Empregos no exterior - Salários astronômicos

Pessoal,
entre 2006 e 2007, fui pra Itália para requerer minha cidadania italiana, tinha apenas 19 anos e curso técnico em informática. Morei em uma cidade pequena e universitária (Perugia), onde a oferta de emprego era escassa. Nao poderia sair de lá até ficar pronto o processo de reconhecimento de cidadania. Se eu fosse pra Roma ou Milao conseguiria emprego, mas nao tinha dinheiro pra bancar uma mudança de cidade naquela altura do campeonato.
Assim que ficou pronta a cidadania, voltei pro BR e comecei a faculdade de Tecnologia em BD na FATEC-SJC.
Agora que falta um ano pra terminar, vivo sondando o mercado europeu-americano, em vista de oportunidades melhores para aprender tanto o ofício quanto uma língua estrangeira.
O que me chama a atençao sao os salários para JAVA, SAP, ORACLE e etc. Alguns passam de 300 libras (650 reais) por hora para Senior. Vejam alguns de Londres:

1. Java / WebObjects Developer / Java / WebObjects Programmer - London
    Java / WebObjects Developer / Java / WebObjects Programmer - London Location: London Salary: £35,000 - £48,000 Company: People’s IT Job type: Permanent Date posted: 30/09/2009 14:29:02

2. Senior Java Developer - J2SE/Core Java, Multithreaded, Scalable
    Job Title: Java Developer (Senior) -J2SE, JSE, Core Java, Concurrent, Multithreaded, Scalable, high transaction applications experience Location: Central London Salary: £55-70K + Excellent benefits

3. Java Web Developer - CSS, AJAX, JQuery, J2EE (Initial 2 Month )
    Java Web Developer - CSS, AJAX, JQuery, J2EE (Initial 2 Month Contract) London EC3 £300-£350 per day

4. Java Graduate Junior Developer/Programmer/Software Engineer ? Harrow/London
    Java Graduate Junior Developer/Programmer/Software Engineer ? Harrow Location - to £28,000 on exp + G.Bens

Como podem ver, um JR. ganha por volta de 28 mil.

Minha irma que trabalha como subgerente de um restaurante dentro da BBC, ganha 1,5k/mes ou 19k/ano e vive muito bem, sem passar nenhuma necessidade.

Esse é apenas um post para motivar, dar um empurraozinho, pra quem deseja ir a Europa mas tem algum receio. Fora a remuneracao, existem N beneficios que sao até mais importantes que o dinheiro (nao deve ser o principal motivo, ainda se for inexperiente como eu), como aprender uma nova língua, cultura diferente e tomar Black Label 12 anos por 15 Euros e Absolut idem.

Sucesso a todos!

errr… não é por nada não, tem vagas alí que são boas, mas tu tens consciência que esses valores são anuais?

Absolutamente sim amigo.
70k libras sao 210 mil reais anuais. Considerando um custo de vida de 13500 libras/ano (padrao minha irma eheheh), te sobra 56500 libras, ou 170 mil reais, se voce for um senior. Um junior, considerando 28k, te sobraria 15k ou 35 mil reais por ano.

Sem querer desanimar, mas os impostos no UK comem até 40% do salário anual.

Também pesso em ir para o exterior, assim qu eu me formar, daquis 3 anos, pretendo ganhar experiência fora do pais.

Mesma coisa aqui (Suecia) !!!

Tudo bem que os impostos sao revertidos (de verdade) em coisas que beneficiam a sociedade, como por exemplo, tratamento hospitalar gratuito e de qualidade, sistema de transporte impecavel entre outras coisas.
Mas de qualquer forma eh uma “mordida” bem grande no salario, outra coisa que tem que ser levada em consideracao sao gastos diarios, tipo pequenas coisa que vc tem que comprar no supermercado, almoco, etc, tudo isso eh extremamente caro.
Ai no Brasil da pra sair de casa e fazer um rolezinho direto, sair pra jantar fora, cinema, baladinha, aqui se vc fizer isso o salario do mes vai rapidinho a nao ser que vc ganhe mto mto mto bem.
Salario por salario, acho que nao eh muito diferente dai do Brasil nao, logico se vc ganhar em dolar, euro ou qualquer outra coisa, vai ser muito se vc estivesse vivendo no Brasil, mas morando no exterior nao eh tanto quanto parece.

//Daniel

Sao 2 os impostos retidos diretamente na fonte: o TAX, de 22% e o National Insurance, de 11%, somando 33% de impostos.
E lembrando que o TAX, depois de um ano de trabalho, pode ser reembolsado em até 4800 libras, que é muito considerável. E o NI, você acumula pra sua aposentadoria, mas é difícil alguem aguentar ficar fora até se aposentar né? Tem que voltar pro BR pq tem família, amigos, igreja e tudo mais.

Então, não é nada muito diferente daqui, que te comem 27,5% e mais aquelas taxas irritantes de sindicato (PQP como eu odiava essa taxa)!

…Mas de qualquer forma eh uma “mordida” bem grande no salario, outra coisa que tem que ser levada em consideracao sao gastos diarios, tipo pequenas coisa que vc tem que comprar no supermercado, almoco, etc, tudo isso eh extremamente caro.

