Empregos em TI muito mais facil de encontrar do que nas demais areas

27 respostas
TeiTei

Galera, conversando com a minha familia percebo que parentes que trabalham em areas como contabilidade, administração, nutrição, biologia, odontologia e assim vai tem muita dificuldade de entrar no mercado mesmo estando graduado, com estagio nas costas(quando conseguem estagiar) e com muitas coisas a mais, ou seja tudo que precisam para sererm um profissional.

Eu nunca tive graças a deus dificuldade em encontrar emprego na area de TI sempre que estou p sair de um ja me ligam e eu arrumo outro, sempre foi assim desde que comecei a trabalhar, agora vem a duvida sera que nossa area é assim por ser nova? e tende a cair cada vez mais? ou o contrario? cada dia mais ela cresce e vai bombar precisando cada vez mais de profissionais?

Vlw galera gostaria de ler algumas coisas que nossos gurus tem a dizer ai…abraço a todos.

27 Respostas

ambrozio

Olha, comecei a trabalhar na area em 1978, muitos aqui nem tinham nascidos, e nesse tempo todo vi muita mas muita gente boa, mas boa mesmo sendo vamos dizer expurgada do mercado, simplesmente porque se acomodaram não se atualizaram “ai meu”, o mercado bota você pra fora mesmo.

TeiTei

Isso e fato…a 1 ano atras o que rolava ja e muito diferente daquilo que rola hoje…quem nao migrou…ficou p tras…e fogo

AITech_IX

Eu particularmente acho que TI é o que vulgarmente chamam de profissao do futuro! Apenas para os que se mantiverem atualizados claro.
Eu digo isso porque nós estamos na era do “Profissional do conhecimento e da informação”. Quem detiver isto, terá maiores oportinudades de trabalho em qq area. Imaginem entao em TI!!!

O mercado de trabalho mudou,bem como o que se exigia dos seus empregados!

Acho que é isso!

abs :stuck_out_tongue:

glaucogoca

Cara, eu não sou guru não mas vejo muita oportunidade de trabalho aqui em BH.

Já vi um pesquisa mostrando que apesar de muita oferta o salário não cresce muito.
A tendência é sair da faculdade o salário aumentar rapidamente e depois estagnar.

Uma amiga minha, que é engenheira, me ligou precisando de profissionais para desenvolver um software para empresa que ela trabalha.
Eu disse que R$30,00/Hora era um preço justo para o desenvolvedor Java. Ela disse: “Só isso?!?!, Pq o Engenheiro aqui ganha R$80,00/Hora”

Pensei até em fazer engenharia. hehehehe.

Na maioria das empresas sempre precisam de pessoas que saibam Java, só que sempre querem pagar uma miséria, então acaba sobrando vaga.

E pra completar, o pessoal que ganha mais na área de TI são as pessoas que trabalham na parte de administração, que não precisa Tecnicamente ser formado em TI, tipo Gerentes, Diretores.

Então o negócio é o seguinte, tem muito emprego, mas qual que é a melhor opção?

[]'s :wink:

AITech_IX

A opção é ser Engenheiro com sólidos conhecimentos em Java!!! 8)

Estou no último ano de Engenharia Elétrica…e comecei Java agora porque onde trabalho, sou coordenador de um projeto no qual, futuramente, o meu chefe deixou escapar, precisará de uma comunicao web entre a máquina e o cliente. Quero estar a frente! :roll:

O importante mesmo é ter conhecimento! Estudar sempre, de tudo! Mas não saber um pouco de tudo! O que vc sabe tem que ser pra valer, e nao apenas para constar no curriculum! :wink: Desta forma, vc sempre terá espaço no mercado. :smiley:

TeiTei

Eu vejo por mim, trabalhei em uma metalurgica no qual construimos uma comunicação das maquinas de fabrica com java e levamos até a telinha dos usuarios essas informações, os caras la do escritorio paravem uma maquina na fabrica com apenas o clique em um botao, isso é revolução é coisa que os donos la nem sonhavam…so que foi uma coisa tão inovadora que até hj não utilizam a fundo e preferem ficar no mundinho antigooo, e fogo se acelera muito fica la na frente sozinho se nao se atualiza fica p tras kkk o esquema e andar conforme a necessidade do mercado…

AnDrOiDe

Bonde do TeiTei kkkkkk

é nois own!

mario.fts

os sites de empregos especificos de TI ajudam pra caramba tbm. Não conheço de outras profissões, alguém conhece?

rogelgarcia

glaucogoca:
Cara, eu não sou guru não mas vejo muita oportunidade de trabalho aqui em BH.

Já vi um pesquisa mostrando que apesar de muita oferta o salário não cresce muito.
A tendência é sair da faculdade o salário aumentar rapidamente e depois estagnar.

