Emprego Programador

Olá pessoal , bom dia . Eu tenho uma dúvida muito importante , gostaria que pudessem me ajudar em uma coisa .
Eu estou no primeiro período de Sistema de Informação mas já sei alguma coisa de c , c++ e Java . Na faculdade ,
um dos meus colegas de classe é dono de uma empresa de informática , mais especificamente , trabalha no ramo
de automação . Vou direto ao ponto : ele me ofereceu uma vaga como programador , mesmo sem ter experiência
em alguma empresa do ramo . Ele diz que pretende formar equipes de programadores , mesmo sendo pessoas
inexperientes. O problema é o salário de apenas 800,00 reais . Achei muito muito pouco , mas a carteira vai
vir assinada como programador junior e isso contaria para uma futura oportunidade de emprego . Eu tenho família
e já conto com meus 36 anos de idade e trabalho como autônomo em refrigeração . Gostaria de saber de vocês se
devo ou não aceitar essa vaga . O que vocês acham ?

Eu procurando o primeiro estagio java igual um louco a algumas semanas e você tem amigo,que quer te convidar para entrar na equipe,sinto inveja de você amigo!
Se não quiser esse trampo pode passar pra min que eu quero! serio!
voltando,cara eu acho que começando o salario é esse mesmo…

Não se apegue muito a salário em início de carreira.

Quando se está começando nessa área (e em várias outras) o foco é adquirir experiência e conhecimento.
Chegará um dia em que perceberá que sua produtividade é mais valiosa do que está ganhando naquele cargo, essa é a hora de começar a procurar uma vaga que atenda às suas necessidades.

Uma vez uma grande amiga de trabalho me disse a frase abaixo que sempre uso para refletir quando pretendo procurar um novo emprego:
“O dia que você começa a desempenhar funções além do seu nível salarial e ninguém se mexe é porque está na hora de mudar.”

[quote=paulo10171]Olá pessoal , bom dia . Eu tenho uma dúvida muito importante , gostaria que pudessem me ajudar em uma coisa .
Eu estou no primeiro período de Sistema de Informação mas já sei alguma coisa de c , c++ e Java . Na faculdade ,
um dos meus colegas de classe é dono de uma empresa de informática , mais especificamente , trabalha no ramo
de automação . Vou direto ao ponto : ele me ofereceu uma vaga como programador , mesmo sem ter experiência
em alguma empresa do ramo . Ele diz que pretende formar equipes de programadores , mesmo sendo pessoas
inexperientes. O problema é o salário de apenas 800,00 reais . Achei muito muito pouco , mas a carteira vai
vir assinada como programador junior e isso contaria para uma futura oportunidade de emprego . Eu tenho família
e já conto com meus 36 anos de idade e trabalho como autônomo em refrigeração . Gostaria de saber de vocês se
devo ou não aceitar essa vaga . O que vocês acham ?[/quote]
Se deve, sim. Se pode, não sei.
R$ 800 para programador jr é prostituir a profissão, sinceramente. Se ele é teu amigo, converse com o mesmo, exponha tua situação.
Agora, se é para entrar na equipe e ainda ter condições de continuar como autônomo, pode ser uma boa. Sem contar a questão da experiência.

[quote=paulo10171]Olá pessoal , bom dia . Eu tenho uma dúvida muito importante , gostaria que pudessem me ajudar em uma coisa .

Minha opinião é a seguinte:
1 - tudo na vida tem um começo, pois depois de uns 6 meses você já vai ter crescido muito
2 - se trabalha autônomo então não vejo mal algum, mas tem que conversar e combinar com ele isso
pois se for para trabalhar as 8 horas diárias aí complica, pois melhor seria um estágio de 4 ou 6 horas (mas pelo valor seria bom de 6 horas)
3 - você não deve ter pressa pois está no primeiro período ainda… no entanto parece ser boa oportunidade também
4 - como você ainda não tem experiência seria bom pegar como estagiário, pois como funcionário você será cobrado como tal a dar soluções

analisa o caso com calma e veja as opções que seu amigo te dará
mas acima de tudo não tenha medo pois o início sempre é tenso mas depois de 4 ou 6 meses você já vai estar fera…

Detalhe que falo isso baseado em minha própria experiência que foi assim:
Na época do 2º para o 3º período fiz 10 meses de estágio
depois no 4º período comecei a trabalhar efetivo mas tive que mudar de empresa para isso, pois na antiga eles não iam me dar oportunidade.

Espero ter ajudar.

[quote=Slow17]Eu procurando o primeiro estagio java igual um louco a algumas semanas e você tem amigo,que quer te convidar para entrar na equipe,sinto inveja de você amigo!
Se não quiser esse trampo pode passar pra min que eu quero! serio!
voltando,cara eu acho que começando o salario é esse mesmo…[/quote]

Obrigado pela colaboração . Com certeza vou aceitar , mas o problema é me virar pra manter a família e a faculdade ganhando apenas
800 reais .

