Olá galera.
Estou pretendendo montar uma empresa de desenvolvimento de softwar.
mas gostaria de saber algumas dicas.
por exemplo eu já tenho o mercado pesquisado, só não quero ter que trabalhar final de semana.
quero ter meu tempo com a familia final de semana e dormir tranquilo, não ter que acordar de madrugada porque o software do cliente Deus Pau de madrugada.
alguem teria algumas dicas?
Obrigado.
Empresa de software
18 Respostas
O cliente “Deus Pau”? Isso não cheira muito bem. Não queria ter um cliente desses. Espero que os religiosos não caiam matando em cima de você.
Quanto a trabalhar finais de semana, domingos, feriados, e estar ao telefone celular até no banheiro, tudo depende da sua maneira de gerenciar as coisas.
Até uma empresa que faz instalações de boxes de vidro para banheiros pode ter esse tipo de problemas se você não souber gerenciá-la.
Abrir empresa sempre é complicado. Principalmente no início vc tem que estar disposta a dar o sangue. Se não estiver disposto, sinceramente, acho que é melhor ter um emprego.
Recentemente abri minha empresa de software/curso, a Nuccitec. em parelelo com meu trabalho. Pelo menos nos últimos 3 meses a correria tem sido muito grande, mas eu já sabia que seria assim antes de começar. Como diria o ditado em inglês: no pain, no gain…
Olá galera.
por exemplo eu já tenho o mercado pesquisado, só não quero ter que trabalhar final de semana.
quero ter meu tempo com a familia final de semana e dormir tranquilo, não ter que acordar de madrugada porque o software do cliente Deus Pau de madrugada.
Obrigado.
Uma dica ?
Não monte uma empresa se você não quer assumir esses tipos de compromissos.
Abraços
Cara na minha modesta opinião, algo muito importante é o uso de metodologias de desenvolvimento ágil, como o scrum, minha proferida. Isso fará que você ganhe bastante performance no desenvolvimento de seus projetos. E não se esqueça também de uma boa engenharia de software.
Abraço e boa sorte. 
Olá galera.
Obrigado.
Vá conversar com algum consultor do Sebrae.
[]s
Oi quissama,
Gostei do ditado do colega renzonuccitelli,ai vai mais um:Rapadura é doce mas não é mole não… 
entanglement,sua observação sobre o cliente foi ótima,rsrs 
Cara, abrir uma empresa não é tão simples assim… leia bastante sobre empreendedorismo e negócios
[] ´s
Desculpe pelo Cliente.
erro de ortografia.
Então eu na verdade quero assumir esse compromisso, a questão é que eu quero começar com um amigo no qual agente está estudando as viabilidades, quero vender ou alugar o software para um mercado especifico e então prestar suporte.
Mas o que eu quero dizer é, não quero ganhar muito dinheiro e perder a familia porcausa disso.
quero ganhar dinheiro, mas tendo a familia, (esposa e filhos por perto, ter tempo para eles).
Leio bastante sobre empreendedorismo, fiz um curso de empreendedorismo pelo sebrae, agora estou lendo os 7 habitos das pessoas altamente eficazes.
Fiz essa pergunta no intuito, de\se alguem que abriu uma empresa, pudesse me dizer como é esse mundo de empreendedor, dividir o tempo, entre a empresa e a familia.
Obrigado pelas respostas acima.
Cara, continua sendo um empregado então, pq se vc quer abrir uma empresa pra valer, trabalhar de final de semana, de madrugada, de feriado vai ser um fato.
Eu até entendo sobre a sua vontade, mas … deixar de trabalhar de final de semana é uma coisa que você só vai conseguir daqui a alguns anos, quando sua empresa estiver bem estabelecida. Até lá, vai ser “paulera”. Pois se não trabalhar, não fatura.
Oi ,
Desculpe…Falando sério,vc pode fazer um dos cursos do Sebrae:http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/
Você já conhecia… :oops:
Boa Sorte! 
Então…
Eu ainda não abri uma empresa, mas pretendo abrir no futuro, mas uma coisa eu sei, no inicio pode esquecer família, amigos, porque empresa toma tempo, os clientes serem chatos e inevitável, e logo no inicio e fundamental, porque você precisa garantir clientes, um outra dica seria, tenha R$$ de reserva porque vai precisar, no inicio sempre sai mais caro do que a gente planeja, eu já tentei uma empreitada com um amigo e falhou, tente fazer testes antes de efetivamente abrir a empresa.
Acho que e isto.
Desculpe pelo Cliente.
erro de ortografia.
Então eu na verdade quero assumir esse compromisso, a questão é que eu quero começar com um amigo no qual agente está estudando as viabilidades, quero vender ou alugar o software para um mercado especifico e então prestar suporte.
Mas o que eu quero dizer é, não quero ganhar muito dinheiro e perder a familia porcausa disso.
quero ganhar dinheiro, mas tendo a familia, (esposa e filhos por perto, ter tempo para eles).
Leio bastante sobre empreendedorismo, fiz um curso de empreendedorismo pelo sebrae, agora estou lendo os 7 habitos das pessoas altamente eficazes.
Fiz essa pergunta no intuito, de\se alguem que abriu uma empresa, pudesse me dizer como é esse mundo de empreendedor, dividir o tempo, entre a empresa e a familia.Obrigado pelas respostas acima.
Pra completar ainda mais seus estudos… eu acho obrigatório (se já não o fez) ler o Getting Real e o Rework da 37 Signals.
[]s
Com relação a trabalhar nos finais de semana e madrugada ter contato com a família, acho perfeitamente possível.
Acho até na verdade que isso está intimamente ligado a qualidade dos seus serviços.
A dica é essa: Procure estabelecer metas com seu cliente e definir prazos que possa cumprir…
O que eu vejo muito é que a empresa promete tudo e mais um pouco pra conseguir o cliente (vide concorrências e afins), depois só vai se arrepender quando está trabalhando no fim de semana e perdendo tempo e $$$!
Foco em uma área por vez tb é interessante… Sempre tem trabalho pra quem trabalha bem!
Essa que máxima de “o cliente sempre ter razão” não é sempre fato. Procure estabelecer uma relação racional com seu cliente, mostre a ele racionalmente que trabalhar nos finais de semana não é uma boa solução.
Mesmo assim esse tipo de coisas ainda pode acontecer… A dica é: Verifique (antes de assumir o comprimisso) se essas madrugadas e horas a mais vão valer a pena a longo prazo.
Minha opinião, pessoas felizes trabalham melhor e rendem mais!
Abs.
só não quero ter que trabalhar final de semana.
…
quero ganhar dinheiro, mas tendo a familia, (esposa e filhos por perto, ter tempo para eles)…
Se meu avô ler isso com certeza vai te aconselhar a fazer um concurso público. Já pensou nisso?
Pois é, só esperar pelo próximo concurso para o Bacen - acho que daqui a uns 4 anos - ha ha ha - mas R$ 13K por mês não são de se jogar fora para um analista de TI. Até porque não é absolutamente impossível passar num concurso desses, só saber assobiar e chupar cana.
Galera muito obrigado pelas dicas todas.
Claro que analisei cada resposta.
Abraço
Pode ser fechado o topico
só não quero ter que trabalhar final de semana.
…
quero ganhar dinheiro, mas tendo a familia, (esposa e filhos por perto, ter tempo para eles)…Se meu avô ler isso com certeza vai te aconselhar a fazer um concurso público. Já pensou nisso?
(inc concurso-publico)