[/quote]
Isso sem contar aluguel. Em Londres não é incomum um apê de 1 quarto sair por mais de £1000,00/mês (por isso a maioria dos jovens divide com alguém). Em compensação viagem, alimentação, roupas, eletrônicos são bem acessíveis para o poder aquisitivo da população aqui.

Nossa, mais barato que o Brasil! E ainda tem retorno do “investimento”! Onde assino?

Sanches, com 1100 libras consegue pagar todo esse custo de vida astronomico, vivendo em apartamento bom (sem ter que dividir com 1000 indianos) e comendo carne diariamente. Isso é o que minha irmã gasta. Ela só não vai pra night, porque está casada. Sem contar a faculdade que ela paga la, de 3 mil/ano.

1100 libras são 3 mil reais. Realmente é um absurdo (com esse dinheiro aqui em SJCampos eu moro no bairro mais valorizado da cidade) mas pra quem é estudante e vive limpando pratos, como a maioria dos brasileiros que vão pra lá, a coisa fica preta mesmo.

O cenário é animador, pra quem tem competência. Se for pra lavar pratos, o que nao foi o que eu disse, o melhor é ficar aqui no BR, que o mercado de subemprego está bombando tbm.

Pela descrição das vagas o tipo de emprego oferecido não é o equivalente a lavar pratos em TI?

Mas e quando você acha que é descontado do teu aqui no BR? Eu sou empresário, e a cada funcionário da minha empresa pago o mesmo valor para o Lula, ou seja, você ganha mil e deixa mais mil para o governo. São tantos nones: PIS, COFINS, CSSL, INSS, ISQN… e por aí vai… soma-se tudo e dá mais que 50%.

Hmm, também tenho interesse, hehe. Só 40% tá fichinha para o custo brasil.

Mas e quando você acha que é descontado do teu aqui no BR? Eu sou empresário, e a cada funcionário da minha empresa pago o mesmo valor para o Lula, ou seja, você ganha mil e deixa mais mil para o governo. São tantos nones: PIS, COFINS, CSSL, INSS, ISQN… e por aí vai… soma-se tudo e dá mais que 50%.
[/quote]
Desculpa, devia ter botado quote. Meu post foi uma resposta a:

[quote=andre_mbm]
70k libras sao 210 mil reais anuais. Considerando um custo de vida de 13500 libras/ano (padrao minha irma eheheh), te sobra 56500 libras, ou 170 mil reais, se voce for um senior. Um junior, considerando 28k, te sobraria 15k ou 35 mil reais por ano.[/quote]

Eu sei que no Brasil os impostos são pesados e mal utilizados. Essa foi uma das razões que me motivaram a morar fora :slight_smile:

Só queria corrigir estas contas malucas onde “sobra” £50k/ano. Isso está longe da realidade.

Ok, não são 150 mil ano, são 100 mil. Você venceu… 8)

Acho bacana essa idéia de ir pro exterior… mas tenho os pés no chão…

Inicialmente vc pode ir e arrumar um subemprego qualquer em um Pub, posteriormente com uma residência fixada tentar arrumar algum eskema por lá

Eu faria primeiro um treinamento em Java EE no país, teria algumas certificações para aí sim correr atrás de algum emprego na área de TI

considerando que diploma nacional nada vale na europa e Inglês é obrigatório

O importante não é o quanto exatamente você ganha, mas sim o que você consegue juntar. De nada adiantar eu ganhar 100k por ano se os impostos são altos e se o custo de vida também for elevado, dessa grana vou conseguir reter quantos %?

Mas de qualquer forma acho válido ir para fora pela experiência de vida, ficar proficiente em um idioma, conhecer novas culturas e pessoas, aprimorar novas técnicas, etc. Mas claro, se a grana for boa e conseguir juntar somado a tudo isso, fica melhor ainda!

Mudando um pouco o assunto,
Como é a dificuldade de se arranjar emprego na área nesses países? Tipo EUA e UK?

Nós brasileiros somos muito descriminados? eles gostam da gente? como é as coisas?

[quote=jcneto]Mudando um pouco o assunto,
Como é a dificuldade de se arranjar emprego na área nesses países? Tipo EUA e UK?

Nós brasileiros somos muito descriminados? eles gostam da gente? como é as coisas?[/quote]

Com visto/passaporte europeu e alguma experiência, no UK é fácil conseguir emprego.

Brasileiros no geral têm boa fama na área de desenvolvimento. E no caso de Londres, como tem bastante estrangeiro, ninguém liga muito de onde você vem.

[quote]s4nchez wrote:
Sem querer desanimar, mas os impostos no UK comem até 40% do salário anual.[/quote]

Mesmo assim, considerando os demais posts deste tópico, ainda se torna mais animador as ofertas de trabalho do exterior. Mesmo pq existem outros fatores além de salário X custo de vida que atraem os profissionais brasileiros para ocupar estas vagas oferecidas em outros países.

Mesmo com o alto custo e vida, acho que vantajoso.
É a chance de conhecer novas culturas e morar em lugares de 1ª linha.

Mas acho muito dificil conseguir entrar nesse mercado, a não ser que o cara aqui do brasil seja muito bom mesmo e tenha um destaque a cima da média em sua área.

Já ouvi dizer que mercados como a India e Nova Zelandia, estão abertos a estrangeiros. Esses lugares começaram a pouco tempo a investir em tecnologia, por isso tem muita vaga de trabalho.