[quote=JavaDreams][quote=paulo10171]Olá pessoal , bom dia . Eu tenho uma dúvida muito importante , gostaria que pudessem me ajudar em uma coisa .

Minha opinião é a seguinte:
1 - tudo na vida tem um começo, pois depois de uns 6 meses você já vai ter crescido muito
2 - se trabalha autônomo então não vejo mal algum, mas tem que conversar e combinar com ele isso
pois se for para trabalhar as 8 horas diárias aí complica, pois melhor seria um estágio de 4 ou 6 horas (mas pelo valor seria bom de 6 horas)
3 - você não deve ter pressa pois está no primeiro período ainda… no entanto parece ser boa oportunidade também
4 - como você ainda não tem experiência seria bom pegar como estagiário, pois como funcionário você será cobrado como tal a dar soluções

analisa o caso com calma e veja as opções que seu amigo te dará
mas acima de tudo não tenha medo pois o início sempre é tenso mas depois de 4 ou 6 meses você já vai estar fera…

Detalhe que falo isso baseado em minha própria experiência que foi assim:
Na época do 2º para o 3º período fiz 10 meses de estágio
depois no 4º período comecei a trabalhar efetivo mas tive que mudar de empresa para isso, pois na antiga eles não iam me dar oportunidade.

Espero ter ajudar.[/quote]

Ele explicou que não irá cobrar , os que entrarem comigo serão apresentados a plataforma dele de trabalho e o instrutor será
alguém que também está começando . Será algo didático , diz ele .

[quote=Foster]Não se apegue muito a salário em início de carreira.

Quando se está começando nessa área (e em várias outras) o foco é adquirir experiência e conhecimento.
Chegará um dia em que perceberá que sua produtividade é mais valiosa do que está ganhando naquele cargo, essa é a hora de começar a procurar uma vaga que atenda às suas necessidades.

Uma vez uma grande amiga de trabalho me disse a frase abaixo que sempre uso para refletir quando pretendo procurar um novo emprego:
“O dia que você começa a desempenhar funções além do seu nível salarial e ninguém se mexe é porque está na hora de mudar.”[/quote]

O grande problema é ter que sustentar família com 800 reais , mas vou tentar me virar , pedir ajuda a meus pais no
que for necessário . Ter experiência na carteira logo no primeiro período e de cara como programador é sair na
frente de muitos .

[quote=paulo10171]Ele explicou que não irá cobrar , os que entrarem comigo serão apresentados a plataforma dele de trabalho e o instrutor será
alguém que também está começando . Será algo didático , diz ele .[/quote]

Olha, se o instrutor também está começando eu iria torcer o nariz. E o caso da grana pra família é complicada também.

Eu conheci um cara na faculdade com o mesmo problema que você. Ele é casado e tem filho e, certa vez, surgiu uma oportunidade pra ele trabalhar ganhando mais ou menos o que te ofereceram. Ele tinha, na época, um bom emprego e até mesmo cogitou sair para entrar pra essa empresa. Aconteceu que a empresa era muito ruinzinha e, na semana que ele iria pedir demissão do trabalho dele, ele percebeu a merda que tava se metendo e caiu fora antes que aquilo se tornasse um problema pra ele.

Não estou dizendo que vai acontecer com você, mas é muito bom você conhecer a empresa do cara muito bem antes de tomar uma decisão dessas. Eu tive sorte no começo, comecei em uma empresa sem ganhar nada por pouco mais de um ano (na época eu morava com meus pais, então podia me dar a esse luxo) e foi a melhor coisa que eu fiz porque a empresa era muito boa, dava treinamentos e o instrutor era muito bem cotado no mercado (ainda é, por sinal).

Bom, falei esse tanto de baboseira só pra te alertar a, primeiro, conhecer muito bem essa empresa. Eu já levei um baita cano depois quando tentei ir para a empresa do pai de um colega de faculdade (a mesma que quase deu o cano naquele meu colega). Eu fiz a maior burrada porque aceitei ir pra lá sem antes avaliar direito a empresa. (E é uma coisa que muitos não fazem, a empresa avalia o candidato e o candidato deve avaliar a empresa também - inclusive, você deve fazer perguntas nas entrevistas também e, como o dono é seu amigo, converse muito com ele a respeito, peça para visitar a empresa, etc.)

[quote=Ataxexe][quote=paulo10171]Ele explicou que não irá cobrar , os que entrarem comigo serão apresentados a plataforma dele de trabalho e o instrutor será

Olha, se o instrutor também está começando eu iria torcer o nariz. E o caso da grana pra família é complicada também.