Uma amiga minha, que é engenheira, me ligou precisando de profissionais para desenvolver um software para empresa que ela trabalha.
Eu disse que R$30,00/Hora era um preço justo para o desenvolvedor Java. Ela disse: “Só isso?!?!, Pq o Engenheiro aqui ganha R$80,00/Hora”

Pensei até em fazer engenharia. hehehehe.

Na maioria das empresas sempre precisam de pessoas que saibam Java, só que sempre querem pagar uma miséria, então acaba sobrando vaga.

E pra completar, o pessoal que ganha mais na área de TI são as pessoas que trabalham na parte de administração, que não precisa Tecnicamente ser formado em TI, tipo Gerentes, Diretores.

Então o negócio é o seguinte, tem muito emprego, mas qual que é a melhor opção?

[]'s :wink:

Falou bem… é exatamente isso que rola :smiley:

Tem um monte de vagas: Procura-se escravo! ehhehe

rogelgarcia

Existe uma pesquisa… que mostra que nos Estados Unidos existe uma diminuição do interesse por área de TI… e que isso se reflete no mundo inteiro…

Mas apesar disso… o salário não aumenta… as empresas podem estar precisando de 10 funcionários… mas nao querem pagar bem…

Isso é porque quem nao entende de computação… acha que tudo é só… é só colocar um botão … é só fazer uma telinha…

Não entendem que por trás daquilo tem um monte de coisas funcionando…

Acho que muita gente começa em TI na area técnica e depois sai fora … por causa da estagnação de salários… e desvalorização da área… além do stress acaba não compensando

Já na faculdade é possível perceber que muita gente sai fora… e poucos chegam a formar

LPJava

rogelgarcia:
Existe uma pesquisa… que mostra que nos Estados Unidos existe uma diminuição do interesse por área de TI… e que isso se reflete no mundo inteiro…

Mas apesar disso… o salário não aumenta… as empresas podem estar precisando de 10 funcionários… mas nao querem pagar bem…

Isso é porque quem nao entende de computação… acha que tudo é só… é só colocar um botão … é só fazer uma telinha…

Acho que muita gente começa em TI na area técnica e depois sai fora … por causa da estagnação de salários… e desvalorização da área… além do stress acaba não compensando

Já na faculdade é possível perceber que muita gente sai fora… e poucos chegam a formar

pois eh vc falou tudo. Bem, as empresas que nao valorizam o capital humano, nunca vao pagar bem, pois a empresa ela age de acordo com seu nicho de cliente, se os clientes delas ver TI como “problema” “custo” etc, o cliente sempre vai querer pagar “centavos” por algo e empresa vai repassar isso para as oportunidades. Há empresas de TI que pagam bem, por profissionais qualificados, mas essas tem que contar à dedo. O mercado reclama de profissionais qualificados e isso temos que concorda, achar alguem qualificado para as vagas hoje nao é algo facil. E nao vejam qualificado somente o nro de framework, linguagens etc. A exigencia hoje vai alem da parte tecnica, porem poucos profissionais de TI lembram disso.

TeiTei

rogelgarcia:

Mas como um pais pode perder o interesse por TI sendo que a cada dia é necessario inovar e se não acompanhar ta perdida, ou seja uma empresa que não investe no seu TI ta ferrada concorda? Eu acho que nao tem como a galera de TI ficar com um mercado fechado igual muitos que conhecemos por ai, so se acontecer uma revolução do dia p noite ai pode ser caso contrario…acho que as coisas vao indo bem, não tãooo bem porem melhor que muita area por ai…

rogelgarcia

A diminuiçao do interesse… é das pessoas em cursos de TI… e nao das empresas :smiley:

M3g4d3th

Eu vejo que o problema de estagnação do salário está principalmente no acomodo de ter um salário acima da média, lembrando que a área de TI tem muita gente nova ainda, e ganhar R$6000 por mês para um camarada sem filho, que mora com os pais e quase sem gastos está “EXCELENTE”, digo excelente entre aspas pois está acima da média, e parece que é bom, então pra que pedir aumento? Pra que buscar um trabalho que ganhe mais?

Acomodação é culpa do próprio desenvolvedor, se todos comecam a mudar essa idéia, o mercado começa a se valorizar.

Também temos o problema de contratação de estagiários e novos desenvolvedores, que não podem cobrar a mais pelo serviço, desvalorizando o trabalho de quem está a mais tempo no mercado.
E pra piorar temos aqueles desenvolvedores que são "MALE-MALE " e estão satisfeitos com R$1500,00. Esses sim destroem o mercado.

É tudo uma questão de acomodação na satisfação.

TeiTei

M3g4d3th:
Eu vejo que o problema de estagnação do salário está principalmente no acomodo de ter um salário acima da média, lembrando que a área de TI tem muita gente nova ainda, e ganhar R$6000 por mês para um camarada sem filho, que mora com os pais e quase sem gastos está “EXCELENTE”, digo excelente entre aspas pois está acima da média, e parece que é bom, então pra que pedir aumento? Pra que buscar um trabalho que ganhe mais?

