Emprego pra TI

Qual melhor forma de arranjar emprego nessa área?

Pra mim sempre tem sido o LinkedIn.

E concurso publico?

Faça o concurso e passe nas provas.

1 curtida

@staroski tudo bom?

Aproveito chegando de penetra aqui para lhe perguntar, acredita que tem como começar no mercado de trabalho sem ter atuado ainda na área developer ? Estou pensando em ‘desistiir’ a curto prazo, entrar numa empresa de tecnologia só que na área de analista de sistemas para depois progredir para developer.

O que tu acharia desse meu pensamento ?

Tem sim, quando comecei a atuar, minha formação era técnico industrial eletrônico.

Aí me surgiu uma oportunidade de trabalhar com J2ME, eu nem sabia o que era Java na época.

1 curtida

@staroski como vai?

Hoje pesquisando a respeito disso, me deparei com uma situação que faz total sentido:

Senta que lá vem história...

Por que as empresas estão optando por profissionais que já possuem experiência do que por aqueles que ainda não possuem?
Existem diversos motivos, mas dentre todos o que sempre ‘está ali’ é a situação desta querer entregar um serviço de forma ‘eficiente’ no ‘menor tempo possível’. E irei explicar …
Investir em Juniors e Trainees gera um bom retorno sim, mas para que este processo seja realizado é necessário que a empresa possua seus PL e SR (para auxiliar os Juniors) e que tenha capital para tal investimento, senão como este investimento giraria retorno?
Devido a crise, o capital de giro para poder realizar investimentos se confrontou diretamente com o ‘contas a pagar’, ou elas investem, ou elas pagam as contas.
Elas acreditam que contratar profissionais já PL e SR seria o suficiente para ter o Saldo a receber mais agilmente e assim manter suas contas a pagar em dia.
Existem demais fatores, como falta de interesse na carreira de alguns Juniors, alegando que ‘só estão ali por conta do dinheiro’, realizando então tarefas na má vontade e de forma não profissional e por aí vai, são diversos fatores !.

Entretanto, como adquirir experiência na área de desenvolvimento se o mercado de hoje está focando a demanda para quem já possui tal?
A resposta é : Estude você mesmo, execute você mesmo, realize projetos você mesmo, freelances e afins, encontre pessoas microempreendedoras que estão dispostas a pagar que seja ‘um tostão’ para fazer essas ideias saírem do papel, e comece por aí. A experiência está aí, nessa área não é necessário você ter ‘carteira registrada’ para adquirir experiência e conhecimento.

Enfim, este texto acima foi um conceito que criei após minhas pesquisas, que servirá para mim (que não possuo experiência na área ainda), e talvez sirva para os demais.

Essa é mina analogia, talvez eu a adapte e/ou aprimore.