Eu conheci um cara na faculdade com o mesmo problema que você. Ele é casado e tem filho e, certa vez, surgiu uma oportunidade pra ele trabalhar ganhando mais ou menos o que te ofereceram. Ele tinha, na época, um bom emprego e até mesmo cogitou sair para entrar pra essa empresa. Aconteceu que a empresa era muito ruinzinha e, na semana que ele iria pedir demissão do trabalho dele, ele percebeu a merda que tava se metendo e caiu fora antes que aquilo se tornasse um problema pra ele.

Não estou dizendo que vai acontecer com você, mas é muito bom você conhecer a empresa do cara muito bem antes de tomar uma decisão dessas. Eu tive sorte no começo, comecei em uma empresa sem ganhar nada por pouco mais de um ano (na época eu morava com meus pais, então podia me dar a esse luxo) e foi a melhor coisa que eu fiz porque a empresa era muito boa, dava treinamentos e o instrutor era muito bem cotado no mercado (ainda é, por sinal).

Bom, falei esse tanto de baboseira só pra te alertar a, primeiro, conhecer muito bem essa empresa. Eu já levei um baita cano depois quando tentei ir para a empresa do pai de um colega de faculdade (a mesma que quase deu o cano naquele meu colega). Eu fiz a maior burrada porque aceitei ir pra lá sem antes avaliar direito a empresa. (E é uma coisa que muitos não fazem, a empresa avalia o candidato e o candidato deve avaliar a empresa também - inclusive, você deve fazer perguntas nas entrevistas também e, como o dono é seu amigo, converse muito com ele a respeito, peça para visitar a empresa, etc.)[/quote]

EDITED:

Puxa, eu tb vou por essa linha…

Cara, pensa o seguinte, o que você tem a oferecer para a empresa??? Você não tem experiência, nunca programou e o máximo que te usado Java foi fazendo trabalhos de escola (até agora, claro que você pode se tornar o cara), então ele não está te pagando 800 reais, ele está te dando 800 reais e mais a oportunidade de aprender, esse segundo então não tem preço…

Vou te dar o conselho que sempre dou pra rapazeada que tá começando:

Nesse momento não se preocupe (tanto) com salário, a experiência conta mais pra nossa área do que tudo, conheço gente que se formou e tá procurando emprego até hoje ou trabalhando em outra área porque durante a fac não quis largar salários maiores pra fazer estágio, aí agora não tem experiência nenhuma, aí não pode mais fazer estagio pq já se formou e não consegue experiência e não arruma trabalho por não ter experiência. Percebe a bola de neve que vira???

Só mais uma coisa, o que vai aprender (sempre) irá valer mais do o que vai ganhar, esse será seu maior pagamento, a oportunidade de aprender… quando tiver isso como objetivo, sua carreira vai crescer exponencialmente…

Isso levando em conta que está indo pra uma empresa boa e sólida… rs…

Espero ter ajudado…

[quote=Ataxexe][quote=paulo10171]Ele explicou que não irá cobrar , os que entrarem comigo serão apresentados a plataforma dele de trabalho e o instrutor será

Bom, falei esse tanto de baboseira só pra te alertar a, primeiro, conhecer muito bem essa empresa. Eu já levei um baita cano depois quando tentei ir para a empresa do pai de um colega de faculdade (a mesma que quase deu o cano naquele meu colega). Eu fiz a maior burrada porque aceitei ir pra lá sem antes avaliar direito a empresa. (E é uma coisa que muitos não fazem, a empresa avalia o candidato e o candidato deve avaliar a empresa também - inclusive, você deve fazer perguntas nas entrevistas também e, como o dono é seu amigo, converse muito com ele a respeito, peça para visitar a empresa, etc.)[/quote]

Sim , eu pretendo conhecer a empresa . Eu me equivoquei ao dizer que o instrutor de lá está começando , na verdade eu quis dizer que o instrutor está no quarto período de faculdade ,
mas na empresa do cara ele tem uns 2 anos e já sabe o suficiente do Sistema dele para poder nos dar instruções de operabilidade . Só que o Sistema dele é escrito em Delphi /Pascal , que
não sou muito fã .

[quote=diogogama]Cara, pensa o seguinte, o que você tem a oferecer para a empresa??? Você não tem experiência, nunca programou e o máximo que te usado Java foi fazendo trabalhos de escola (até agora, claro que você pode se tornar o cara), então ele não está te pagando 800 reais, ele está te dando 800 reais e mais a oportunidade de aprender, esse segundo então não tem preço…

Vou te dar o conselho que sempre dou pra rapazeada que tá começando:

Nesse momento não se preocupe (tanto) com salário, a experiência conta mais pra nossa área do que tudo, conheço gente que se formou e tá procurando emprego até hoje ou trabalhando em outra área porque durante a fac não quis largar salários maiores pra fazer estágio, aí agora não tem experiência nenhuma, aí não pode mais fazer estagio pq já se formou e não consegue experiência e não arruma trabalho por não ter experiência. Percebe a bola de neve que vira???