Acomodação é culpa do próprio desenvolvedor, se todos comecam a mudar essa idéia, o mercado começa a se valorizar.

Também temos o problema de contratação de estagiários e novos desenvolvedores, que não podem cobrar a mais pelo serviço, desvalorizando o trabalho de quem está a mais tempo no mercado.
E pra piorar temos aqueles desenvolvedores que são "MALE-MALE " e estão satisfeitos com R$1500,00. Esses sim destroem o mercado.

Concordo com tudo que disse, é exatamente isso que rola…existem pessoas que aceitam ganhar 1500 mes sendo que merecem mais que o dobro…isso destroi

rogelgarcia

M3g4d3th:

Corcordo parcialmente…

Não acho que exista acomodação para ganhar mais… o que existe é um teto… Se voce chega a esse teto, que é em torno de 6 mil… nao adianta o esforço que vc faça… nao vai ganhar mais… são rarissimos os casos que o salário passa desse patamar para alguém técnico… Inclusive chegar nesse patamar já tá sendo dificil… em São Paulo até chega… mas em outros lugares nao…

Inclusive um dos cargos onde existe menos acomodação é no desenvolvimento… quem acomoda, rapidinho tá fora do mercado…

Enquanto que em Medicina, Direito, Engenharia, se o cara é bom mesmo… passa dos 20 mil

Mas concordo que existe a prostituição…

C

rogelgarcia, mas esse teto de 6k que você falou é clt né?

M3g4d3th

rogelgarcia:
M3g4d3th:

Corcordo parcialmente…

Não acho que exista acomodação para ganhar mais… o que existe é um teto… Se voce chega a esse teto, que é em torno de 6 mil… nao adianta o esforço que vc faça… nao vai ganhar mais… são rarissimos os casos que o salário passa desse patamar para alguém técnico… Inclusive chegar nesse patamar já tá sendo dificil… em São Paulo até chega… mas em outros lugares nao…

Inclusive um dos cargos onde existe menos acomodação é no desenvolvimento… quem acomoda, rapidinho tá fora do mercado…

Enquanto que em Medicina, Direito, Engenharia, se o cara é bom mesmo… passa dos 20 mil

Mas concordo que existe a prostituição…

Esse teto que você diz é definido na acomodação, por exemplo, se pegar os grevistas do metro de São Paulo, quando fazem greve, brigam contra, fazem bagunça(rs), eles conseguem aumentar o teto dele.

E a área de TI faz o que? rs

rogelgarcia

cha:

rogelgarcia, mas esse teto de 6k que você falou é clt né?

PJ mesmo… o maior salário que eu já ouvi falar em TI foi 8 mil PJ…

Aqui em BH

C

rogelgarcia, não vou dizer a empresa por etica, mas aqui me BH onde estamos tenho um gerente/diretor que ganha 15k pj e os analistas sr ganham em torno de 8,5k pj.

rogelgarcia

cha:

rogelgarcia, não vou dizer a empresa por etica, mas aqui me BH onde estamos tenho um gerente/diretor que ganha 15k pj e os analistas sr ganham em torno de 8,5k pj.

Os gerentes / diretor nao sao da área técnica

Os analistas aí… como dito, tão no limite do limite :smiley: Mas já aumentou o limite de 8K que eu tinha…

Me fala a empresa aí… To precisando ganhar mais… ehhehe

rogelgarcia

É como disse um chefe que eu tive…

Se todo o esforço que eu tive… em ter aprendido alguma coisa… se eu tivesse usado para aprender direito ou medicina…

Eu estaria hoje ganhando 20 mil…

Concordo com ele :smiley:

C

rogelgarcia, também concordo com seu chefe.T+

TeiTei

Mas eu to vi uns 30 gerentes de projeto que tiram p mes uns 12000 ate 15000 mes…e os caras sao formados em algo relacionado em TI e depois seguiram o caminho de gerenciamento com Pós certificações e tudo mais…sei la acho isso muito relativo.

M3g4d3th

rogelgarcia:
É como disse um chefe que eu tive…

Se todo o esforço que eu tive… em ter aprendido alguma coisa… se eu tivesse usado para aprender direito ou medicina…

Eu estaria hoje ganhando 20 mil…

Concordo com ele :D

Direito é zuado… rs experiência própria, área de TI tu produz e recebe.

rogelgarcia

Pois então… cai no mesmo caso… sairam da área técnica…

rogelgarcia

Já quis fazer engenharia civil… tem design patterns também… hehehehe

Dá pra aproveitar alguma coisa

Criado 26 de março de 2010
Ultima resposta 29 de mar. de 2010
Respostas 27
Participantes 10