Isto é mercado. Agora, usar recursos públicos para além de salários altos dar benefícios que praticamente nenhuma empresa é capaz de prover, ao meu ver faz mal ao país. O governo gasta mais e ainda dificulta a vida de empresas que são justamente quem sustenta o país.

pango:

Por fim, eu não entendo por que as pessoas cobram que o governo forneça serviços de Suécia, mas pague salários de Zimbábue. Digo isso porque sou funcionário do BB, e mais de uma vez fui tratado como vagabundo ou marajá, mesmo na época em que trabalhava em agência e ganhava R$ 800,00 pra ralar feito escravo.

Ninguém está falando que o governo deveria pagar miséria. O que estou dizendo é que ele deveria seguir o mercado, e não competir com ele.

M

s4nchez:

Ninguém está falando que o governo deveria pagar miséria. O que estou dizendo é que ele deveria seguir o mercado, e não competir com ele.

O que o governo paga não é um exagero e pode ter certeza que ele não leva prejuízo com isso. São as empresas que estão com salários estrangulados e não o governo errado dessa vez e isso acontece em todo país, até nos EUA e Japão.

O número de concursos aumentou porque muitas áreas ficaram muitos anos sem investimento e a máquina pública sucateou e agora precisa correr atrás. Essa é uma das desvantagens do serviço público, a dependência de governo: um presidente queria privatizar uma série de serviços, daí não investia já que ia se desfazer e quanto pior fosse, melhor era pra convencer a população que o serviço público não funciona…
Vem outro presidente e já tem outra visão, daí tenta investir e reestruturar o setor que estava pronto pra ser vendido e a abandonar outra parte que não considerava importante e estava recebendo dinheiro… Daí depois troca de novo e o investimento mingua outra vez…

E ai vai…

P

O objetivo do governo não é gerar riqueza, mas sim prover condições para que as empresas gerem essa riqueza, e é aí que entra a fiscalização e a regulamentação do exemplo. Outro caso são as obras de infra-estrutura. Quantas vezes você já não ouviu empresários reclamando que não conseguem produzir mais ou escoar a produção por falta de estradas, portos, fornecimento de energia elétrica…

Resumindo, o governo não gera riqueza diretamente, mas gera indiretamente.

M

pango:

Resumindo, o governo não gera riqueza diretamente, mas gera indiretamente.

Escreveu primeiro que eu. O tema é polêmico porque não existe um ponto exato de até onde o governo pode ir ou não. E o pior é que dependendo do país ou do negócio, esse ponto ‘ideal’ pode variar. Geralmente é positivo quando estimula concorrência e é negativo quando a inibe. Particularmente acho que concorrência é o que faz a diferença e não o fato de ser público ou privado.

Tem algumas situações que o governo agindo no mercado foi positivo. Um exemplo foi quando a Petrobrás precisou de comprar navios e o governo anunciou que iria comprar de indústrias nacionais. Só que nossa indústria naval estava sucateada desde o final da década de 70 e com a decisão do governo tiveram de correr atrás em investimentos pra conseguir fabricar os navios.
No final saiu mais caro pro governo no primeiro momento porque obviamente as empresas repassaram os custos da reestruturação. Só que hoje o país exporta navios pra outros países, inclusive pra Europa. Então acabou que o governo saiu ganhando e indiretamente gerou riqueza e jogando o que arrecadou de impostos no final das contas saiu mais barato. Outro exemplo é com Universidades públicas de qualidade em regiões que você quer desenvolver, gerando mão de obra e atraindo empresas.

Um exemplo negativo da interferência do Estado é no setor de correios: poderia muito bem abrir o mercado de correios pra iniciativa privada, o governo não precisa mais ter uma estatal pra isso. Mesmo se optar por ter, ela jamais deveria ser monopólio.

Criado 5 de janeiro de 2010
Ultima resposta 7 de jan. de 2010
Respostas 20
Participantes 12