Só mais uma coisa, o que vai aprender (sempre) irá valer mais do o que vai ganhar, esse será seu maior pagamento, a oportunidade de aprender… quando tiver isso como objetivo, sua carreira vai crescer exponencialmente…

Isso levando em conta que está indo pra uma empresa boa e sólida… rs…

Espero ter ajudado…[/quote]

Realmente eu não tenho muito a oferecer , mas como outros também disseram , é melhor eu
analisar a Empresa primeiro antes que eu possa “cair em uma armadilha” . O cara não é bem um
amigo , ele é um colega de faculdade , e olha que conheço ele só a 3 semanas . Vou primeiro ver
de perto essa empresa e conhecê-la melhor .

[quote=paulo10171]
Realmente eu não tenho muito a oferecer , mas como outros também disseram , é melhor eu
analisar a Empresa primeiro antes que eu possa “cair em uma armadilha” . O cara não é bem um
amigo , ele é um colega de faculdade , e olha que conheço ele só a 3 semanas . Vou primeiro ver
de perto essa empresa e conhecê-la melhor . [/quote]

Penso que deva fazer isso mesmo… Antes de qualquer coisa…

[quote=diogogama][quote=paulo10171]
de perto essa empresa e conhecê-la melhor . [/quote]

Penso que deva fazer isso mesmo… Antes de qualquer coisa…[/quote]

Imagina se eu errar ao entrar nessa empresa e for armadilha !

paulo10171, 800 reais é brabo mesmo.

Tem estágios que pagam mais por ai, mas como vc disse o registro na carteira é uma boa.

O que você pode fazer é aceitar e tentar fazer bicos, um site aqui um app ali, e vai vendendo isso.
Tem amigos meus de faculdade que tiram uns 2000 por mês trabalhando como autônomos em tempo integral.
Acho que se você conseguir alguns trabalhos que possa fazer a noite(a.k.a. madrugada) vc pode conseguir se virar, pelo menos por um ano ou um pouquinho mais, que já é suficiente pra pegar uma experiência boa e tentar uma vaga melhor em outra empresa.

Mas, uma coisa é certa, se vc sabe programar em java, vc consegue coisa melhor, é questão de tempo.

[quote=GabrielMantini]paulo10171, 800 reais é brabo mesmo.

Tem estágios que pagam mais por ai, mas como vc disse o registro na carteira é uma boa.

O que você pode fazer é aceitar e tentar fazer bicos, um site aqui um app ali, e vai vendendo isso.
Tem amigos meus de faculdade que tiram uns 2000 por mês trabalhando como autônomos em tempo integral.
Acho que se você conseguir alguns trabalhos que possa fazer a noite(a.k.a. madrugada) vc pode conseguir se virar, pelo menos por um ano ou um pouquinho mais, que já é suficiente pra pegar uma experiência boa e tentar uma vaga melhor em outra empresa.

Mas, uma coisa é certa, se vc sabe programar em java, vc consegue coisa melhor, é questão de tempo.[/quote]

O problema é que eu trabalho como autônomo em outra área , a de refrigeração .

Se esse emprego for sério mesmo , eu vou ganhar bastante experiência na área . O que vai contar para
um futuro emprego . Mas o meu medo é que esse cara seja somente um agenciador e quando eu visitar
a tal empresa , ela seja meia boca .

Conversa com sua família, se der para auxiliar o trampo de autonomo com o de programador é uma boa. Já vi muitas (e muitas mesmo) empresinhas por ai sugando nego a troco de nada, elas adoram pessoas como nosso primeiro amigo que respondeu o tópico.
Esse lance de “experiencia” é muito relativo, uma equipe formada de pessoas de 1° semestre eu teria minhas dúvidas, afinal, você não é nenhum estagiário de 18 anos querendo começar a vida…
No mais, boa sorte!

[quote=Yelden]Conversa com sua família, se der para auxiliar o trampo de autonomo com o de programador é uma boa. Já vi muitas (e muitas mesmo) empresinhas por ai sugando nego a troco de nada, elas adoram pessoas como nosso primeiro amigo que respondeu o tópico.
Esse lance de “experiencia” é muito relativo, uma equipe formada de pessoas de 1° semestre eu teria minhas dúvidas, afinal, você não é nenhum estagiário de 18 anos querendo começar a vida…
No mais, boa sorte![/quote]

Mas o negócio meu como autônomo não vai muito bem das pernas . Então eu vou analisar a empresa do cara e dar o meu aval .
Se prestar eu “caio dentro” , senão , é só esperar uma outra oportunidade . E eu acho que oportunidades virão .

a TCS do Alphaville ta contratando programador junior java, parece que o salário é R$ 2.500,00 podendo chegar até R$ 3.000,00.