eu sou funcionário de uma empresa, e esta empresa quer me alocar em um cliente,
porque sou um dos poucos que tem conhecimento sobre uma tecnologia, mas o
problema é que o cliente fica à mais de 100 km daqui,
mas eu não estou querendo ir, principalmente porque quando entrei não foi combinado que eu
iria ter que ficar alocado em cliente, e na verdade estou é querendo sair dessa empresa.
agora minha pergunta,
se eu me recusar de ficar alocado no cliente, essa empresa pode ter o direito de me mandar embora por justa causa ?
sendo que quando entrei não foi combinado de ter que ficar em cliente…
Vale o bom senso, né? Não querer ir para o cliente pq ele está a 100 km de distância, para mim, é uma justificativa aceitável.
Há algum tempo (pouco) houve um tópico no GUJ falando de fazer trabalhos que não estavam em contrato. Você não precisa ser rebelde, mas também não tem que ser um pau mandado.
O que importa mesmo é deixar bem claro que você não pode (quer) ir, se falar “acho q não da” não é o suficiente.
[quote=johnny quest]eu sou funcionário de uma empresa, e esta empresa quer me alocar em um cliente,
porque sou um dos poucos que tem conhecimento sobre uma tecnologia, mas o
problema é que o cliente fica à mais de 100 km daqui,
mas eu não estou querendo ir, principalmente porque quando entrei não foi combinado que eu
iria ter que ficar alocado em cliente, e na verdade estou é querendo sair dessa empresa(salário extremamente baixo).
agora minha pergunta,
se eu me recusar de ficar alocado no cliente, essa empresa pode ter o direito de me mandar embora por justa causa ?
sendo que quando entrei não foi combinado de ter que ficar em cliente…
[/quote]
Tá no seu contrato que você pode ficar alocado em cliente? Foi combinado algo a respeito? Se sim, você pode ser demitido por justa causa. Senão não.
Na empresa que eu estava trabalhando aconteceu algo semelhante:
se eu quisesse continuar na empresa, teria que ir para a matriz, à uns 110km de distancia tbm…
tipo, isso em setembro/outubro, teria que largar faculdade no meio, achar lugar pra morar e tudo o mais.
Eu não aceitei. Eles me demitiram(mas não por justa causa).
Você tem que ficar atento às cláusulas do seu contrato…Caso lá esteja explicito que você possa/deva (eventualmente) executar seus serviços em clientes ou coisa parecida, ai você pode ser demitido por justa causa, mas como o renamed disse, vale o bom senso !!
só uma coisa adiantando, sim, como disseram, se está no seu contrato, acredito que eles tenham como juridicamente te mandar embora por justa causa sim (não sou advogado para ter certeza). Como disseram também, o mais aconselhavel é conversar, falar que não da numa boa, falar por que que não da… (e se eles falarem que pagam sua moradia por la? você iria? se pra você isso for vantajoso você pode sugerir, “não da pela distancia, etc etc, moro muito longe, isso seria resolvido se vocês me dessem ajuda de custo para eu alugar uma casa por la…”).
Por fim um outro detalhe, eles poderem te mandar embora não quer dizer que eles vão realmente te mandar embora, veja bem, você disse ser um dos poucos da equipe que tem certos conhecimentos, além do mais veja o caso da catia.alessandra por exemplo, mandar embora por justa causa sem um bom motivo também é meio arriscado para a empresa, por isso talves eles não o façam mesmo tendo argumentos para tal…
Na moral? Converse com eles primeiro. Explique a situação e proponha uma alternativa ou diga que se for da sua preferencia, você não vai. se te mandarem assim mesmo, se antecipe: procure outra empresa.
Se voce se sente mais confortavel em falar sobre o assunto aqui do que com alguem da sua empresa, talvez seja melhor voce pedir as contas de qualquer jeito.