Emprego

O que vc acha que uma pessoa deve saber para começar a trabalhar com o java? mais eu digo apis e etc… tudo que vcs acham msm…
E quanto é + ou - o salario de um iniciante?

[quote=“Meab Hesã”]O que vc acha que uma pessoa deve saber para começar a trabalhar com o java? mais eu digo apis e etc… tudo que vcs acham msm…
E quanto é + ou - o salario de um iniciante?[/quote]

Basicamente a pessoa tem que conhecer diversas APIS (depende do seu tipo de problema), no meu emprego por exemplo utilizo varias APIs do java.io., java.util., java.sql., java.lang., java.text., javax.crypto.., etc.
Fora que geralmente voce não se prende as APIs “genéricas”, eu utilizo várias do projeto jakarta (http://jakarta.apache.org/), tais como o commons lang, commons validator, Log4J, etc.
Cara em relação ao salário de iniciante fica difícil dizer, é díficil alguém contratar programadores sem experiência, a não ser que saibam do seu potencial ou então tentar um estágio/trainnee e ir subindo de cargo na empresa.
Um salário de iniciante deve estar na faixa de 1500 e 2000 reais (dificilmente se consegue como CLT).

Caro amigo douglasfs, vc que é experiente me diga:
Suponhamos que eu tenha a certificação sun de programador, a historia muda ou nem? Eu digo em facilidade para conseguir um emprego, eu, sem esperiencia nenhuma?(E é claro, supondo que a sun vai dar a volta por cima e não vai falir!!!)

[quote=“Meab Hesã”]Caro amigo douglasfs, vc que é experiente me diga:
Suponhamos que eu tenha a certificação sun de programador, a historia muda ou nem? Eu digo em facilidade para conseguir um emprego, eu, sem esperiencia nenhuma?(E é claro, supondo que a sun vai dar a volta por cima e não vai falir!!!)[/quote]

Atualmente nao sou certificado, mas pretendo tirar no ano que vem :slight_smile:
Olha cara, nos dias de hoje na minha opiniao a certificacao talvez seje um diferencial.
Vamos supor que voce e mais uma pessoa esta disputando uma vaga de programador Java, tipo se voce nao for experiente e tiver uma certificacao e o outro cara for experiente e nao tiver certificacao, eh bem provavel que a empresa fique com o cara mais experiente.
Mas se ambos sao experientes e soh vc tiver certificacao, eles ficam com vc.

Quer uma dica :wink:, vc nao pode se prender somente a linguagem de programacao Java, nao eh soh isso que as empresas exigem.
Eh bom vc ter algum conhecimento de UML/Design Patterns/Orientacao a Objetos/ SQL, pois eh muito dificil uma empresa contratar programador que saiba somente a linguagem Java, geralmente vc trabalha com os 3 primeiros junto com o Java (eu tambem utilzo tecnicas de refactoring no servico).
Veja no site www.apinfo.com , que a maioria das vagas de Java, pedem pelo menos 1 desse trio.

Ok… vc me ajudou muito, obrigado!!!